Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que significa backup, sua importância e quais os passos para fazer no WordPress?

Saber o que significa backup e qual a importância dessa medida para evitar perder informações em caso de quedas no servidor é vital para quem tem um site na web

Entender o que significa backup é um aspecto essencial ao criar um site ou blog na internet, a fim de manter uma cópia segura das informações. Na maioria das plataformas de desenvolvimento, é possível realizar essa operação de forma simples em poucos passos.

O que significa Backup?

É importante saber o que significa backup, a ação de fazer uma cópia de arquivos armazenados em um computador ou servidor. Os dados podem ser transferidos para um dispositivo externo, como um disco rígido, por exemplo.

Com essa cópia de segurança, é possível restaurar a versão anterior de um site ou programa caso haja algum problema com o servidor. Assim, minimiza os riscos de perder informações relevantes como configurações ou uma lista de lead.

Por que é importante realizar essa ação?

Ao postar um conteúdo na internet, ele está suscetível a várias interferências que podem oferecer riscos, tais como:

  • problemas no servidor que hospeda o banco de dados;
  • malwares, ou seja, programas maliciosos para roubo de informações.

Nesse contexto, realizar o backup previne que caso uma dessas situações ocorra um site perca todo o histórico de publicações e tenha que iniciar do zero. Por isso, é importante realizar essa ação de forma periódica, para ter sempre uma cópia mais atualizada.

o que significa backup
Saber o que significa backup e sua importância é essencial, bem como, o passo-a-passo para realizar em cada plataforma. Imagem de Souvik Banerjee no Unsplash

O que significa Backup para WordPress e quais os tipos disponíveis?

No WordPress o que significa backup tem o mesmo conceito, ou seja, fazer uma cópia dos arquivos, para restaurar em caso de perda. Como uma das mais populares plataformas de CMS, ele traz diferentes opções para os usuários, sendo elas:

  • backup completo ou full backup;
  • incremental;
  • backup do banco de dados ou de arquivos.

A seguir, entenda melhor qual a diferença entre cada uma dessas alternativas e quando é indicado o uso delas.

Full backup

Como o nome sugere, a versão completa abrange todos os arquivos que fazem parte da estrutura de um site, dentre eles:

  • diretório raiz;
  • plugins;
  • mídias;
  • bancos de dados. 

Ainda que ocupe um espaço maior para armazenar, com ele é possível restaurar completamente um site, reproduzindo o status em que estava no momento do backup.

Incremental

Essa é a melhor opção para quem já possui um backup completo e quer apenas atualizar as informações. Isso porque, ele copia apenas aquilo que foi modificado a partir de uma data pré-definida. 

No caso de precisar restaurar totalmente um site, no entanto, é preciso combinar os arquivos do backup completo e os demais incrementais realizados posteriormente.

Backup do banco de dados

Esse formato se concentra em copiar informações como posts, páginas, comentários, entre outros dados dinâmicos. É uma opção muito útil quando se quer fazer uma alteração nos temas do site, e queira deixar uma cópia reserva por segurança.

Sistema de arquivos

Por sua vez, essa opção faz uma cópia de todos os arquivos do site, exceto o banco de dados, caso queira restaurar dados antigos, sem mudar os temas e plugins já configurados.

o que significa backup
Saber o que significa backup e quais tipos usar para cada necessidade ajuda a economizar espaço no armazenamento. Imagem de Brian Abuga no Unsplash

O que significa Backup Automático no WordPress?

Saber o que significa backup automático é muito útil, uma vez que ele realiza a cópia de segurança de forma periódica como programado. Assim, poupa o tempo do usuário do site, que não precisa fazê-lo manualmente.

Quais os passos para configurar?

O primeiro passo para configurar é adicionar um plugin, como o UpdraftPlus, que é gratuito. Em seguida, basta realizar as seguintes ações para definir a frequência e local de armazenamento dos dados:

  • clique no menu WordPress e depois em Backups do UpdraftPlus;
  • vá até a tela configurações, e escolha a frequência de realização;
  • escolha ainda a quantidade de backups retidos, para não gastar muito espaço;
  • insira o local onde os arquivos vão ficar, como no Google Drive, por exemplo;
  • em seguida, será preciso autenticar a conta, inserindo usuário e senha;
  • após a vinculação, basta clicar em backup agora para a primeira cópia. 

Com esses passos, o sistema vai realizar os próximos backups de forma automática e salvar a cópia dos arquivos como solicitado na pasta do Drive ou quaisquer outros aplicativos de armazenamento em nuvem.

Quais são os riscos de não fazer o que significa backup no WordPress?

Saber o que significa backup é vital para evitar riscos de não fazê-lo, como a perda de dados, bem como erros humanos e impacto no SEO. Além disso, as chances de ataque de malware e hacking, e falhas no hardware são maiores.

Confira a seguir alguns dos principais riscos de não adotar essa prática e como eles podem afetar o bom funcionamento da sua página da web.

Perda de dados

Sem os backups regulares, os dados do seu site, como, por exemplo, postagens, páginas, comentários e configurações personalizadas, estão expostas a danos irreversíveis. 

Em caso de haver uma falha crítica, como corrupção de dados ou exclusão acidental. Aliás, a restauração dos conteúdos pode ser impossível sem as cópias de backup.

Outro prejuízo pode ocorrer na confiança dos usuários, ainda mais se seu site for uma fonte de informações críticas, como em blogs, lojas online ou sites institucionais.

Ataque de malware e hacking

Hackers podem ganhar controle total ou parcial do seu site, além de manipular ou bloquear o acesso ao painel de administração. Isso não só afeta a operação normal, mas também pode comprometer a capacidade do dono de gerir e controlar as operações da página.

O backup ajuda a recuperar seus dados de forma rápida e eficaz após um ataque, ou seja, restaurar o site para um estado anterior ao incidente, o que é ideal para:

  • mitigar danos;
  • reduzir o tempo de inatividade;
  • proteger a reputação online
  • criar uma camada extra de proteção.
O que significa backup, sua importância e quais os passos para fazer no WordPress?
Entender o que significa backup evita risco de ataque de malware. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Falhas de hardware

Se a sua hospedagem não for resiliente ou se não houver redundância, a falha de um único hardware pode trazer danos graves. Sem backups, então, recuperar esses dados pode ser quase impossível.

Se a falha de hardware exigir a migração para uma nova base ou provedor, pode ser ainda mais complicado esse processo. Afinal, pode levar à perda de dados e à lentidão na página do site.

Erros humanos

Excluir uma página crucial, bem como uma postagem ou até mesmo mídias relevantes pode não se tornar uma dor de cabeça, desde que você faça backups de tempos em tempos.

Para os usuários mais avançados que mexem no código-fonte do site, por outro lado, erros de digitação ou alterações erradas podem causar falhas graves no funcionamento. 

Impacto no SEO

Se seu site sofrer uma queda devido a problemas técnicos ou perda de conteúdo, isso pode afetar, portanto, de forma negativa a classificação nos motores de busca. Alguns dos danos que podem ocorrer são:

  • quebra de links;
  • maior taxa de rejeição;
  • perda de posições para PCs importantes;
  • menor autoridade de domínio.

Onde armazenar o que significa backup de forma segura?

Após saber o que significa backup, é crucial saber que o lugar seguro para guardá-lo é em serviços de nuvem, como, por exemplo, Google Drive, Dropbox e OneDrive.

Transferir seus dados para um servidor FTP ou SFTP (SSH File Transfer Protocol) também é uma opção segura, mas não deixe de configurar conexões seguras e de usar credenciais fortes.

Quais as dicas avançadas sobre o que significa backup?

Além de o que significa backup é importante aprender como restaurar um site a partir dessa cópia salva. Outro ponto essencial é conhecer os recursos de segurança que devem ser aplicados para garantir a integridade dos arquivos.

Como restaurar seu site WordPress a partir de um Backup?

Para recuperar um site a partir do backup, o primeiro passo é baixar a pasta com a cópia de segurança. Caso tenha realizado o backup incremental, será preciso fazer o download do arquivo principal e das demais atualizações. 

Em seguida, basta acessar o painel de administração, o que pode ser feito ao digitar o endereço www.seusite.com/wp-admin. A fim de evitar erros, é recomendado desativar os plugins, pelo menu correspondente. 

Isso não é o mesmo que desinstalar plugins do WordPress, uma vez que eles ficam apenas suspensos durante a restauração, e depois podem ser ativados novamente. Na sequência, siga o passo-a-passo a seguir:

  • envie os arquivos para o diretório do site;
  • restaure o banco de dados, selecionando o arquivo importado;
  • verifique se é preciso atualizar alguma URL.

Como aumentar a segurança do Backup no WordPress?

O primeiro ponto para garantir a segurança é escolher um local de armazenamento seguro, por isso o ideal é evitar opções de hospedagem compartilhada. Portanto, a melhor escolha é guardar os arquivos em nuvem ou em dispositivos externos protegidos.

Outro ponto importante é usar o recurso de criptografia para proteger os dados do site, bem como, usar senhas fortes, que não possam ser facilmente corrompidas. Além disso, restrinja o acesso a esse tipo de arquivo apenas para o administrador e pessoas próximas.

Quais melhores provedores para o que significa Backup para WordPress?

Para quem já sabe o que significa backup e quer executar, é bom escolher entre os melhores provedores como o UpdraftPlus ou VaultPress. Mas, além desses, existem diversas outras opções com mais recursos de acordo com a necessidade, como:

  • BlogVault;
  • BackWPup;
  • BackupBuddy.

O UpdraftPlus é gratuito e oferece algumas facilidades para quem tem um site pequeno e não quer gastar com esse item. Assim, é possível configurar a frequência para salvar os arquivos e integrar uma conta para armazenar em nuvem.

Já o Vault, que hoje faz parte do Jetpack, é da mesma empresa que cuida do WordPress, por isso, garante a segurança nas informações. Eles oferecem backups automatizados em tempo real, monitoramento de segurança e restauração com um clique.

Como escolher a melhor solução?

Na hora de escolher, é preciso considerar o tamanho do site e o volume de informações reunido em um backup. Um blog simples, que ainda está no início pode ter um backup salvo em uma conta no Drive. 

O mesmo não se aplica a um site muito extenso, porque há uma enorme quantidade de arquivos, mídias e plugins. Por isso, uma opção mais avançada facilita a guarda dos dados, além de garantir mais segurança e rapidez caso precise restaurar.

Quais os erros mais comuns sobre o que significa Backup de WordPress?

Mesmo quem sabe o que significa backup comete erros básicos, como não testar a integridade dos dados. Esse é um aspecto muito importante, porque muitas pessoas só se dão conta que o arquivo está corrompido quando precisam dele. 

Caso aquela seja a única cópia existente de um site perdido, não será possível restaurar. Dessa forma, ao realizar o procedimento pela primeira vez, é importante verificar a integridade, em sites próprios para isso. 

Outra sugestão é fazer um teste de restauração, a fim de identificar possíveis falhas ou lacunas que precisem de atenção.

Por que é importante fazer backups regulares?

Essa medida garante que em caso de perda do site, a versão do backup existente será a mais próxima da última. Logo, de acordo com o volume de postagens em um endereço web, é ideal fazer o backup a cada 24 horas, ao menos das atualizações.

 o que significa backup
Além de saber o que significa backup é essencial entender a importância de realizar com frequência. Imagem de Stock Snap no Pixabay

Como otimizar o que significa Backup pode melhorar o desempenho do site?

Ao entender o que significa backup, vale destacar que o ideal é realizar a ação fora dos horários de pico de acessos. Isso evita uma sobrecarga no servidor dedicado, que pode tirar o site do ar, por exemplo.

Nesse contexto, além de atrapalhar a experiência do usuário, ainda pode ficar com lacunas em razão das interações realizadas durante aquele período. Portanto, o melhor é analisar os horários em que há menor volume de acessos para programar.

Em geral, a escolha ideal é configurar o backup automático para rodar durante a madrugada, para não atrapalhar os usuários.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes