Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Liderança situacional: descubra como ela é importante para o seu negócio

A liderança situacional proporciona versatilidade para quem está comandando o projeto, assim, fica mais fácil lidar com diversas situações para alcançar o objetivo.

A liderança situacional consegue proporcionar melhores entregas no projeto e elevação do lucro. Logo, ela é o meio para comandar iniciativas de sucesso e se esse for o seu objetivo, conheça-a mais a seguir e entenda as vantagens da sua aplicação. 

O que é liderança situacional?

Liderança situacional diz respeito ao líder que se adapta em qualquer situação. Desse modo, através dela é possível passar por momentos bons e ruins com o time sempre unido. Então, fica claro que esse é um ponto crucial para crescer. 

liderança situacional
A liderança situacional faz com que você consiga manter o time unido e produtivo. Imagem de PeterpenPhoto do Pixabay.

É interessante saber que esse termo surgiu por meio dos estudos de Paul Hersey e Kenneth Blanchard. Na época, ambos perceberam que para liderar de forma eficiente ser versátil é crucial. Ou seja, não é ideal ter apenas um método para guiar o time. 

Como ela pode beneficiar o empreendedor?

Esse tipo de liderança faz com que o empreendedor esteja pronto para qualquer tipo de situação. Logo, ele não se deixa abalar ou fica aflito por uma situação imprevista. Então, na prática, ela gera alguns benefícios como:

  • visão estratégia em diversos projetos;
  • inteligência emocional.

Vale dizer que através dela, a relação entre o líder e o time melhora bastante. Isso porque, as pessoas se sentem mais confortáveis para falar que estão incomodadas com certas situações, sem o medo de serem julgadas. 

Outro ponto é que a equipe terá plena confiança no projeto. Afinal, ela vai saber que quem está por trás dele conseguirá conduzi-lo de forma eficiente e resolverá os imprevistos de forma racional.

Quais as vantagens de implementá-la? 

Uma das vantagens é que esse tipo de segurança ajuda a construir um ambiente que cuida do psicológico do seu quadro de pessoal. Desse modo, o fluxo de saída de funcionários será menor, o que ajuda a evitar gastos e ter um bom time. 

Além disso, através dela é possível:

  • ajuda a manter a equipe animada e focada;
  • incentiva a cultura da empresa;
  • eleva a visão estratégica de todo o time.

De forma geral, ela melhora a relação entre o líder e o time. Logo, hoje em dia, ela é muito comum e muitas vezes é exigida para que o indivíduo comece a liderar um projeto. Então, se você quer se destacar, precisa ter esse tipo de liderança. 

Quais as características desse tipo de liderança? 

As características desse tipo de liderança são apoio, comunicação, direção e orientação. Além disso, o líder precisa ter uma boa visão de mercado para conseguir traçar as melhores estratégias de marketing de conteúdo, econômicas e outras.

O quanto a comunicação e o apoio são importantes? 

A comunicação e o apoio mostram o quanto você se preocupa com o bem-estar do time. Desse modo, ele se sente parte do projeto e tem a certeza que ao receber alguma nova função, todo o processo será de forma mais humana. Ou seja, evita a produtividade tóxica. 

Tem diferença entre a direção e a orientação? 

A orientação está dentro da direção. Isso porque, ambas têm o propósito de mostrar o caminho correto para o time, mas a primeira possui o bônus da empatia. Assim, você mostra o que fazer com base na sua experiência sincera de mercado. 

Quais os tipos de lideranças que existem?

Poucas pessoas sabem que existem tipos de lideranças situacionais e que para aplicá-la é crucial conhecer cada uma delas. Desse modo, para te ajudar nesse processo, descubra quais são elas logo abaixo:

  • direção: quando a autonomia do time é limitada e ele precisa da direção do líder;
  • orientação: há uma união entre as opiniões da equipe e a do líder do projeto;
  • apoio: o líder passa a colaborar e incentivar o time a fazer entregas melhores.

Existe a autonomia onde os funcionários possuem a liberdade para tomar as próprias decisões sobre o projeto. Entretanto, claro que isso funciona com base na direção que foi tomada no passado. 

liderança situacional
A liderança situacional ajuda a manter a sua empresa sempre em primeiro lugar. Imagem de ar130405 do Pixabay.

Por que é crucial identificar as melhores práticas de liderança para diferentes situações?

Na prática, não faz sentido tomar certas atitudes que não se encaixam com a situação. Então, por exemplo, imagine que você é um empreendedor de sucesso que está com todas as entregas em dia e que fatura alto. 

Não faria sentido, portanto, fazer uma reunião para falar sobre a situação contrária. Isso porque, esse ato deixaria toda a equipe desmotivada. Logo, mesmo que fosse por prevenção, ela não caberia neste cenário atual. 

O exemplo é bem lógico e fácil de entender. Mas, acontece que durante o dia a dia irão ocorrer situações que são bem mais complexas. Desse modo, é interessante avaliar a chance de realizar um curso que ensina como ter uma liderança precisa.

Como o coach empreendedor pode ajudar na comunicação entre times e gestão de processos?

O coach empreendedor tem a capacidade de reproduzir uma comunicação assertiva com o time de forma eficiente. Logo, com ele é possível aumentar a produtividade, melhorar a gestão de tempo e a motivação. 

De forma detalhada, através dele é possível fornecer feedbacks mais precisos e aumentar a confiança da equipe. Desse modo, fica claro que a sua participação é de suma importância para o sucesso de um projeto. 

Estudos de caso de empreendedores que usam liderança situacional 

A realidade é que todas as grandes empresas como Uber, Natura e Magazine Luiza lojas têm como base esse tipo de liderança. Afinal, elas possuem total ciência de que no mundo corporativo diversas situações podem ocorrer e é crucial saber lidar com todas elas. 

Como os empreendedores podem desenvolver a liderança situacional? 

O primeiro passo para desenvolver ações de liderança situacional é conhecer suas habilidades interpessoais e aprimorá-las. Além disso, é necessário ter em mente que o sucesso do seu time é o seu, ele vem através da resiliência e da capacidade adaptativa. 

Para conseguir a colaboração da equipe de forma eficiente, a única forma é investir na felicidade dela. Afinal, quando isso acontece, há uma capacidade maior de concentração e chance real de alcançar o estado de flow

Quais as melhores ferramentas e técnicas para a liderança situacional?

Existem algumas ferramentas como o Webmail Umbler ou método Kanban que podem ajudar na liderança situacional. Afinal, através deles, você consegue ter uma comunicação assertiva e organizar os objetivos. Ou seja, o seu time estará alinhado. 

Os pontos acima são apenas alguns exemplos que existem. Desse modo, na prática, você pode utilizar qualquer ferramenta de trabalho e adaptá-la para esse tipo de objetivo. Então, nesse caso, a sua missão será estudar para ver qual se adequa melhor ao seu perfil. 

Qual a importância da análise do comportamento do líder?

De forma resumida, o líder é um guia que serve para mostrar o melhor caminho para um projeto. Portanto, observar o comportamento dele é importante para se inspirar e saber se haverá sucesso ou não no objetivo final. 

Outro ponto é que será mais fácil ver o quanto será leve ou denso fechar esse ciclo. Ou seja, qualquer empreendedor precisa observar a postura desse funcionário, caso você esteja assumindo essa função, faça sempre uma autoanálise para ver os erros e acertos. 

Toda equipe precisa entender como funciona a liderança situacional? 

A verdade é que toda equipe precisa entender como funciona a liderança situacional para sentir confiança e segurança no líder. Desse modo, sempre vale a pena oferecer treinamento e desenvolvimento de pessoas para que elas conheçam esse mundo.

Quais mudanças são necessárias para implementar a liderança situacional?

A primeira mudança para implementar a liderança situacional é entender que produtividade não está ligada só a quantidade, mas sim a qualidade. 

Mais do que isso, você precisa amadurecer a ideia de que imprevistos podem ocorrer e que o seu time precisa sempre da sua direção. 

O que os grandes líderes falam sobre a liderança situacional? 

Para os grandes líderes do mercado, hoje em dia, a liderança situacional é a que se mostra mais eficiente quando comparada a outras. Portanto, ela é crucial para qualquer um que deseja ser um bom gestor que comanda projetos de sucesso. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes