Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Press kit: Entenda o que é e quais os benefícios que ele oferece para a estratégia de marketing

O press kit é um kit preparado para a imprensa com a intenção de apresentar um novo projeto para ela, então, saiba como compor esse pacote a seguir e qual sua importância.

Press kit é um conceito já tradicional para o marketing e é muito importante para as relações públicas das marcas com as redes de mídias. Por isso, mesmo com as inovações digitais, essa ainda é uma necessidade para quem deseja estreitar esse contato, veja mais.

O que é press kit?

Press Kit representado por caixinha de papelão decorada com frase "Make a Wish" ou faça um desejo em tradução livre
O Press kit é um tipo de presente ou brinde dado como um modo de criar um marketing orgânico para a marca. Imagem de Monstera em Pexels.

Press kit, ou kit de imprensa, é algo que surgiu na parte de assessoria de imprensa com a intenção de apresentar um novo produto ou serviço para a mídia. Dessa forma, trata-se de uma prática onde se encontram objetos que traduzem aquele negócio.

Vale lembrar que a prática sofreu muitas mudanças ao longo dos anos, mas ainda se mantém relevante, mesmo ao longo do tempo. Isso porque, são ações concretas para divulgar e criar um reconhecimento de marca e leva em conta o custo-benefício e a chance de retorno real.

A base desse pacote é uma carta, conhecida no setor de vendas e marketing como release, que serve para se apresentar. Então, nela o assessor de imprensa apresenta a empresa, com um pouco de seu histórico e a explicação de serviços e o propósito do contato.

O que mais existe no press kit?

Fora a carta de apresentação, o press kit deve contar com produtos interessantes que consigam traduzir na prática o serviço prestado. Ou seja, a oportunidade de que a imprensa tenha acesso ao que se oferece e com isso tenha uma boa impressão da marca e do produto.

No início dessa produção a intenção era agradar os jornalistas para que eles divulgassem de modo espontânea quando gostam. Assim, era uma chance de visibilidade fundamental para que as organizações se tornem mais populares e com isso ampliar as vendas.

Hoje em dia tem um visual diferente porque se adaptou ao novo momento das instituições. Além disso, os meios de comunicação mudaram com o passar do tempo e as mídias tradicionais já não são efetivas, enquanto, as redes sociais se destacam cada vez mais.

Quais os benefícios da estratégia?

A grande vantagem do press kit é que ele oferece chances maiores de gerar uma divulgação espontânea. Isso porque, ele se relaciona com os veículos impressos e ao mesmo tempo com os influenciadores digitais, de modo mais barato e eficaz do que em anos atrás.

Vale a pena dizer que é preciso filtrar bem os seus canais, já que muitos ainda tem um custo alto e é necessário avaliar bem esse aspecto. No entanto, os benefícios gerais desse pacote são, os que estão listados logo a seguir, confira quais são eles:

  • custo-benefício;
  • marketing orgânico;
  • aumento na taxa de conversão.

Para conseguir esses itens é bom que a sua estratégia de marketing seja bem clara e que se execute com muita maestria, para chegar ao resultado final desejado. Dessa forma, as chances de que isso lhe ajude na construção da imagem e na divulgação, se torna bem efetiva.

Qual a diferença para o mídia kit?

O press kit é um conjunto de ações com um objetivo de gerar uma divulgação orgânica em qualquer veículo de comunicação. Enquanto isso, o mídia kit é um relatório que envolve dados importantes para os meios de comunicação, como:

  • audiência;
  • engajamento;
  • popularidade.

Vale dizer que esse canal pode ser variado, desde os aspectos mais tradicionais até os novos modelos virtuais. Por isso, dá para obter essas métricas mesmo com um influenciador digital.

Esse material é uma espécie de portfólio que tem a meta de mostrar para o anunciante quais são os benefícios em números de comprar um espaço de propaganda. Portanto, o mídia kit também apresenta o valor de serviços, para que se calcule o retorno sobre investimento.

Press Kit representado por presente embalado com laço vermelho
O Press kit tem um nome similar ao mídia kit, mas são conceitos bem distintos. Imagem de Laura James em Pexels

Como fazer um press kit de qualidade?

Para ter um press kit de qualidade é preciso que se planeje muito e que se use itens pontuais para chamar a atenção e agradar. Dessa forma, vale a pena conhecer um pouco mais sobre como montar seu pacote a seguir.

Faça um bom plano

O primeiro passo é desenvolver um plano de ação para o seu conjunto, que seja possível e definir uma meta. Assim, é crucial saber que por mais que seja de bom grado presentear, não dá para esperar que todos farão uma divulgação de modo gratuito para a sua marca.

É bom estabelecer quem é o seu público-alvo ou ainda ser mais específico em conhecer a sua persona. Além disso, é crucial entender quais são os seus objetivos em relação a sua audiência e quais traços deve analisar para atingir eles.

Como pensa de modo racional

Nessa etapa é crucial manter uma coerência com o que se oferece no press kit e a quem os seus produtos podem agradar de verdade. Então, é crucial ser coerente com as suas ideias, com as pessoas que você pretende atingir e com quem pode te propiciar isso.

É sempre preciso ter cuidado com o nível do seu investimento, mesmo quando a associação é com uma figura ou mídia famosa. Isso porque, chegar a muitas pessoas não é útil se elas não forem qualificadas e educadas em relação a sua solução e não te ajudará a conquistar clientes.

Defina o objetivo da sua ação

Um ponto crucial é entender qual a meta de enviar os seus produtos para alguém. Dessa forma, se sua marca não tem uma campanha específica é preciso repensar toda a sua estratégia e entender como aplicar esse tipo de presente.

Nesse caso o press kit pode ser substituído por press release, que é algo mais genérico, cuja a única intenção é contar um pouco da história da marca. Então, quem recebe, consegue conhecer a marca e analisar algumas de suas principais soluções.

Para que a ação se torne efetiva é necessário conseguir chamar a atenção do seu público e fazer com que ele goste do que vê. Por isso, é crucial usar a criatividade para se destacar e atrair o interesse dos influenciadores digitais e de outros canais.

Quando começar a colocar o seu plano em ação?

Existem oportunidades tidas como principais para quem deseja começar a elaborar esse plano de marketing. Assim, uma das principais datas são as comemorativas, como aniversário da marca e dias das mães, mas, vale dizer que elas têm que fazer sentido com a sua organização.

O único ponto que deve ter o máximo de atenção é que o press kit deve sempre ser enviado com algum objeto de divulgação própria. Dessa forma, procure por alternativas que possam se tornar efetivas para despertar interesse.

Use a sua criatividade

Para que o brinde agrade a todos é interessante ser criativo para chamar a atenção. Isso porque, é crucial que a marca tenha um aspecto que se diferencie das outras alternativas e que se torne mais efetiva.

Hoje os hábitos de consumo da população são bem mais rígidos e com uma grande oferta é preciso achar um modo de se destacar. Portanto, é necessário investir para se destacar e se tornar a melhor opção, o que é possível com a análise de métricas de marketing.

Press Kit representado por mãos femininas entregando presente a alguém
O Press kit precisa de muita criatividade para se destacar dos itens tradicionais feitos pelos seus concocrentres. Imagem de Laura James em Pexels.

Como se destacar?

Vale dizer um press kit com presentes que não tem uma relação direta com a marca pode não fazer muito sentido no início, mas podem se tornar distintos. Então, fugir do senso comum é bom para melhorar o seu alcance e ser diferente dos seus rivais que também buscam espaço.

 O release também é um conceito muito importante, já que dá para usar essa oportunidade para ir além de escrever as cartas. Assim, muitos locais optam por fazer charadas, adivinhações ou qualquer atitude que torne a prática mais dinâmica.

Quais os principais exemplos de press kit?

Hoje o press kit já é um item de sucesso de algumas marcas e vale a pena conhecer quais são os principais modelos. Dessa forma, veja a seguir algumas ações bem interessantes que tem o poder de inspirar a sua marca.

Uaimoré

Essa é uma homenagem ao povo mineiro que fez a Aymoré se destacar da concorrência por meio da ação. Então, a empresa enviou o seu brinde para influenciadores da região e conseguiu construir uma boa repercussão nas redes sociais.

Campanha de reciclagem da Nike

A Nike é uma das maiores marcas na hora de elaborar boas campanhas e no ano de 2010 ela divulgou uma nova coleção de uniforme da seleção brasileira. Por isso, cada uma das camisetas usadas pelos jogadores usavam ao menos 8 garrafas PET em sua composição.

Para divulgar a ação para a mídia, a instituição colocou cada camiseta dentro de uma garrafa e enviou o press kit. Além disso, junto com o objeto inusitado se acompanhava também um pen drive, que é um modo bem inovador de divulgar o release.

Como criar o seu press kit?

O press kit tem que ser feito com muita criatividade e com um propósito de montar uma estratégia de envio com os melhores pilares de comunicação. Dessa forma, quem seguir as dicas do post, tem grandes chances de ter sucesso em seus produtos.

É preciso buscar um nível bem alto de marketing de relacionamento para poder ter retornos precisos. Assim, caso consiga elaborar um projeto de sucesso, maiores são as suas chances de criar um tráfego orgânico e aumentar as suas vendas de forma natural.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes