Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Diretor de vendas: como atua esse profissional?

O diretor de vendas é o profissional responsável pela equipe de vendas e que oferece suporte até mesmo ao CEO, por isso, é importante entender toda a sua área de atuação.

Diretor de vendas é um cargo muito importante para a maioria das marcas e quem deseja ocupar ele precisa se preparar para ser um profissional completo. Por isso, veja a seguir mais sobre como atuar nessa área e o que se espera de resultados ao contratar essa pessoa.

O que é um diretor de vendas?

A definição de diretor de vendas é muito ampla, mas no geral ele é responsável pelas estratégias comerciais. Então, é o gestor que lida com toda essa área e é determinante para o sucesso porque é tido como uma força motriz para o negócio.

Hoje o setor influencia o ritmo de produção, o que importa para ajudar a estimular o crescimento e também a impedir que a empresa sofra com retrações da economia. Dessa forma, é alguém que pode guiar a marca para novos mercados.

O profissional tem ligação direta com todas as estratégias da marca para se expandir para novos mercados. Além disso, é quem converte todo o investimento e esforços da empresa em lucros reais para ela, ao atingir seu público-alvo.

Como se destacar na área?

Para se destacar é crucial entender as fraquezas dos processos e também os pontos fortes por meio de uma análise SWOT. Assim, é necessário desenvolver uma dinâmica de trabalho com foco em alta performance e resultados.

O primeiro passo para saber como funciona a atuação do diretor de vendas é entender os setores onde seu trabalho é mais efetivo. Portanto, a seguir estão mais informações sobre como é o serviço desse profissional.

Homem que ocupa cargo de Diretor de vendas trabalhando em escritório de empresa diante de mesa de madeira, usando celular e notebook
Um bom diretor de vendas deve reunir várias habilidades para desenvolver bem suas atividades. Imagem de Andrea Piacquardio em Pexels.

Quais as funções de um diretor de vendas?

Um diretor de vendas tem várias funções e precisa ter inúmeras habilidades e capacidades para tomar as melhores decisões. Então, é crucial ter o conhecimento técnico da negociação e ver como engajar uma equipe em busca dos melhores resultados.

Para te ajudar a compreender mais sobre essas atividades, o ideal é assimilar quais são as principais. Dessa forma, veja a seguir algumas delas, aprenda como se destacar e como se tornar um profissional de qualidade.

Definir as estratégias

O diretor de vendas tem, como uma das suas maiores responsabilidades, a obrigação de definir as estratégias e montar uma equipe focada em resultados. Por isso, no mundo corporativo ele tem que alinhar as expectativas das metas e a capacidade do time.

Quem atua nessa área tem que ser capaz de lidar com software ERP e ter uma noção básica da linha de produção. Além disso, deve estar em conjunto com o time de marketing para construir uma relação boa com o cliente.

Hoje o ERP para alavancar as vendas é um dos sistemas mais usados nas empresas por conta de suas ferramentas. No entanto, como é complexo e tem um valor alto demanda um processo de venda mais elaborado, o que requer esse profissional.

Alinhar-se com todos os setores

É importante dizer que a estratégia também considera os planos e as direções do negócio. Então, é crucial que o diretor de vendas trace planos que conversem com todos os outros setores e que mantenha a visão e a missão da marca.

Acompanhar as métricas

O profissional tem que ser capaz de ler e analisar o percentual de lucro e os dados coletados de sua atuação. Isso porque, a busca por alta performance nas vendas é algo constante, onde a avaliação de cada aspecto se faz mais do que necessária.

Hoje há diversos indicadores de desempenhos tidos como KPIs ou métricas. Portanto, essas são ferramentas bem valiosas e entre as opções mais interessantes estão listadas a seguir:

  • ticket médio;
  • leads gerados;
  • taxa de conversão;
  • costumer lifetime value (CLV);
  • ROI.

O diretor de vendas tem que entender cada um desses itens e definir quais são mais necessários para se analisar em cada situação. Dessa forma, é bom acompanhar cada etapa para ter uma visão geral do setor e da performance de cada vendedor.

Como usar as métricas?

É bom que se tenha um olhar criterioso para os indicadores e entender como eles devem ser feitos para definir planos de metas e indicar a necessidade de ajustes. Assim, é bom que se treine, reveja, aprimore e crie um ciclo de melhorias constantes.

Apoio ao CEO

Outra das funções mais interessantes do diretor de vendas é reportar e apoiar as ideias do CEO da empresa. Por isso, é necessário mostrar como o trabalho deve se desenvolver e quais os caminhos a tomar para atingir as metas.

Para que o processo funcione, o chefe tem que conhecer o potencial do setor comercial. Então, é necessário estipular um planejamento anual e estudar junto ao superior se o departamento tem capacidade para alcançar seus objetivos e corresponder às demandas.

Uma empresa de sucesso deve ter uma união entre o CEO e esse profissional, que precisa se alinhar e avaliar sempre os resultados obtidos. Isso porque, apenas em conjunto há meios de consolidar uma marca e aprimorar o negócio.

Colaboradores de empresa em auditório sentados em cadeiras enquanto assistem palestra de Diretor de vendas
É função do diretor de vendas ler métricas, analisá-las e passar os resultados ao seu time. Imagem de ICSA em Pexels.

Liderança

O diretor de vendas precisa ter a habilidade de liderança para conduzir a sua equipe em busca dos melhores resultados. Dessa forma, ele tem que desenvolver métodos para incentivar, motivar e recompensar seu time e gerar laços de respeito e confiança.

Um bom líder precisa entender como delegar projetos e desafios de acordo com as habilidades de cada um. Portanto, às vezes tem que transferir a liderança para quem tem mais propriedade para lidar com uma etapa específica do processo.

É crucial conseguir potencializar todos os pontos positivos dos seus colaboradores e estabelecer uma boa relação com eles. Assim, essa é uma característica necessária para quem deseja ter um bom nível de comunicação e de estratégia de vendas.

O diretor de vendas deve recrutar e desenvolver talentos?

Um bom diretor de vendas tem que evitar a rotatividade de seu setor e para isso a parte de recrutar precisa de um empenho maior. Dessa forma, o gestor tem que trabalhar junto com o RH, criar um processo para recrutar, desenvolver e reter talentos, por exemplo.

Recrutamento

Na hora de contratar o seu time é bom delimitar as características e habilidades buscadas para integrar o time. Além disso, vale dizer que é essencial ter skills variadas para conseguir ter pontos de vistas mais amplos e tomar as melhores decisões.

Desenvolvimento

É crucial estabelecer um calendário de treinamento e de reciclagem para a sua equipe. Então, é bom ter reuniões periódicas onde se possa alinhar os trabalhos ao mesmo tempo que se identifica e lapida os talentos.

Retenção

O diretor de vendas tem que diminuir a rotatividade para criar uma equipe confiante e com empatia interna. Dessa forma, é preciso selecionar bem e motivar os funcionários para que eles sempre possam dar o seu melhor.

Como o diretor de vendas pode melhorar seu desempenho?

Quem deseja atuar como diretor de vendas tem que sempre buscar melhorar as suas capacidades e ampliar o seu conhecimento. Por isso, tem que se inteirar sobre a empresa, o produto e todos os setores envolvidos nessa área, então, veja algumas boas práticas a seguir.

Delegue as atividades

Para que se atinja as metas, cada profissional envolvido tem que conseguir render o esperado. Então, nesse ponto, é crucial direcionar o foco e ajudar eles a atingir um desempenho de alto nível.

Mesmo que a proatividade dê a sensação que é mais simples resolver todas as questões, é necessário dividir as responsabilidades para entender como as pessoas desenvolvem suas soluções.

Colaboradores de companhia sentados em local destinado à eventos ou reuniões atentos à fala de pessoa que deve passar novas informações para os demais, função do Diretor de vendas
O diretor de vendas deve ser um exemplo de funcionário ideal para sua área. Imagem de Matheus Bertelli em Pexels.

Dar o máximo de exemplo

O diretor de vendas tem que ser o exemplo máximo para a sua equipe. Por isso, o ideal é que tenha a capacidade de mostrar aos seus funcionários como lidar com situações mais críticas e definir boas metas smart.

A parte comportamental também requer atenção, porque se espera que o profissional seja capaz de demonstrar empatia e responsabilidade. Ou seja, ele deve ser um bom vendedor, ao mesmo tempo que é um bom gestor de pessoas.

Pensar de forma estratégica

O profissional que deseja fazer a área de vendas se destacar tem que ter um bom pensamento racional. Portanto, é crucial que se perceba o momento certo de implementar novos planos e estratégias comerciais.

Ser bom em comunicação

Como o diretor de vendas ocupa um cargo de liderança, ele precisa ser um bom comunicador. Isso porque, deve transmitir ideais e conceitos de um modo fácil que todos possam assimilar sem que fique dúvidas. Então, o melhor é que se entenda um pouco de marketing e vendas.

O trabalhador ainda tem que ser capaz de partilhar feedbacks claros, que auxiliem na construção de confiança e na melhoria de resultados. Por isso, é necessário saber como fazer críticas construtivas, que motivem e ajudem na busca de um nível aprimorado.

Como se tornar o melhor diretor de vendas?

Quem deseja ser um bom diretor de vendas tem que aproveitar todos os conselhos dados aqui e buscar sempre se aprimorar. Assim, hoje cada nicho de mercado desenvolve as suas próprias estratégias para ampliar o alcance e os negócios da sua marca.

É crucial dedicar um tempo para entender mais sobre seu perfil profissional e sobre as missão e os valores da empresa. Dessa forma, com o máximo de dados possíveis é mais fácil identificar o que melhorar e traçar estratégias que sejam eficientes mesmo em pouco tempo.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes