Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Dicas para ser produtivo ao escrever texto online

Ser produtivo na hora de escrever texto online é muito importante, em especial, para quem trabalha com isso, veja as melhores dicas para tornar esse processo eficiente.

Escrever texto online é um processo muito complicado para algumas pessoas. Afinal, essa tarefa exige concentração e sem as técnicas certas, pode dar mais trabalho do que deveria. Portanto, aprender a ser produtivo é a solução para esse problema.

Como ser produtivo ao escrever texto online?

Para ser produtivo ao escrever texto online você precisa aplicar várias técnicas, bem como ter uma rotina. Além disso, existem outros processos que ajudam muito a tornar o trabalho mais leve e fluido. Veja algumas delas abaixo:

  1. Ter uma rotina;
  2. Cuidar das distrações;
  3. Ter um horário dedicado à escrita;
  4. A Lei de Parkinson;
  5. Estrutura do texto;
  6. Cuidar com o perfeccionismo;
  7. Autorrecompensa.

Antes de conhecer melhor cada uma dessas dicas, vale lembrar que não existe milagre para a produtividade. Portanto, o ideal é testar até descobrir o que vai de encontro com o seu dia a dia para otimizar sua escrita.

Dicas para ser produtivo ao escrever texto online
Existem diversos métodos para ser produtivo ao escrever texto online. Imagem de ErenLi no Pexels.

1- Crie uma rotina

Quem deseja escrever para a internet precisa encontrar a rotina ideal para seu trabalho. Assim, escolha bem os dias que você vai se dedicar a essa atividade.

Ter uma rotina para a escrita é essencial. Afinal, ela faz com que seu cérebro se acostume com a carga mental exigida para o trabalho durante os dias escolhidos. Isso vai deixar o seu sistema cognitivo afiado e facilitará na hora de ser mais produtivo.

Ambiente de trabalho ideal

Outro aspecto importante é ter um bom ambiente de trabalho. Então, de nada adianta querer agilidade se, por exemplo, você não tem um espaço adequado para escrever. Assim, separe uma mesa ou algo do tipo para poder se dedicar apenas a isso.

É vital que esse ambiente, seja ele apenas uma mesa ou um escritório, esteja sempre organizado. Acredite, isso vai facilitar as ideias na hora de escrever texto online e ser produtivo.

Meta diária de escrita

Outra dica que ajuda bastante é estabelecer uma meta de escrita diária. Por exemplo, nas terças, você vai escrever 3 mil palavras. No entanto, cuidado, sempre estabeleça algo dentro da sua realidade e necessidade.

De nada adianta colocar metas irreais, pois isso vai atrapalhar seu ritmo para escrever. Então, sempre respeite seus limites para que a sua produtividade não seja afetada.

2- Cuidado com as distrações

As distrações podem impactar de forma muito negativa o seu desempenho na escrita. Dessa forma, é essencial tentar reduzir ao máximo qualquer aspecto que possa tirar seu foco.

Uma condição que muitas pessoas fazem é se propor a escrever por horas a fio, sem sequer ter um descanso. Essa tática não funciona para a maioria dos profissionais, pelo contrário, pode gerar frustração.

É interessante, portanto, sempre alternar entre os horários de escrita e de lazer. Por exemplo, imagine que você vai se dedicar a um texto durante uma hora. Em seguida, faça um descanso de 15 minutos.

Método Pomodoro

O método Pomodoro é uma boa dica para ser aplicada nesse contexto. Assim, ele te ajuda a conciliar entre os momentos de foco e distração. Então, basta baixar o app e começar a usar. Ou ainda, basta usar o cronômetro do seu celular.

Nada de redes sociais

Um dos maiores causadores de distrações é a checagem das redes sociais. Por isso, sempre que for focar na escrita, deixe-as de lado. Nada de olhar mensagens também, a menos que seu trabalho exija tal ação. 

Manter-se longe do celular vai te ajudar a focar de maneira mais efetiva. No entanto, isso não quer dizer que você não deva usá-lo. Use os momentos de descanso para rolar a tela do seu feed rapidamente.

3- Escolha um horário para escrever

Muitas pessoas são mais produtivas pela manhã, outras durante a noite. Ou seja, não há um período certo para escrever. O ideal é encontrar os horários que você tem mais disposição e está com a mente livre.

Isso vai te ajudar a ter ideias mais rápido e desenvolvê-las de maneira mais eficaz. Além disso, uma das vantagens de escrever texto online é a flexibilidade que esse tipo de trabalho oferece na maioria das vezes. Então, tire bastante proveito disso.

Divisão de tarefas

Nem sempre você precisa seguir um processo contínuo. Portanto, uma alternativa é separar as suas tarefas em pequenos objetivos. Por exemplo, imagine que vai escrever um texto sobre inteligência artificial.

Em um primeiro momento, você pode focar apenas em pesquisar sobre o assunto e ler o máximo que conseguir sobre ele. Depois de um descanso, comece a pensar no que absorveu e nos tópicos que serão abordados dentro do seu artigo.

Após mais uma pausa, faça a estrutura do texto e comece a desenvolvê-lo. Assim, não há necessidade de fazer tudo de uma vez. Agora, é claro, tudo depende muito do tempo disponível para a produção.

Caso seja algo urgente, talvez essa tática não seja a mais indicada. Então, é importante sempre adequar esses métodos às suas necessidades diárias antes de se perguntar como escrever bem e de forma ágil.

Dicas para ser produtivo ao escrever texto online
A Lei de Parkinson é uma ótima técnica para aumentar a produtividade na escrita. Imagem de MoosePhotos no Pexels.

4- A Lei de Parkinson pode lhe ajudar

Muitas pessoas não conhecem essa lei, mas ela é bem prática. Dessa forma, a mesma diz que o trabalho se expande para preencher o tempo que se tem disponível para concluí-lo. 

Alguns usam esse conceito para justificar a procrastinação, mas ele pode ser usado por quem deseja ser mais produtivo. A lei de Parkinson é uma junção das duas primeiras dicas. 

Lei de Parkinson na prática

Imagine que você está na frente do notebook para escrever, coloca seu celular no modo avião e configura o cronômetro. Assim, durante esse processo, a lei está sendo aplicada. Isso porque, você estabeleceu um prazo para cumprir o seu trabalho.

Caso tenha 4 horas para escrever o conteúdo, divida todas suas tarefas nesse espaço de tempo. Isso te ajuda a criar metas reais para poder cumpri-las ao mesmo tempo em que te livra das distrações.

Tenha certeza que apenas essa técnica já vai dar um upgrade na sua produtividade. Com ela, desenvolver ideias e criar artigos de qualidade será muito mais fácil.

5- Faça um esqueleto do texto

Uma das dicas mais importantes, então, é sempre fazer um esqueleto do texto. Então, após ler muito sobre o assunto, veja quais tópicos deseja abordar sobre ele e separe isso em intertítulos.

Montar a estrutura te ajuda a visualizar o conteúdo por completo e torna seu processo de escrita muito mais fácil. Afinal, você já sabe o que será abordado em cada parte dele.

Ter uma ideia para texto e pesquisar sobre o assunto já é grande parte do processo. Mas, escrever, de fato, costuma demorar mais, em especial, se você não tem uma noção completa de como quer que seu artigo fique.

A estrutura de um texto faz toda a diferença 

Faça um pequeno teste, pegue seus dois próximos textos. Em seguida, escreva o primeiro sem fazer esqueleto nenhum, apenas seguindo o fluxo natural das ideias. Já no segundo, antes de começar a desenvolver o tema, crie sua estrutura.

Pode ter certeza que essa última experiência será mais rápida e mais fluida. Não é à toa que muitos profissionais que trabalham com escrita colocam essa técnica em prática.

Dicas para ser produtivo ao escrever texto online
Não seja perfeccionista, foque em produzir textos de qualidade. Imagem de Olivia danilevich no Pexels.

6- O perfeccionismo não ajuda

Um dos principais aspectos que atrapalham a produtividade na hora de escrever texto online é o perfeccionismo. Então, é importante ter noção de que seu artigo nunca estará perfeito e isso não é um problema. O foco é criar conteúdo de qualidade e de impacto.

Pense que o perfeccionismo, na verdade, te ajuda a procrastinar e não a ser mais produtivo. Por exemplo, se você for escrever um texto sobre marketing digital, é muito provável que não irá abordar todos os pontos dessa área tão ampla.

Isso, no entanto, é um ponto positivo. Afinal, depois será possível sempre atualizar o seu artigo com novas informações. Tentar fazer algo perfeito não trará benefício nenhum, pelo contrário, irá te paralisar.

7- A autorrecompensa importa na hora de escrever texto online

Quem acha que escrever é fácil não poderia estar mais enganado. É por isso que o reconhecimento é algo tão importante e ele deve partir de você mesmo. Ao terminar um texto e ver que deu o seu melhor nele, se orgulhe.

Permita-se fazer algo por você, como ver um episódio da sua série favorita. Assim, esses pequenos presentes vão te ajudar no dia a dia a não deixar o trabalho maçante. Afinal, mesmo ao fazer algo que ame, alguns dias são mais difíceis do que outros.

Escrever com qualidade e reconhecer seu esforço é importante. Parece algo simples, mas esses detalhes vão aumentar seu ânimo e, por consequência, a sua produtividade.

É possível escrever texto online com o máximo de produtividade?

Sem dúvida é possível ser muito produtivo ao escrever texto online. Para isso, basta aplicar as dicas citadas e ver como cada uma delas vai impactar no dia a dia do seu trabalho.

É claro que cada pessoa funciona de uma maneira. Dessa forma, o que dá certo para um profissional, pode não ser o ideal para o outro. Assim, o ideal é testar várias técnicas até encontrar aquelas que vão, de fato, impactar em sua produtividade.

Também é importante ter noção de que a prática é uma das melhores maneiras de adquirir agilidade, além de habilidades de comunicação e escrita. Por fim, escrever para a internet é algo que exige muito, mas, ao mesmo tempo, é recompensador.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes