Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é bug e quais as melhores formas de evitá-lo?

Saber o que é bug é útil para quando surgem falhas ou erros em um software, é uma maneira de evitar acidentes que possam trazer danos para a segurança do sistema.

Descobrir o que é bug é essencial para entender as melhores formas de preveni-lo. Aliás, existem ferramentas e técnicas que ajudam a impedir as falhas de lógica nos sistemas. Nesse sentido, isso é crucial para evitar possíveis ataques cibernéticos de algum hacker.

O que é bug?

Para entender o que é bug, saiba que ele se define como um erro ou falha que ocorre em um sistema, ou seja, é um comportamento incorreto. Portanto, é uma situação que o desenvolvedor ou o programa não espera ou que está fora do objetivo.

o que é bug
Uma das razões para saber o que é bug, é que ele pode ser o motivo para que surjam vírus em um computador. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Um bug pode surgir de vários problemas diferentes dentro de um sistema ou programa. Assim, durante a execução de algum software ou na hora de usar um hardware, pode surgir uma falha em:

  • lógica;
  • aritmética;
  • sintaxe;
  • recursos.

Entenda porquê os bugs são problemáticos

São falhas que podem ser bem difíceis de se prever e podem virar algo pior. Dessa forma, pode levar a alguma queda de desempenho ou até mesmo deixar o programa vulnerável a crimes virtuais, como:

  • roubo de dados;
  • hackers.

Há chances de trazer travamentos nos sistemas também e essas falhas são a entrada para vários crimes. Mas, ainda tem bugs maiores que podem precisar de uma reparação na mesma hora. 

Problema com hackers 

Um bug pode ser a razão para derrubar um sistema de segurança de algum aparelho. Então, pode comprometer algum dado ou senhas de contas bancárias. Por isso, existe a chance de hackers aproveitarem o momento para espalhar vírus e malwares.

Redes sociais

Até mesmo as redes sociais podem enfrentar bugs, o que torna o problema mais sério. Aliás, plataformas como o Facebook e a Microsoft já passaram por situações do tipo. Então, é um risco que pode afetar até mesmo os seus usuários.

Como identificar um bug?

Quando um bug ocorre, pode ser difícil continuar a usar um programa normalmente. Além disso, por ser uma falha de lógica, o que significa que a linguagem de programação entrou em conflito. Portanto, torna-se mais perceptível quando tem algum dano ao sistema.

Existem tipos diferentes de bugs, como o funcional onde tem a ver com as funções de um software. Dessa forma, volta-se para a atuação de um site ou aplicativo, porque podem não agir do modo que se espera.

Tem também o bug de conteúdo, que tem uma relação direta com aplicativos ou sites. Mas, se voltam para problemas com o texto, rótulos, links, dados e entre outros.

Bug visual

Esses erros são quando há problemas nas interfaces gráficas, ou seja, nas imagens das páginas e apps. Por exemplo, quando há alguma falha no layout de site ou com textos desalinhados. Aliás, esses bugs podem se modificar até se tornar um problema funcional.

O que é bug e como evitá-lo?

A respeito sobre o que é bug, ele é uma falha e a melhor maneira de evitá-lo é com versões beta. É uma prática comum na hora de lançar algum aplicativo ou software. Assim, pode-se dizer que o beta é um modelo de testes, com a intenção de:

  • ficar ciente de todas as falhas;
  • deixar fácil reportar erros.

Práticas de codificação 

Existem padrões de codificação que são essenciais para ter um programa bem-sucedido. Ainda mais porque uma organização precisa de um software que atue do modo mais perfeito possível. 

Uma empresa não pode ter tantas preocupações com os softwares, já que o foco é outro. Portanto, é importante dar atenção a todas as melhores práticas de codificação. É ótimo para evitar bugs e também existem ferramentas que ajudam a evitá-los.

o que é bug
Saber o que é bug é útil para quando um programa ou sistema deixa de funcionar corretamente. Imagem de DCStudio no Freepik.

Desenvolvimento seguro 

É essencial pensar no desenvolvimento seguro para evitar algum bug nos sistemas. Assim, a prática de criar um código com mais segurança ajuda a:

  • reduzir os incidentes;
  • gera menos tempo com manutenção;
  • diminui custos com retrabalhos.

Ao criar um bom código, também traz vantagens em conquistar a confiança do mercado. Dessa forma, pode ser útil para gerar autoridade e levar mais pessoas a usarem um programa ou sistema.

Precisa ser algo confiável para que não sofra com ataques cibernéticos. Portanto, desenvolver toda a codificação do modo mais seguro possível é essencial para qualquer sistema.

Melhora na qualidade dos códigos

Uma das formas de evitar um bug é melhorar a qualidade dos códigos do programa. Aliás, existem cinco fatores que servem para medir o quanto ele é bom:

  • confiabilidade;
  • testável;
  • portável;
  • capacidade para manutenção;
  • reutilização.

A forma de melhorar a qualidade é com uma codificação que tenha consistência. Portanto, deve-se testar e analisar todos os códigos antes do final de um projeto. Aliás, pode-se aproveitar de ferramentas automatizadas também.

Quais as ferramentas usar ao entender o que é bug?

Ao saber o que é bug, as melhores ferramentas para usar são as de bug tracking. Desse modo, elas são como um aplicativo que ajuda um desenvolvedor a ver detalhes como:

  • problemas;
  • aprimoramentos;
  • solicitações de mudanças.

O ponto essencial é saber quais serão os seus requisitos antes de usar uma ferramenta. Dessa forma, torna-se mais fácil evitar a opção errada para o projeto. Aliás, algumas alternativas servem para rastrear bugs e outras para gerenciar o programa.

Bugzilla

A ferramenta Bugzilla é uma das opções para rastrear os erros mais famosos que existem. Assim, é uma alternativa robusta, com bons recursos e algumas empresas conhecidas usa o mesmo, como:

  • Mozilla;
  • Wikipedia;
  • Red Hat;
  • Xamarin.

Tem uma boa segurança e conta com uma estrutura de banco de dados otimizada para dar um bom desempenho, além de escalabilidade. Além disso, também tem um recurso de consulta avançada que lembra todas as suas pesquisas.

É um sistema que se baseia na web, mas precisa ser instalado no servidor para utilizá-lo. Contudo, a sua instalação é bem prática e não gera grandes problemas.

Jira

Essa é uma opção simples de software que rastreia bugs e é ótimo para a gestão de projetos. Aliás, um dos seus recursos envolve os fluxos de trabalho personalizáveis. Mas, também tem outros detalhes que o tornam interessante, como:

  • importa outras ferramentas como Excel;
  • tem APIs completas para a automação.

Trac

Um dos dos programas mais fáceis de se usar com relação ao gerenciamento de bugs. Assim, ele tem várias formas ideais para acompanhar os eventos e as alterações de um projeto. Além disso, os seus maiores recursos são alguns bem eficientes, como:

  • dá suporte a vários projetos;
  • filtragem de spam;
  • tem suporte para plugins;
  • possui linha do tempo de todas as atividades recentes;
  • Wiki integrada;
  • as permissões são mais refinadas. 

O que é bug e quais foram os mais famosos?

Saber o que é bug também leva a descobrir que os mais famosos aconteceram com o WhatsApp e o Facebook. De fato, muitas falhas ocorreram nos sistemas das redes sociais. Por isso, tornaram-se famosos e nem todos lembram desses fatos.

o que é bug
Ao entender o que é bug, torna-se mais fácil cuidar da segurança de seus programas. Imagem de DCStudio no Freepik.

WhatsApp

Uma das plataformas que passou por problemas com bugs foi o WhatsApp. Por exemplo, no ano de 2018, teve uma corrente que possuía um emoji de esquilo. Além disso, também surgia uma frase que dizia ‘não toque aqui’. 

Ao seguir a instrução, acontecia um grande travamento no aplicativo. Aliás, ele só voltava a funcionar caso o dono do celular o reiniciasse. Contudo, apenas quem possuía um smartphone Android enfrentou esse problema.

Essa foi uma falha no sistema em que um hacker se aproveitou para fazer pegadinhas. Mas, o lado positivo é que não trouxe riscos e nem vazamento de dados de nenhum usuário. 

Microsoft

Um dos bugs que a Microsoft enfrentou foi no ano de 2018 no mês de outubro. Assim, a empresa precisou suspender a atualização para o Windows 10 October 2018. 

O problema foi devido a um bug que afetou os computadores dos seus usuários. Dessa forma, ele trouxe a remoção sem querer de alguns arquivos dentro dos PCs. Aliás, até mesmo alguns documentos chegaram a sumir depois dessa atualização.

Quando chegou o mês de dezembro, o caso foi resolvido e a liberação do sistema ficou suspensa. Assim, quando veio a atualização do software, os usuários puderam voltar a atualizar o Windows. 

Facebook

O Facebook também foi uma plataforma que passou por um bug no ano de 2018. Aliás, foi uma falha grave que acometeu a rede social e gerou problemas para vários usuários. As fotos não publicadas de diversas pessoas foram expostas com esse erro.

Durante essa falha, a empresa comunicou que o bug poderia ter afetado cerca de 1500 aplicativos de vários desenvolvedores. O erro atingiu todas as pessoas que deram permissão para o acesso de apps de terceiros às suas mídias na plataforma.

O que é bug e para o que serve o debug?

Na prática sobre o que é bug, existe uma técnica que ajuda a resolver o problema que leva o nome de debug. Este é um comando que serve para corrigir as falhas dentro do código-fonte. Assim, um programador pode usá-lo para pontos como:

  • localizar problemas na operação;
  • saber onde corrigir.

É uma ajuda para que os usuários naveguem por dentro de sites, apps ou softwares sem se deparar com erros. Contudo, ele é essencial para a fase de revisão e teste dos códigos. Então, torna-se muito útil para evitar maiores incidentes com os bugs.  

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes