Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Amplie o reconhecimento da sua marca através do marketing digital Instagram

O marketing digital Instagram serve para ampliar o conhecimento sobre o seu negócio, através de técnicas que têm o viés de atrair clientes e fazer mais vendas.

Através do marketing digital Instagram bem feito, é possível obter inúmeras vantagens que qualquer marca deseja para atingir o sucesso. Com ele, você fica mais próximo da sua audiência, atrai novos clientes e entende melhor as necessidades do seu público-alvo

O que é marketing digital Instagram?

O marketing digital Instagram é o uso estratégico do conteúdo de foto e vídeo, a fim de vender produtos e serviços de uma marca. Mas, para obter bons resultados, é necessário aplicar algumas técnicas cruciais para potencializar essa ferramenta.

 marketing digital instagram
Invista no marketing digital Instagram para atrair mais clientes de forma mais prática. Imagem do Rawpixel no Freepik.

Através disso, é possível expandir a imagem da sua marca, bem como a audiência, assim, a forma de interagir com o público fica cada vez mais sólida, pois gera confiança e fidelidade a longo prazo. 

O Instagram pode ajudar a expandir a presença de sua marca?

Quem deseja aproveitar bem os recursos que o Instagram oferece, as chances de expandir a sua marca são altas, já que o tipo de conteúdo esperado nessa plataforma é ideal para humanizá-la, gerar credibilidade, autoridade e influência.

Com mais de um bilhão de usuários mensais ativos, o alcance massivo da rede é enorme. Portanto, isto pode ajudá-lo a atingir grandes grupos de pessoas, ainda mais para os que passam mais tempo no aplicativo todos os dias.

Dados mostram que 50% dos usuários do Instagram são seguidores de pelo menos uma conta comercial. Ademais, boa parte deles costumam aprender sobre um produto ou serviço na plataforma, além de ter uma taxa de conversão maior do que outras redes sociais

Outros benefícios dessa rede

Por ser algo visual, ele permite que você seja criativo ao contar histórias com multimídias como fotos e vídeos para mostrar a personalidade de sua marca. Já que os usuários se sentem mais próximos das empresas ao vê-las em um stories, por exemplo.                 

Conta também com um envolvimento mais profundo do público, assim, os clientes engajam mais, por isso, essa é uma mídia social muito prática para facilitar o processo de venda. 

Como aumentar a sua audiência no Instagram?

Há uma série de fatores importantes para aumentar a sua audiência, como pesquisar os temas mais populares, mas todos têm o viés de passar credibilidade e atrair o público-alvo como, por exemplo:

  • criar um perfil comercial;
  • produzir conteúdo criativo.

Ao criar um perfil comercial do Instagram, você tem acesso a análises e insights para ajudá-lo a tomar as melhores decisões sobre qual conteúdo postar e quando. Além disso, é indicado aumentar o tráfego através das ferramentas de automação do Instagram.

Para ficar a par dos conteúdos mais vistos, observe as hashtags populares por meio de análises. Com isso, estude as postagens e use isso ao seu favor. 

Não esqueça que o Instagram é um app visual, portanto, a melhor forma de chamar a atenção é por meio de um conteúdo criativo com imagens e vídeos para mostrar seus produtos e o seu negócio em geral.

As melhores práticas de publicidade no Instagram

Há duas maneiras comuns de fazer publicidade no Instagram, com o tráfego orgânico ou pago. Desse modo, tudo depende da rapidez com que se deseja obter resultados, mas aliar as duas técnicas é bem promissor.

Fazer parcerias com outras marcas e influenciadores digitais que tenham relação com o seu serviço e acima de tudo, que possuam um público semelhante, permite o reconhecimento da marca, além de atrair pessoas e obter mais seguidores. 

Como criar conteúdo de qualidade para o marketing digital Instagram?

No marketing digital instagram, gerar conteúdo assertivo exige uma junção de estratégias que se completam com a constância e autenticidade como, por exemplo: 

  • definir os seus objetivos;
  • estudar o seu público-alvo;
  • planejar os posts;
  • fazer storytelling;
  • interagir com o seu público.

Definir os seus objetivos

O primeiro passo é identificar de maneira clara quais são os seus objetivos de marketing digital, pois há estratégias ideais para elevar o reconhecimento de marca ou gerar leads e aumentar as vendas. 

Estude o seu público-alvo

Através dos dados demográficos, interesses e preferências do seu público-alvo, fica mais fácil adaptar o seu conteúdo, a fim de atendê- lo e engajá-lo mais rápido.

 marketing digital instagram
Planejar as suas estratégias é a melhor maneira de obter bons resultados no marketing digital Instagram. Imagem do Freepik.

Planejar os posts

Crie um plano estratégico sobre os conteúdos que pretende postar, escolha um dia da semana para obter ideias e montar os tópicos que deseja exibir, seja em foto, vídeos, stories, reels ou carrossel. 

Faça storytelling

O storytelling consiste em contar histórias por meio de seus recursos visuais e legendas que transmitem a mensagem de sua marca de maneira eficaz. Portanto, é ideal para criar uma conexão emocional e levar o seu público a comprar com você.

Interaja com o seu público 

Pratique uma boa comunicação com os seus seguidores e responda os comentários, mensagens e menções. Pois, isso irá promover a interação e construir uma relação com os seus usuários.

Por que é importante para sua marca seguir tendências do marketing digital Instagram?

Seguir as tendências do marketing digital Instagram é essencial para que o seu conteúdo seja visto por mais pessoas. Entretanto, é necessário explorar todas as possibilidades que a rede social oferece, tais quais:

  • ferramenta de análise do Instagram;
  • hashtags, stories e anúncios;
  • campanhas personalizadas. 

Explore a seguir como fazer cada um deles, adapte a identidade da sua empresa e aplique de modo prático, a fim de obter um melhor desempenho com o seu perfil comercial.

Como usar a ferramenta de análise do Instagram para melhorar sua estratégia de marketing?

A análise oferece dados valiosos para conhecer o seu público a fundo. Claro que são aspectos básicas como sexo, idade, localização e idioma. Mas, existem algumas ferramentas mais específicas que informarão quais são os interesses de seus seguidores.

Isso torna o seu trabalho mais fácil, pois através das preferências é que você consegue falar com eles de uma forma muito específica e em uma linguagem que eles gostem, o que aumenta a sua chance de converter mais vendas.

Como usar hashtags, stories e anúncios para obter mais seguidores?

Busque pelas hashtags mais populares e relevantes em seu nicho, pois quando um usuário fizer uma pesquisa nessa rede, as chances de aparecer o seu post sobre aquele tema serão maiores. Então, misture amplas, específicas e de tendências.

Já nos stories é indicado compartilhar algo autêntico, para isso, você pode mostrar os bastidores de sua vida ou empresa, ideias, promoções por tempo limitado para criar um senso de urgência, além de interagir com caixinhas de perguntas e enquetes.

Para obter um bom anúncio é necessário fazer testes, portanto, para falar com o público-alvo é preciso algo com visual atrativo e que comunique a sua proposta. Além disso, é importante definir o quanto você deseja gastar em campanhas.

Monitor e otimizar de modo regular o desempenho do anúncio é uma medida primordial neste processo, já que é através desses dados que irá fazer ajustes mais assertivos.

Como criar campanhas personalizadas no Instagram?

Para criar campanhas personalizadas, será preciso entender como administrar a aba em questão. A partir disso, irá ficar mais fácil, pois é algo bem intuitivo e você consegue selecionar grupos de possíveis clientes com uma boa análise das métricas.

Como medir o retorno de sua estratégia de marketing digital Instagram?

Um bom marketing digital Instagram depende de uma boa análise de retorno, portanto, você tem que usufruir dos insights, rastrear e calcular o ROI (retorno sobre o investimento) da plataforma. 

Ele mostra o valor de suas campanhas para que opte pelas táticas que funcionam e evitar aquelas que não deram resultados. A fórmula para calcular o ROI das mídias sociais é:

(retorno – investimento realizado) / investimento realizado X 100 = ROI das mídias sociais.

Caso o seu ROI seja superior a 0%, é algo positivo e mostra que você lucrou, mas qualquer porcentagem abaixo disso, significa que há perda de dinheiro.

 marketing digital instagram
Um bom marketing digital Instagram exige uma boa análise de métricas e novos insights. Imagem do Freepik.

Por que obter insights de seu público-alvo no Instagram?

A opção de “Insights” presente na mídia social permite que explore as seções de conteúdo, público e atividade. Pois, com isso, terá dados valiosos sobre o que você precisa para saber a preferência da sua audiência.

Para ter mais ideias do que fornecer ao público-alvo, faça enquetes, peça feedbacks, 

crie perguntas relacionadas aos seus produtos, incentive participações e opiniões. Por fim, analise os temas mais comuns desse retorno para entender os desejos da persona.

Vale a pena investir no marketing digital Instagram?

O marketing digital Instagram tem se mostrado ao longo dos anos uma tática poderosa para muitas marcas. Pois, a publicidade dentro dessa rede é um investimento valioso para qualquer um que busca alcançar novos públicos.

No entanto, para acelerar o crescimento e converter em lead, é necessário investir dedicação e tempo para configurar, gerenciar e otimizar corretamente seus anúncios na plataforma.

Quanto mais esforço você colocar na execução de suas campanhas no Instagram, melhores serão seus resultados e sem dúvida, isso valerá muito a pena para o seu negócio.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes