Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é blockchain: conheça essa ferramenta e como ela pode auxiliar o marketing digital

Algumas pessoas confundem o que é blockchain e como ele se relaciona com as criptomoedas, entretanto, saiba que esse sistema funciona como um banco de dados.

O que é o blockchain e como ele se relaciona com as criptomoedas pode ser confuso, porém, apesar de estarem ligados, não são iguais. Por isso, conheça o que é esse conceito e como ele é eficaz dentro do mercado cripto, bem como as suas funções.

O que é blockchain?

As dúvidas sobre o que é blockchain são frequentes, entretanto, saiba que essa tecnologia é uma espécie de banco de dados. Portanto, apesar de haver uma confusão entre criptomoedas e esse sistema, é possível diferenciá-los e defini-los.

o que é blockchain
Saber o que é blockchain e como ele funciona pode auxiliar na sua campanha de marketing digital. Imagem de Morty Jameson no Pexels.

Assim, enquanto as criptomoedas são um meio de troca, ou seja, operam sem uma autoridade que regula as transações, como um banco ou governo, o blockchain, por outro lado, serve para criar novas transações ou unidades de moeda.

Como surgiu o blockchain?

O blockchain surgiu como um banco de dados público no ano de 1992 com a inserção da criptografia no sistema. Apesar da sua criação surgir antes mesmo do bitcoin, ela se consolidou somente em 2008.

A partir desse ano, por meio da publicação de um documento que descrevia um sistema de dinheiro digital, escrito por um grupo chamado Satoshi Nakamoto, a ferramenta surgiu como um meio seguro e transparente para registrar transações.

Como funciona o blockchain?

Apesar de ser um tema difícil de entender para algumas pessoas, o blockchain funciona de uma forma simples. Nesse sentido, esse sistema segue alguns passos, que são:

  • criação de uma transação;
  • verificação da transação;
  • agrupar em um único bloco;
  • mineração (corresponde a resolução de problemas matemáticos);
  • adicionar o bloco ao blockchain;
  • verificar se o bloco foi minerado de forma certa;
  • segurança;
  • replicação na rede.

Esses são os passos básicos de como verificar, agrupar, minerar, adicionar e chegar a criação até o acordo sobre os blocos. Assim, é possível garantir a segurança e a confiança nas transações.

O que é blockchain no marketing digital?

Para quem não sabe o que é blockchain, saiba que essa ferramenta de banco de dados possui uma grande relação com o marketing digital. Nesse sentido, conheça algumas formas de aplicação dessa tecnologia para melhorar diversas áreas do marketing.

Transparência na publicidade

Ao registrar as transações de anúncios em um blockchain público, é possível rastrear com precisão o alcance e ver as campanhas. Isso elimina os riscos de fraudes e fornece métricas confiáveis que podem aumentar ainda mais a transparência com o consumidor.

Como o blockchain pode aumentar a eficiência de campanhas no marketing digital?

O blockchain tem o potencial para a promoção da eficiência das campanhas no marketing digital. Uma das principais vantagens é a redução da precisão de confiar em terceiros para verificar e validar transações. 

Além disso, o blockchain oferece maior transparência, permitindo que as empresas rastreiem e verifiquem a eficácia da propaganda, garantindo que os anúncios sejam entregues ao público certo.

Auxilia na melhora da segmentação do público nas campanhas

Com o uso dessa tecnologia, as informações dos clientes ficam registradas de maneira segura. Dessa forma, uma marca pode ter acesso a dados mais precisos sobre seus clientes, como interesses e de ações de compra ou preferências.

Com essas informações detalhadas, as empresas podem segmentar melhor o seu público-alvo e reunir os consumidores com interesses parecidos. 

Proteção de dados dos clientes

O blockchain pode ajudar a proteger os dados dos clientes, garantir que as informações pessoais fiquem guardadas de forma segura e controlada pelos próprios usuários. Isso reduz o risco de violações de privacidade.

De que forma é possível assegurar os dados do cliente nesse sistema?

O blockchain fornece um sistema seguro e imutável para registrar transações. Dessa forma, os dados do cliente, como os pessoais e o histórico de compras ficam guardados e protegidos. Além disso, permite que os clientes tenham maior controle sobre seus dados. 

o que é blockchain
O que é blockchain dentro do marketing digital, dentre as muitas vantagens, vale destacar a maior segurança. Imagem de Morty Jameson no Pexels.

Torna os produtos mais autênticos

O blockchain pode ajudar a verificar se o produto é autêntico e de onde ele veio, assim, os registros podem rastrear o histórico de um item. Dessa forma, todo o processo desde a sua fabricação até a entrega ao cliente, garante ele que seja verdadeiro e original.

Fidelidade e recompensas

O blockchain facilita programas de fidelidade mais eficientes por meio dos pontos que ficam registrados. Isso permite que os clientes vejam os seus saldos e resgatem recompensas de forma segura e confiável.

Monetiza conteúdos

Com o blockchain, é possível pagar pequenos valores de forma eficiente, permitindo novos modelos de negócios e vendas no marketing digital.

Assim, isso permite a monetização do conteúdo, onde os criadores são recompensados de forma direta pelos usuários pelo acesso ou interação com o seu material.

Maior segurança

O blockchain oferece uma forma de salvar dados criptografados sem que possa mudá-los. Portanto, isso significa que as informações dos clientes, como dados pessoais e o histórico de compras, estão protegidas contra alterações e violações de segurança.

Além disso, o blockchain permite que os clientes tenham maior controle sobre seus próprios dados. Assim, eles podem permitir o acesso a eles apenas para as empresas e os serviços que desejam, o que promove a privacidade e a proteção das informações pessoais.

Então, o que é blockchain na segmentação de clientes?

O que é blockchain na segmentação de clientes depende da aplicação da tecnologia no processo de identificar e dividir as personas. Com base em interesses comuns, o recurso coleta e guarda dados interessantes para os consumidores.

Ademais, o uso do blockchain ajuda a segmentar clientes e oferecer benefícios como maior precisão na identificação dos segmentos, personalização das mensagens de marketing, maior transparência e confiança nas relações comerciais.

O que é blockchain para campanhas no marketing digital?

O que é blockchain para campanhas no marketing digital refere-se à utilização da tecnologia para estratégias de marketing digital. Dessa forma, os principais aspectos que compõem o uso para esse fim são:

  • registros de interação de usuários;
  • eliminar fraudes;
  • verificar se os dados são verdadeiros;
  • integrar dados de várias fontes;
  • privacidade e segurança do usuário.

Em resumo, o blockchain pode melhorar a análise de dados em campanhas de marketing digital por meio da eliminação de fraudes, verificação autêntica, integração de informações e a proteção da privacidade do usuário. 

Como pode ajudar a acompanhar os resultados das campanhas?

O blockchain permite registrar todas as transações e interações em uma rede, o que indica que todas as etapas da campanha, como cliques em anúncios, taxa de conversão e distribuição de recompensas, podem ser salvas de forma transparente.

Ademais, o blockchain permite que várias partes interessadas acessem os dados de desempenho da campanha de forma segura. 

O que é blockchain na segurança dos dados no marketing digital?

O que é blockchain para segurança diz respeito ao desempenho da ferramenta em sua transparência. Nesse sentido, é importante conhecer algumas formas de como esse recurso auxilia na proteção dos dados em uma campanha.

Transparência

Essa é a forma mais importante, uma vez que essa transparência torna mais difícil manipular os dados, pois todas as transações são visíveis e rastreáveis.

Sistema de reputação

Com o uso de blockchain, é possível criar sistemas de reputação baseados em tokens ou criptomoedas. Dessa forma, eles incentivam e recompensam de forma genuína a participação legítima nas campanhas.

Validade de dados

O blockchain ajuda a garantir a validade dos dados relacionados às campanhas. Dessa maneira, as informações registradas não podem ser alteradas, o que se garante a integridade das métricas e dos resultados. 

o que é blockchain
Conhecer o conceito de o que é blockchain, é importante para aplicá-lo a sua empresa. Imagem de Tima Miroshnichenko no Pexels.

Contratos inteligentes

Os contratos inteligentes são programas baseados em blockchain que são feitos quando as condições são atendidas. Além do mais, eles decidem as regras e os termos das campanhas de marketing digital. 

Elimina intermediários

O uso do blockchain elimina a necessidade de validar e relatar os dados das campanhas de marketing. Isso reduz a manipulação dos dados por terceiros mal-intencionados. 

Além disso, as transações ficam registradas na rede blockchain, o que ajuda garantir a integridade dos dados e reduzir os riscos de fraude.

Verificação

O blockchain permite verificar se os dados e as informações são autênticas. Portanto, os registros não podem mudar e por meio deles é possível rastrear a origem e a integridade dos dados.

O que é blockchain dentro do mercado cripto?

Dentro desse mercado, o blockchain é a tecnologia que sustenta as criptomoedas e as transações financeiras realizadas nesse ambiente. 

No contexto das criptomoedas, como o Bitcoin e o Ethereum, por exemplo, o blockchain é usado para registrar e validar todas as transações feitas. Assim, cada uma delas é posta em um bloco, que contém dados como remetente, destino e valor da transação

Por que é tão importante?

A segurança que o sistema oferece é um dos principais aspectos, além disso, existem outros benefícios, como:

  • confiança;
  • sem autoridade central que controla as transações;
  • velocidade e eficácia;
  • acesso global;
  • inovação.

Portanto, no geral, o blockchain é importante para o mercado cripto devido à sua segurança, confiança, controle e potencial para a inovação.

Leia mais: artigos e notícias relacionados