Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Estratégias de lançamento da Netflix: entenda como isso pode ajudar o seu negócio

As estratégias de lançamento da Netflix mostram como aproveitar bem as tendências da internet e juntar com um nicho de mercado para obter sucesso em marketing.

As estratégias de lançamento da Netflix podem ensinar muito às empresas de qualquer nicho sobre o mercado digital e ações de marketing. Por isso, este artigo traz exemplos que mostram o poder do time criativo do serviço de streaming e o que aprender com eles.

O que as estratégias de lançamento da Netflix ensinam?

As estratégias de lançamento da Netflix dão uma verdadeira aula de marketing digital. Em síntese, o grande ponto diferencial da equipe brasileira desse serviço de streaming é o alto nível de conhecimento dos produtos com que trabalham.

Isso permite que eles tracem as estratégias certas que irão surtir efeito com maior grau de eficiência no público-alvo para gerar impacto. Assim, conseguem atrair a atenção tanto de quem já é cliente quanto novos usuários, pois o time da Netflix ensina a importância de:

  • conhecer o mercado uma forma íntima e profunda;
  • entender quais sãos as necessidades do ramo em que atua;
  • dar valor aos pontos principais do que você irá divulgar.

Cada um desses aspectos são vitais para lançar qualquer produto comercial, ao passo que isso vai aumentar as suas chances de sucesso. Ou seja, não importa qual o nicho que você atua, para impulsionar as vendas, a estratégia que irá usar é essencial e deve ser bem feita.

Este artigo trouxe alguns exemplos de lançamentos da netflix que foram uma aula de marketing para qualquer profissional da área. Portanto, continue a sua leitura e confira quais são eles para lhe trazer inspiração.

Quais são as melhores estratégias de lançamento da Netflix?

As estratégias de lançamento da Netflix são aquelas que entendem as tendências e trazem para o marketing, como na série Orange Is The New Black.

O time de marketing nacional da empresa coleciona campanhas de sucesso nas redes sociais. Afinal, eles estão sempre atentos aos principais detalhes da internet e buscam formas de surfar na onda do momento para engajar seus produtos.

Isso é uma maneira inteligente de fazer a marca ganhar ainda mais presença no mercado, conquistar ainda mais clientes e estar no hype. Contudo, para que você possa entender como eles fazem isso, os tópicos a seguir irão destacar os trabalhos do time brasileiro.

As estratégias de lançamento da Netflix buscam entender as tendências da atualidade. Imagem de John-Mark Smith no Pexels.

Orange Is The New Black

Entre as melhores estratégias de lançamento da Netflix está Orange Is The New Black. A equipe de marketing da empresa fez um trocadilho com o nome de uma das personagens da série cujo nome é Pussey.

O time aproveitou a valência do conteúdo para divulgar a temporada do ano de 2015 ao convidar a cantora Valesca Popozuda para um ação conjunta. Ao passo que, a ideia era que a artista fizesse uma versão da música “My Pussy é o Poder” com o nome da personagem.

Um grande sucesso

Como era de se esperar, o trabalho foi um sucesso nas mídias sociais e passou a faixa de 1,5 milhões de visualizações no Youtube. Ou seja, além do feeling para saber o que se passa nas redes sociais, mostra a capacidade de criação de conteúdo da equipe.

House of cards

Na terceira temporada da série, os fãs fizeram altas reclamações sobre os spoilers que o próprio perfil oficial do show dava. Contudo, isso fez com que a Netflix dos EUA postasse um vídeo com um dos atores a diferença entre mostrar algo inevitável e os maldosos.

Um ano depois ele veio ao Brasil para divulgar a temporada de número quatro. No entanto, trouxe um recado especial sobre a polêmica dos spoilers e com um quiz que traça um paralelo entre Brasília e a série.

A equipe de marketing fez com que o vídeo aparecesse em vários lugares. Por exemplo, usaram a estratégia nas redes sociais, como Instagram, Twitter, Youtube e Facebook, além de exibir no metrô de São Paulo.

Stranger things

As estratégias de lançamento da Netflix para Stranger Things não poderiam ficar de fora. Visto que ela é uma das séries de maior sucesso do streaming nos últimos anos e atrai uma legião de fãs pelo mundo todo.

O time de marketing do Brasil pescou várias referências dos anos 80, época onde acontecem os eventos do show, e trouxe a Xuxa para divulgação. Em resumo, a rainha dos baixinhos fala sobre uma criança desaparecida, que é um personagem.

Sucesso de visualizações

Essa ideia foi grande sucesso para a primeira temporada da série no país e que já passou dos 3 milhões de views no Youtube. Ou seja, mais uma grande aula de marketing de lançamento do serviço de streaming.

Titãs

A série tem como inspiração os quadrinhos da DC no qual Robin, ex-parceiro do Batman, encontra outros jovens com super poderes e precisam de liderança.

Para divulgar no Brasil, o time de marketing da Netflix teve uma sacada de gênio. A empresa organizou uma cena protesto para fazer o material de publicidade, no entanto, o local era o “Beco do Batman”, em Vila Madalena, SP.

A ideia era dar ênfase no protagonista, de modo que as pessoas estavam com vários cartazes divertidos e a tag  #BecoDoRobim. Em síntese, o projeto foi um sucesso, a empresa divulgou o trabalho nas redes sociais.

La Casa de Papel

A Netflix trouxe para a sua campanha de divulgação da série La Casa de Papel no Brasil a cantora Sandy em um contexto bem humorado. O marketing da empresa fez um paralelo com sobre a polêmica da virgindade da artista que cresceu com o olhar atento da mídia.

O material veio para anunciar a temporada dois do sucesso espanhol com tag #ResolviEsperar. É lógico que foi um fenômeno de engajamento, pois a artista também entrou na zoação com a mensagem de duplo sentido na campanha.

As estratégias de lançamento da Netflix buscam atrair o público de forma autêntica. Imagem de cottombro studio no Pexels.

Santa Clarita Diet

As estratégias de lançamento da Netflix uniram o cantor Fábio Jr com Santa Clarita Diet. O vídeo promocional mostra o artista cantando um dos seus maiores sucessos, Alma Gêmea, e conforme a letra passa, aparecem cenas da série.

O feeling da equipe de marketing da empresa foi perfeito ao perceber a conexão. Visto que a música tem tudo a ver com a personagem da atriz Drew Barrymore, que se chama Sheila, uma aula de autoridade em publicidade.

Sem contar também com os mesmos toques bizarros que estão presentes na série. No vídeo, o cantor Fábio Jr assim com os músicos de sua banda levam um banho de sangue, uma baita ação de marketing.

Sense8

A Netflix consegue tirar algo bom até mesmo de situações difíceis, pois a série Sense8 ficou fora do ar por mais de um ano. Isso se deu por problemas que um dos atores teve e acabou por deixar o show sem uma temporada nova naquele período.

O que não impediu a empresa de fazer uma boa ação de marketing, onde a equipe brasileira convidou Márcia Sensitiva para fazer leitura de tarot.

No vídeo, ela faz diversas piadas com os personagens, previsões para o ano de 2017, quando eles iriam voltar para gravar novamente para a Netflix.

Isso foi vital para não deixar o hype dos fãs cair e ficar sem expectativas. De modo que, os deixou ainda mais curiosos sobre os desfechos da nova temporada, ou seja, uma aula de ações de relações públicas.

Como as estratégias de lançamento da Netflix ajudam sua empresa?

As estratégias de lançamento da Netflix ajudam sua empresa a entender as tendências de mercado. Ou seja, como você pode usar o que está em alta no momento e utilizar isso de forma estratégica para engajar a marca com:

  • estratégias pontuais
  • um conceito original;
  • essência e emoção nas ações.

Isso significa fazer um estudo mais profundo sobre o seu público para saber as dores, desejos e expectativas que tem sobre a empresa. Por isso, analisar as campanhas da Netflix é uma ótima maneira de entender como você pode criar tudo de forma autêntica.

Uma comunicação sem rótulos

Outro destaque das ações de marketing da Netflix na internet é a forma com que as redes sociais da empresa se comunicam com o público. Ao passo que, não há o temor de piadas, brincadeiras em tom de humor, além de uma linguagem popular que todos entendem.

Isso gera autenticidade, e é algo que chama a atenção das pessoas, pois ajuda a construir uma boa relação com a marca. Então, esse é um bom ponto para você levar para o sue negócio e explorar.

As estratégias de lançamento da Netflix valem para qualquer modelo?

Os modelos de lançamento da Netflix são referência para usar em qualquer negócio. Isso significa que não importa qual o nicho de atuação que você está, é possível buscar inspiração nas ações de marketing da empresa, seja para:

  • e-commerce;
  • lojas físicas;
  • indústrias;

Entre uma diversidade de esferas, não há barreiras que impeçam uma marca de estudar os cases de sucesso da Netflix e cresça no seu nicho. Portanto, não limite as fontes de inspiração e aprenda sempre com o que dá certo.

As estratégias de lançamento da Netflix são referência para qualquer ação de marketing. Imagem de Lucas Sammarco no Pexels.

Por que estudar as estratégias de lançamento da Netflix?

Estudar as estratégias de lançamento da Netflix pode trazer uma visão mais assertiva sobre o mercado e chegar ao público ideal de uma empresa. Ou seja, explorar todo o marketing digital e os benefícios que ele pode trazer, como:

  • atrair mais clientes;
  • construir uma relação com o público-alvo;
  • fazer crescer as vendas.

São algumas das vantagens que terá apenas ao analisar a forma como a Netflix atua na publicidade para lançar algum de seus produtos. Então, seguir um dos maiores cases de sucesso do mundo pode ser uma boa ideia para fazer sua marca trilhar o mesmo caminho.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes