Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é e-Business? Veja os impactos que ele trouxe para o mundo das vendas

O que é e-Business na prática se resume a um método de vendas que pode atingir pessoas do mundo inteiro e todo empreendedor de sucesso precisa conhecê-lo.

Hoje em dia, milhares de empreendedores querem saber o que é e-business. Isso porque, esse é um mundo que está otimizando as possibilidades de vendas e lucros para uma empresa. Então, com base nisso, você precisa conhecê-lo através deste artigo. 

O que é e-Business?

Definir o que é e-business, na prática, significa que se tratam de negócios feitos por meios eletrônicos, como a internet. Desse modo, via de regra, ele é usado em empreendimentos que são digitais por completo ou estão migrando para esse mundo. 

o que é e-business
Oferecer ferramentas de compras intuitivas e modernas faz parte de definir o que é e-business. Imagem de pressfoto no Freepik

É interessante saber que esse termo surgiu em 1955. Entretanto, só começou a fazer sucesso em 1977 e a partir desse ano, os empreendedores do mundo todo passaram a utilizar esse conceito.

Para que serve o e-Business? 

O e-business serve para tornar possível as relações digitais. Afinal, ele engloba desde o momento em que o comprador pesquisa um produto até quando o recebe em casa. Ou seja, abrange todas as etapas do funil de vendas.  

Ajuda no crescimento do seu negócio

O e-Business faz com que seja possível vender seu produto no mundo inteiro. Ou seja, se for feito um bom marketing digital, será possível avançar no funil de vendas com facilidade, o que eleva o lucro e faz o próprio negócio crescer junto.

Por que o marketing digital é importante? 

O marketing digital tem a responsabilidade de tornar o seu próprio produto valioso. Isso porque, através dele o seu consumidor perceberá o quanto ele é bom e necessário para a vida. Então, na prática, ele é importante porque faz o negócio movimentar. 

Para ficar mais claro, tente lembrar dos comerciais da Natura, Cacau Show e Magazine Luiza lojas. Assim, você perceberá que ao assisti-los, já sentiu a grande necessidade de ter uma barra de chocolate, perfume ou um móvel.

Esse sentimento se intensifica muito em épocas comemorativas como Dia das Mães, Natal e Ano Novo. Logo, nesses períodos a intensidade de marketing de conteúdo de forma geral se eleva, o que deixa claro que outro ponto é saber o momento certo para a publicidade. 

Existe diferença entre e-Business e e-commerce? 

Na prática, o e-commerce é um subproduto do e-Business. Isso porque, o primeiro se refere apenas às transações comerciais que são feitas online, enquanto que o segundo é sobre todo o processo de negociação.

As plataformas de e-commerce são cruciais para o empreendedorismo?

De forma resumida, as plataformas de e-commerce são a coluna vertebral do seu negócio. Desse modo, por meio delas o empreendedor digital cria uma identidade visual ao aplicar algumas características, como:

  • descrição do produto;
  • formas de pagamento aceitas;
  • imagens do item. 

Outro ponto importante é que nele você pode contar um pouco da história e objetivo da sua empresa. Portanto, de certa forma, ele é um meio para manter o seu negócio em pé, a fim de atrair clientes

Como o e-commerce vem mudando o empreendedorismo?

O e-commerce faz com que seja mais fácil conquistar o mundo todo com o seu produto. Desse modo, ele ajuda a elevar o lucro. Isso porque, as pessoas podem comprar os itens sem precisar sair de casa. 

A verdade é que na sociedade moderna, as pessoas buscam o máximo de conforto e praticidade. Logo, nada atende melhor esses dois requisitos do que oferecer a chance de realizar compras de forma virtual. 

Quando essa ideia se intensificou? 

Durante a pandemia de Covid-19, as pessoas não podiam mais sair de casa devido ao alto risco de contaminação. Assim, diversas lojas físicas tiveram que fechar suas portas e pensar em um método alternativo, com isso, o e-commerce se intensificou.

Acontece que devido a praticidade, mesmo após esse período, ele ainda continuou em alta. Desse modo, só no ano de 2022, ele conseguiu crescer mais de 24% e chegou a faturar em torno de R$ 262,7 bilhões. 

o que é e-business
Entender o mundo do SEO é crucial para compreender o que é e-business. Imagem de Drazen Zigic no Freepik

O que você deve ter em mente ao usar uma plataforma de e-commerce?

A realidade é que ao ter um e-commerce, você precisa saber que para ele fazer sucesso, é necessário ter uma boa proposta. Então, é crucial fazer boas publicidades e ter designers atrativos, além de bem feitos na página de forma geral. 

O e-commerce é mais competitivo do que o mercado físico? 

A realidade é que esse mundo consegue ser ainda mais competitivo do que o mercado físico. Isso porque, nele você vai competir com pessoas do mundo inteiro. Ou seja, não serão só as lojas do centro que podem ganhar maior destaque. 

Por fim, nunca esqueça que manter tudo atualizado mostra profissionalismo e segurança. Além disso, para que o negócio tenha sucesso, você vai precisar investir em treinamento e desenvolvimento de pessoas e entender o que é SEO.

O que é e-Business e quais são os seus principais benefícios?

Um dos principais benefícios que definem o que é e-Business é a agilidade no serviço ao consumidor. Logo, através dele você consegue alcançar o sucesso do cliente com maior facilidade. Além disso, há outros pontos interessantes, como:

  • redução de custos;
  • otimização dos processos.

Vale mencionar que em alguns casos, o cliente tem a possibilidade de realizar compras em horários não comerciais. Então, será mais fácil escolher o produto com calma e de forma precisa. Mas, claro que isso só se aplica se o seu negócio tiver esse tipo de configuração. 

Para empresas que trabalham no ramo alimentício, fica muito complicado deixar que as compras sejam feitas a qualquer momento do dia. Logo, o ideal é deixar sempre um aviso na página, para que os seus clientes saibam o horário para entrarem em contato. 

Então, o que é e-Business e quais são as suas principais tendências?

A verdade é que parte de saber o que é e-Business, requer entender que as suas principais tendências são o omnichannel. Ou seja, uma estratégia que visa melhorar a experiência do usuário. Além disso, há outros interessantes, como:

  • o voice commerce;
  • a inteligência artificial;
  • os preços dinâmicos.

É possível citar o cashback, que já é aplicado em diversas lojas grandes, mas que promete crescer muito ainda no mundo inteiro. Isso porque, ele gera a oportunidade do consumidor sentir que conseguiu ter vantagem financeira ao comprar o produto. 

Ao receber esse bônus, via de regra, o cliente tem a opção de trocá-lo por outro item ou abater no valor total de uma nova compra. Logo, esse é um método para incentivar a fidelização. 

O que é e-Business e quais os desafios para usar de forma eficaz?

Na prática, conhecer o desafio de estabelecer um bom relacionamento com o cliente faz parte da ideia sobre o que é e-Business. Afinal, sem isso, seria impossível realizar vendas de forma regular. Além disso, existem outros pontos desafiadores, como:

  • investir em uma publicidade eficiente;
  • dominar técnicas de SEO;
  • otimizar o acesso a página;
  • ganhar a confiança dos clientes.

Os cinco aspectos acima serão conquistados de forma gradativa, mas só se você tiver um bom time de marketing para lhe auxiliar. Contudo, caso não exista um orçamento para isso, veja a possibilidade de realizar cursos que mostram como funciona esse mundo. 

Como lidar com o desafio de segurança online com o e-Business?

Todo dia diversos criminosos tentam acessar as páginas para fazer desvios financeiros. Então, nesse caso, o seu papel será demonstrar que o seu site ou conta nas redes sociais mais famosas, como TikTok ou Instagram, são seguros e para isso:

  • obtenha certificados digitais que comprovem a adequação às normas de segurança;
  • use métodos de pagamento confiáveis;
  • seja sempre transparente;
  • cuide do layout da página de forma geral;
  • use sempre o próprio domínio em caso de site ou blog.

É interessante sempre deixar claro para o consumidor como ele deve identificar a sua página. Assim, evita a possibilidade dele entrar em outra parecida e acabar levando um golpe. Ao fazer tudo isso, será possível lidar com a questão da segurança com facilidade. 

Afinal, vale a pena investir e entender o que é e-Business?

Quando você entende o que é e-Business, passa a compreender que vale muito a pena investir nessa ideia. Afinal, esse é um mercado que só tem a crescer e possui a capacidade de atingir pessoas do mundo todo. 

Ao colocar em prática todas as dicas, você perceberá que ter um negócio nesse estilo abre possibilidades infinitas para a sua evolução. Logo, com tempo e persistência, a sua empresa poderá ser a próxima história de sucesso que inspira empreendedores.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes