Prefere conteúdo pelas redes sociais? Então siga minhas redes para receber conteúdo em primeira mão.
Como aplicar o business intelligence no marketing digital com sucesso?
O business intelligence no marketing digital oferece retornos mais positivos, isso porque, ele analisa dados para que se tome as melhores decisões nos negócios.
O business intelligence no marketing digital ajuda a sua equipe a analisar dados e interpretar métricas, a fim de que se tome as decisões mais assertivas nos negócios. O que é vital para não cometer erros e prejudicar a sua performance neste mercado competitivo.
Você sabe o que é business intelligence no marketing digital?
O business intelligence no marketing digital se refere a coleta e posterior análise de dados sobre uma ação que o seu negócio está realizando. Com esse tipo de suporte, então, é possível tomar decisões mais acertadas em sua empresa dentro deste setor.
Para que serve o BI no marketing?
A partir do levantamento de dados, por exemplo, identifica-se quais das suas redes sociais mais geram tráfego para o seu blog. Ou se a landing page 1 capta mais leads do que a landing page 2.
No geral, as métricas de marketing mais simples que você já utiliza representam o que é o BI nesta área. No entanto, ele faz mais do que acompanhar números. Isso porque, a empresa pode entender melhor toda a jornada do cliente ao rastrear os seus:
- cliques;
- acessos;
- compartilhamentos;
- aquisições.
Com essas informações e após uma profunda análise, chega-se à conclusão sobre quais meios e estratégias geram retornos mais positivos para o seu negócio.
O BI pode fazer muito pela sua empresa
Saiba que o business intelligence no marketing digital, se aplicado da forma certa, pode mudar a maneira como a sua agência:
- toma decisões relacionadas ao marketing;
- cria estratégias;
- usa os canais para se comunicar com os clientes.
Quais são as vantagens do business intelligence no marketing digital?
Um dos benefícios do business intelligence no marketing digital é que há um maior Retorno sobre Investimento (ROI). Assim, ele oferece diversas vantagens em agências e negócios que precisam provar os resultados de suas ações para diretores e clientes.
Estudo da persona
As ferramentas de BI analisam e estudam o comportamento da sua persona em sua empresa, o que ajuda a sua marca em sua meta de marketing digital, que é alcançar mais clientes por meio de ações nos canais virtuais.
Com isso, o seu negócio deixa de investir em estratégias que não geram o retorno esperado e a partir disso, realoca esse investimento onde é possível atingir mais usuários, ou seja, compradores em potencial.
Fácil mensuração de resultados
Outro dos benefícios do business intelligence no marketing digital é o quão fácil se torna mensurar os resultados das suas ações. Essas análises, de fato, são essenciais para acompanhar toda a jornada do usuário pelas etapas do funil de vendas.
Com isso, a sua equipe de marketing pode mudar as estratégias, de modo que as chances de sucesso aumentem. Aliás, essas avaliações constantes direcionam para uma tomada de decisão mais assertiva, o que eleva a performance das suas táticas.
Otimiza estratégias de marketing
Caso os seus resultados não estejam tendo a eficácia esperada, com o BI é possível otimizar as suas estratégias e melhorar esse aspecto. Por exemplo, se as suas ações de e-mail marketing não está gerando bons fluxos de negócios, o seu time pode:
- revisar a forma como se tem feito a nutrição de leads;
- estudar novas táticas;
- fazer testes A/B.
Saiba que o business intelligence no marketing digital orienta a sua equipe a identificar:
- os posts em suas redes sociais que mais tiveram cliques e impressões;
- palavras-chave que mais geram tráfego para o seu blog;
- qual público possui mais interesse em seu conteúdo;
- os materiais que mais ranqueiam no Google.
O BI no marketing serve para analisar, acima de tudo, os resultados obtidos em suas redes sociais, e-mail marketing, links patrocinados e também do seu SEO.
Segmentação de clientes de modo mais estratégico
A aplicação do business intelligence no marketing permite segmentar clientes em potencial de modo mais assertivo. Isso porque, é possível obter dados demográficos e de comportamento de todos que interagem com a sua empresa.
Com isso, fica mais simples esboçar quem é o seu público-alvo ideal e assim, provar na prática se ele responde bem às suas ações de marketing direcionadas a ele.
Quais são as ferramentas para aplicar o business intelligence no marketing digital?
Duas ferramentas que se destacam para você colocar em prática o business intelligence no marketing digital são Optimizely e InsightSquared. Dessa forma, eles possuem grandes recursos como:
- compilação de dados;
- automatiza os processos a partir da coleta de informações;
- suporte na orientação de processos de marketing.
Optimizely
Essa ferramenta tem como função principal a captação e a análise de dados. Desse modo, a sua empresa pode oferecer uma experiência do usuário mais positiva para o seu público. Pois com esse recurso, se obtém insights que ajudam a:
- diminuir a taxa de rejeição da sua página;
- criar táticas para melhorar o engajamento no meio digital;
- aumentar o tempo de permanência do visitante em seu site.
InsightSquared
Quando se fala em aplicar o business intelligence no marketing digital, o InsightSquared também se destaca pela sua série de recursos úteis tanto para essa área, quanto para o setor de vendas do seu negócio. Assim, conta com funções como:
- relatórios;
- análise de métricas;
- previsão de vendas.
Como usar o business intelligence no marketing digital de forma prática?
O business intelligence no marketing digital pode ser usado para otimizar campanhas e ainda ajuda a conhecer melhor o comportamento da persona. Então, veja com mais detalhes nos tópicos seguintes como essas e outras aplicações funcionam na prática.
Otimizar campanhas
Quando a sua equipe investe em marketing de conteúdo, por exemplo, ela também define vários KPI’s, a fim de medir e verificar o desempenho das suas campanhas. Isso acontece a partir de indicadores como:
- total de conversões;
- cadastros para newsletter;
- engajamento em uma página;
- aumento do tráfego em um site.
Com esses e outros indicadores, é possível colocar estratégias em ação para otimizar as suas campanhas para realocar bem os recursos, além disso, melhorar a segmentação. Tudo isso favorece para que a sua empresa obtenha resultados muito mais efetivos.
Tomada de decisão mais assertiva
Depois da captura dos dados, é hora de estruturar tudo o que foi levantado e mostrar para a equipe de modo prático e de fácil entendimento. Assim, será possível avaliar tudo e a partir disso, criar táticas e tomar decisões de acordo com o objetivo da empresa.
Conhecer melhor o comportamento da persona
A partir da coleta de dados, se torna mais simples analisar quais serão os próximos passos do cliente em potencial. Isso, sem dúvida, influencia para que se forme uma estratégia de marketing digital mais assertiva.
Para isso, é necessário descobrir o que a sua persona busca e quais são os seus problemas. Desse modo, a fim de obter essas respostas, avalie:
- comportamento de compra do cliente;
- relação do consumidor com o SAC 2.0 do seu negócio e o objetivo dessa interação;
- termos-chave com maior volume de pesquisa;
- o que o público fala sobre a sua empresa nas redes sociais;
- a eficácia das suas campanhas de e-mail marketing e engajamento dos usuários.
Ao saber mais sobre como o seu comprador em potencial se comporta, é possível fazer duas análises bem assertivas, prescritivas e preditivas.
Prescritiva
A partir dela, a marca pode fazer alterações em suas táticas enquanto ainda estão em curso para corrigir possíveis lacunas e otimizar ainda mais os resultados.
Preditiva
Já nesse tipo de análise sobre o comportamento do cliente, por outro lado, o foco é na previsão de resultados. Desse modo, o seu uso é muito comum quando se deseja avaliar as tendências de consumo.
Analisar os dados em tempo real
Com a transformação digital, os negócios passaram por grandes mudanças e em muito pouco tempo. Antes, por exemplo, analisar uma campanha demorava bastante e hoje, isso já não acontece, graças às ferramentas de business intelligence no marketing digital.
É possível avaliar tudo de forma mais precisa e em tempo real. Com isso, as marcas podem acompanhar a jornada do cliente e ao reconhecer mudanças no padrão, pode recalcular as suas ações e adaptar táticas, a fim de atingir os objetivos da empresa o quanto antes.
Netflix faz uso do business intelligence no marketing digital?
A Netflix é um dos exemplos de sucesso da aplicação do business intelligence no marketing digital. Assim, a plataforma de streaming avaliou as preferências do seu público para desenvolver uma produção original sua que agradasse a maior parte da sua audiência.
Diante disso, acredita-se que o resultado dessa análise seja a famosa série “Stranger things”, portanto, um conteúdo criado a partir da coleta de dados dos seus usuários e um dos maiores sucessos da marca hoje em dia.
Vale a pena aplicar o business intelligence no marketing digital?
Para conquistar resultados mais expressivos em sua empresa, é essencial aplicar o business intelligence no marketing digital do seu negócio. Isso inclui não só agências, mas organizações de todos os portes e áreas de atuação.
Faça uma avaliação completa dos dados que levantar e reúna todos eles tanto para validar as suas ações de marketing, bem como, para otimizar os seus processos como um todo.