Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Profissões do futuro: veja quais são as opções de carreiras

As profissões do futuro surpreendem quem está acostumado apenas com os trabalhos tradicionais, assim cada ano que passa surgem novas opções, veja algumas delas.

As profissões do futuro surgem com a mudança no mercado de trabalho que traz novas possibilidades de atuação para os profissionais. Por isso, a todo momento, surgem opções diferenciadas de carreira, dessa forma, é interessante conhecer as principais delas.

Por que existem profissões do futuro?

As profissões do futuro surgiram, porque muitas funções de atendimento, antes feitas por humanos, passaram a ser automáticas. Isso porque, as novas tecnologias tomaram espaço das pessoas, mas abriram áreas de atuação diferentes.

Montagem com mulher de pé parada diante de imagem com código binário e código de programação de sistema em forma de holograma representando Profissões do futuro
Existem várias profissões do futuro que podem agradar os mais diversos perfis. Imagem de ThisIsEngineering em Pexels.

Muitas carreiras deixaram de existir por conta dessas mudanças, mas em compensação, várias têm aparecido e é preciso se adaptar a esse novo mercado. Afinal, hoje o conhecimento técnico é bem mais valorizado e desejado pelas empresas que querem se consolidar.

A área de gestão também tem um grande destaque nessas novas necessidades. Dessa forma, são oportunidades interessantes para quem quer se colocar em uma vaga de trabalho e deseja ter chances de receber mais, conheça as principais atividades a seguir.

Quais são as profissões do futuro mais comuns?

Hoje há várias profissões do futuro como técnico em telemedicina, especialista em Inteligência Artificial e guia de loja virtual. Elas podem ser aplicadas em várias áreas distintas e para um público-alvo diferente.

A partir disso, então, vale a pena conhecer um pouco sobre cada uma delas e ver qual se adequa mais ao seu perfil profissional.

Qual a função de um gestor de resíduos?

Uma das grandes opções no setor é se tornar gestor de resíduos, já que hoje um dos maiores problemas do mundo é a alta produção de lixo. Assim, há uma necessidade de se conscientizar a respeito da reciclagem e como diminuir a quantidade de poluentes.

É bom ressaltar que as previsões não são as melhores para a natureza. Por isso, quem pretende investir nas carreiras de meio ambiente e sustentabilidade faz uma aposta bem útil para o futuro.

O gestor de resíduos é o responsável por entender e analisar novas formas de lidar com o lixo gerado. Então, a sua função é desenvolver tecnologias e estratégias para reutilizar esse material e transformá-lo em uma nova fonte de renda para as marcas.

Engenheiro ambiental é uma das profissões do futuro?

Outra das profissões do futuro é o engenheiro ambiental, que já é uma carreira tradicional em todo o país. Mas, as chances de que o profissional se torne muito desejado pelas empresas se torna cada vez mais real.

Esse perfil tem em sua formação a capacidade de analisar práticas atuais e buscar soluções menos invasivas para o meio ambiente. Dessa forma, é preciso entender como diminuir a quantidade de rejeitos gerados em cada processo.

O ato “pensar verde” tem que ser aplicado em cada ação que o engenheiro tenha. Portanto, ele é capaz de entrar como consultor ou executor de obras com ações que tragam o menor impacto possível para a natureza.

Quais são as suas outras responsabilidades?

Essa é uma das profissões do futuro que conta com outras responsabilidades como ser capaz de adequar os hábitos que já existem e são nocivos. Então, é preciso saber aplicar as leis em relação ao tamanho de prédios nas grandes cidades e sobre áreas verdes em cada obra.

Qual o trabalho de um Walker ou Talker?

O trabalho de Walker ou Talker é algo como Andador ou Falador em sua tradução. Dessa forma, consiste em pessoas responsáveis por fazer companhias para idosos, mesmo que por meio de uma plataforma online.

Vale ressaltar que a sua função não é ser cuidador ou enfermeiro com responsabilidades físicas. Assim, a principal necessidade é conversar todo dia com eles para que se sintam menos solitários e tenham uma rotina mais agradável.

Pessoa fazendo análise e desenvolvimento de sistemas programando código em notebook
Nas profissões do futuro é interessante entender sobre tecnologia e meios digitais. Imagem de Oluwaseun Duncan em Pexels.

O que faz um especialista em Inteligência Artificial?

Uma das profissões do futuro mais conhecidas é se tornar especialista em Inteligência Artificial. Isso porque, hoje várias empresas têm se empenhado para criar esse serviço e o mercado está cada vez maior.

O universo envolve um amplo trabalho de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias. Por isso, algumas das características mais ideais para o trabalhador é ser criativo e entender sobre várias linguagens variadas como:

  • Java;
  • C++;
  • Arduíno;
  • TypeScript.

Para lidar com esse tipo de função existe no mercado o engenheiro de softwares e mecanismos de IA. Então, depois de se formar é possível trabalhar em suporte, construção, consultoria e ajudar até mesmo a área de marketing.

Qual a função de um engenheiro hospitalar?

Outra das profissões do futuro que existem hoje em dia e que pode ter uma aplicação ainda maior é o engenheiro hospitalar. Isso porque, a medicina tem sofrido avanços incríveis todos os dias e a tendência é que isso apenas aumente.

A ideia de se formar nessa área é se tornar uma pessoa responsável por descobrir e gerar novas tecnologias. Além disso, ele tem que desenvolver estratégias de vendas e saber executar a gestão de equipamentos, como ferramentas de automação e da equipe.

O que faz um técnico em telemedicina?

Esse é um trabalho que gera muita polêmica por conta do estilo de tratamentos. No entanto, já há atendimento médico feito a distância em vários locais do mundo e a prática se popularizou ainda mais ao longo da pandemia.

Hoje, o Conselho Federal de Medicina no Brasil já tem leis e normas para começar o trabalho de telemedicina. Dessa forma, essa é uma das profissões do futuro que mais requer ética e cuidado para que se realize.

Com o aumento da tecnologia, existe cada vez mais necessidade de alcançar áreas remotas para prestar bom atendimento. Portanto, essa é a forma ideal de facilitar os atendimentos médicos e dar o máximo de cuidado para as pessoas.

De que modo ser guia de loja virtual?

O e-commerce mudou muito a dinâmica de vendas, mas abriu chances diferentes para quem deseja aprender mais sobre o assunto. Então, o antigo vendedor de loja física, pode hoje prestar consultoria e ajudar que as compras sejam executadas de outro modo.

Essa é a oportunidade ideal para quem deseja diminuir as chances de perder clientes por não contar com informações suficientes. Assim, essa é uma das profissões do futuro mais necessárias para o marketing digital.

O trabalhador nesse segmento age como um suporte ao cliente em tempo real. Por isso, a grande função é prestar consultoria sobre produtos, serviços e até mesmo tirar alguma dúvida sobre a plataforma em questão.

Que tal fazer a curadoria de memórias pessoais?

Esse é um segmento bem futurista que apesar de ter aplicações práticas ainda causa muita estranheza. Dessa forma, o curador de memórias pessoais é o responsável por vasculhar a vida inteira de uma pessoa e selecionar as suas lembranças.

A intenção é conseguir gerar o mundo real junto com a realidade aumentada, para propiciar um jeito novo de eternizar lembranças. Portanto, essa é uma aplicação que no momento é bem teórica, mas é uma das profissões do futuro mais diferentes e novas.

Pessoa usando notebook para analisar gráficos em sua tela sobre mesa cinza
Há várias profissões do futuro interessantes, basta escolher a que se adequa mais ao seu perfil. Imagem de ThisIsEngineering em Pexels.

Criador de realidade aumentada é uma das maiores profissões do futuro?

A realidade aumentada ganha cada vez mais espaço no mercado e o metaverso se torna um conceito cada vez mais real. Por isso, usar a tecnologia na área de vendas é uma prática que interessa a muitas pessoas.

Hoje em dia, empresas de arquitetura e de construção já oferecem a experiência para dar uma perspectiva única aos seus clientes. Assim, é possível ter uma experiência bem realista para saber como o local ficará. 

Essa é uma das profissões do futuro muito úteis para quem deseja investir em uma formação que já conta com aplicação prática. Mas, é bom ressaltar que as tecnologias ainda têm um preço elevado.

O que faz um especialista em cloud computing?

A computação em nuvem é um dos conceitos mais discutidos e estudados nos últimos anos. Dessa forma, quem atua nessa área é alguém responsável por organizar e gerenciar o segmento. Então, tem que discutir e gerar novas formas de armazenar dados nos sites.

Como funciona ser profissional de Big Data?

O trabalhador de Big Data é um dos especialistas cruciais para o futuro nas redes. Isso porque, ele tem que estar apto para atuar de modo estratégico para lidar com um alto volume de informações e as suas funções com dados são:

  • categorizar;
  • analisar;
  • tratar.

Essa é uma das opções mais legais, porque a armazenagem online é imensa e precisa ter uma atualização constante. Portanto, é um nicho de mercado com grande potencial para se tornar um líder de segmento.

Como escolher uma das profissões do futuro?

Para selecionar uma das profissões do futuro é necessário entender como é o seu perfil e em que área deseja atuar. Mas, além de todas as opções, o setor do marketing também se destaca muito por ser eficaz para promover marcas e as funções são distintas como:

Quem deseja se aventurar em qualquer uma dessas carreiras tem que selecionar uma delas e buscar o máximo de conhecimento para atingir a excelência. Dessa forma, terá mais chances de conseguir sua vaga no mercado de trabalho.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes