Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

A comunicação não verbal e a relação com a produtividade dos funcionários de uma empresa

A comunicação não verbal ajuda a criar boas relações de trabalho nas empresas e aumentar a produtividade dos funcionários através de uma comunicação mais clara

A comunicação não verbal é bem discreta, pois muitas pessoas não estão atentas aos sinais, bem como às emoções daqueles ao seu redor. Por isso, este artigo traz detalhes sobre este conceito e a sua relação com a produtividade dos funcionários nas empresas.

O que é a comunicação não verbal?

A comunicação não verbal é aquela que acontece sem a necessidade da verbalização de palavras ditas ou escritas pelas pessoas, por exemplo em forma de:

  • gestos;
  • toques;
  • olhares;
  • expressões faciais;
  • aproximação;
  • uso de símbolos ou objetos.

Há muitas outras maneiras, como as que não são tão óbvias, no caso da manter a distância espacial e até mesmo uma roupa diferente. Ou seja, qualquer ação cujo intuito seja mandar uma mensagem de forma mais discreta.

Esse tipo de comunicação é algo natural que todo ser humano possui. Por isso, entender a sua importância é vital, principalmente nas empresas, onde a gestão de pessoas é algo essencial para o sucesso do negócio.

As formas de interação acontecem tanto de maneira inconsciente quanto consciente, o que pode levar à contradição das coisas que se diz. Também pode ser o complemento de uma informação, ou falar por si mesmo, como ao notar o estado emocional de uma pessoa.

a imagem ilustra um exemplo de uma comunicação não verbal
A comunicação não verbal é aquela que acontece sem o uso de palavras ditas ou escritas. Imagem de Athena no Pexels.

Qual a relação entre comunicação não verbal e produtividade nas empresas?

A comunicação não verbal ajuda a deixar as informações entre as pessoas mais claras, o que contribui para um bom desempenho dos funcionários. Isso acontece porque muitos fatores ajudam a dar veracidade no que foi dito, por exemplo:

  • um gesto;
  • postura;
  • expressões do rosto;
  • tom de voz.

Entre vários outros aspectos que irão fortalecer a mensagem que você queira passar. Dessa forma, evita o mal entendido e promove uma comunicação mais eficaz.

O contato não verbal também tem relação direta com a produtividade em muitos pontos que você precisa conhecer e entender. Então, confira quais são elas nos tópicos a seguir para saber como isso pode contribuir para o sucesso da sua empresa.

Construir boas relações

A comunicação sem diálogos tem um papel vital na empresa para que as pessoas criem uma relação estável e benéfica. Em resumo, ao manter contato visual, sorrir, mostrar respeito e empatia irá ajudar a fortalecer os laços entre os funcionários.

Isso vai refletir de forma direta na produtividade no trabalho, visto que eles terão um clima saudável para desempenhar suas funções. Ou seja, não haverá atritos com nenhum colega, entre outros tipos de problemas.

a imagem ilustra uma forma de comunicação não verbal
A comunicação não verbal ajuda na construção de boas relações entre os funcionários. Imagem de Theo Decker no Pexels.

Maior compreensão sobre o emocional

Entender sobre esse tipo de comunicação permite que você tenha uma leitura mais precisa sobre as emoções dos seus colegas. Dessa forma, é possível ter empatia com eles, mostrar apoio e construir uma relação sólida, o que contribui para um clima saudável na empresa.

Uma liderança de qualidade

O uso do contato não verbal é uma ferramenta que pode ajudar o líder ou gestor da empresa a engajar toda a sua equipe. Em síntese, o seu tom de voz, postura, linguagem corporal, expressões do rosto, entre outros aspectos são vitais para passar confiança.

Como resultado, as pessoas que fazem parte do time terão a certeza de que aquilo que ele pede é o certo para a empresa. Além disso, o líder ou gestor também irá passar uma mensagem de forma mais clara para os funcionários, o que ajuda na produtividade.

a imagem ilustra um momento onde é usado a comunicação não verbal
A comunicação não verbal ajuda um líder ou gestor a passar mais confiança à sua equipe. Imagem de RDNE Stock project no Pexels.

Como melhorar a comunicação não verbal nas empresas?

Melhorar a comunicação não verbal nas empresas é possível com treinamentos e conscientização. A princípio, a ideia é fazer com que entendam o quão benéfico isso pode ser n, além disso, há outros pontos para analisar, como:

  • observar a linguagem corporal, tanto a sua quanto as dos colegas;
  • praticar o contato visual enquanto fala para mostrar respeito e interesse;
  • escutar de forma ativa para captar o tom de voz e gestos das pessoas;
  • ter empatia, incentive os funcionários a sempre se colocarem no lugar dos outros.

Para concluir, é importante citar que todas essas dicas para melhorar a comunicação precisam de muita prática por parte de todos. Dessa forma, toda a empresa terá um alto ganho de produtividade em todos os setores no qual essa metodologia faz parte.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes