Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Leadfeeder: como usar a ferramenta de geração de leads?

O Leadfeeder é uma ferramenta de gestão de leads que oferece uma solução completa para realizar um diagnóstico sobre o negócio e assim traçar as estratégias

O Leadfeeder é um recurso que permite integrar diversas plataformas de captação de leads, além de fazer uma análise do site e identificar oportunidades entre os visitantes. Assim, é um grande auxiliar para quem deseja atrair clientes qualificados para as vendas.

O que é o Leadfeeder?

O Leadfeeder é uma plataforma que identifica potenciais clientes com base nas interações realizadas no site ou blog corporativo. Dessa forma, é possível captar um novo lead mesmo que ele não faça o cadastro em um formulário virtual.

A responsável por essa solução é uma startup finlandesa, que surgiu em 2013 e hoje já tem mais de 60 mil contas ativas. O serviço é voltado em especial para o mercado B2B, ou seja, para transações business to business realizadas entre empresas. 

Mesmo sem uma sede no Brasil, é possível contratar o serviço, uma vez que o atendimento se dá de forma remota. Aliás, ela oferece uma versão de testes gratuita pelo prazo de 14 dias, sem exigência de um cartão de crédito para usar.

Como ele pode ajudar nos negócios?

Os recursos dessa plataforma ajudam na prospecção de novos clientes, ao analisar o fluxo de visitantes nas páginas web do negócio. Em paralelo, possui integração com os softwares de CRM mais conhecidos, alimentando a lista com novos contatos de forma constante. 

Com isso, a equipe de vendas ganha mais tempo para trabalhar em formas de como abordar leads de maneira mais efetiva, uma vez que já passaram por uma prévia qualificação.

Leadfeeder
O Leadfeeder é uma solução focada para o mercado B2B, no qual a negociação ocorre entre empresas. Imagem de Walls.io no Pexels

Como configurar o Leadfeeder para obter as informações de que você precisa?

O programa funciona a partir de um script, o Leadfeeder Tracker, ou seja, um conjunto de instruções em código adicionadas no site. Então, ele passa a monitorar os acessos à página e identifica informações como:

  • empresa que o visitante representa;
  • segmento de atuação;
  • porte do negócio;
  • região onde está localizada.

Tudo isso é possível porque o programa possui um banco de dados atualizado de forma constante. Assim, cruza as informações obtidas a partir do IP que visitou o site para determinar se aquela pessoa pertence a alguma empresa. 

Como identificar leads qualificados?

A partir das análises é possível criar uma pontuação para qualificar os leads, de acordo com as características das personas do negócio. Isso permite que os vendedores priorizem aqueles que têm maior potencial para conversão.

Também é possível acessar um histórico completo sobre as interações de um lead com o site, como datas e páginas que visitou. Isso ajuda a ter uma noção sobre seus interesses, o que pode conduzir a abordagem no contato.

Dados sobre o processo de vendas

Com a integração entre o Leadfeeder e os programas de gestão de CRM, como Salesforce e Pipedrive, por exemplo, é possível ter uma visão ampla sobre novos clientes em potencial que sequer estavam mapeados. 

Melhorar sua estratégia de marketing

Outra forma de aproveitar os dados obtidos com essa ferramenta é melhorar as ações de marketing. Afinal, é possível entender melhor sobre o perfil de quem acessa de fato o site da empresa, bem como, os interesses e formas de interação. 

Com base nisso, pode-se gerar campanhas mais assertivas, bem como, usar esses dados para criar um e-mail marketing com um conteúdo mais atraente ao destinatário.

Segmentar o seu público

Ao acessar o painel com os registros sobre acessos nas páginas, o usuário pode criar diversos filtros e assim dividir os leads com base em aspectos como:

  • região geográfica;
  • número de funcionários;
  • interação com campanhas de anúncios;
  • acesso em páginas específicas, a fim de entender seus interesses.

Essas análises vão servir para orientar a equipe de vendas sobre a melhor forma de iniciar uma conversa com o cliente. Afinal, podem dar uma ideia sobre qual nível ele está dentro do funil de vendas.

Como usar o Leadfeeder para acompanhar os resultados?

Ao integrar o Leadfeeder com um gestor de CRM é possível visualizar de forma fácil a conversão dos novos leads. Isso permite validar a eficiência da ferramenta e comparar os resultados antes de sua implementação.

Outro recurso que a plataforma oferece para dar mais agilidade ao processo é a notificação por e-mail. Assim, o usuário pode configurar para receber um aviso quando empresas específicas acessarem a página na web.

Leadfeeder
O Leadfeeder possui integração com as principais plataformas de CRM e e-mail marketing. Imagem de Ivan Samkov no Pexels

O Leadfeeder ajuda a aumentar as vendas?

Usar o Leadfeeder pode aumentar os resultados em vendas de uma empresa, uma vez que automatiza a prospecção de novos clientes. Além disso, o sistema amplia a captura de novos leads, pois não fica restrito àqueles que preenchem um formulário. 

Logo, ao invés de demandar uma equipe para pesquisar e validar possíveis empresas que tenham o perfil ideal para um negócio, ele abastece de forma constante o CRM com novos clientes em potencial.

Mais do que isso, o sistema faz um filtro prévio a fim de qualificar os visitantes para que sejam priorizados aqueles com maior potencial de conversão.

Como usar o Leadfeeder para aumentar a visibilidade da sua marca?

O Leadfeeder ajuda a dar um panorama sobre o perfil dos visitantes que buscam por uma empresa na internet. A partir disso, é possível traçar uma estratégia, bem como, rever campanhas que não tenham trazido resultados. 

Logo, a equipe de marketing pode usar esses dados para validar se os conteúdos estão atingindo a persona correta. Além disso, podem criar novos perfis com base nas informações sobre os gestores e responsáveis pela decisão financeira, como:

  • administradores;
  • gerentes;
  • compradores.

Com isso, fica mais fácil direcionar anúncios e novas campanhas para canais onde tais pessoas estejam presentes, o que resulta em um melhor aproveitamento sobre as verbas destinadas a essas ações. Por fim, investir nessa ferramenta garante maior retorno para a sua empresa.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes