Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Vendedores inside sales: como contratar os melhores?

Contratar vendedores inside sales pode parecer um desafio para quem deseja formar um grande time de marketing, por isso, saiba o que buscar quando montar sua equipe.

Para contratar vendedores inside sales é necessário entender o que se busca para montar o melhor time nessa área. Dessa forma, esse é um tema que muitas vezes pode criar confusão para os recrutadores e é bom ter o máximo de conhecimento para fazer as melhores escolhas.

Como se preparar para contratar vendedores inside sales?

image 145

Os vendedores inside sales são profissionais cada vez mais desejados no mercado. Imagem de Anna Shvets em Pexels.

Para ter bons vendedores inside sales é preciso saber analisar e selecionar os currículos com base na equipe ideal que se espera formar. Por isso, saber como realizar dinâmicas e o que avaliar antes de fechar um contrato é essencial.

Hoje até quem já é experiente em administração ainda tem algumas dúvidas quando precisa escolher as melhores pessoas nesse sentido. Isso porque, é difícil garantir que o time esteja alinhado de modo total e obter os melhores resultados.

O segredo para compor uma equipe de vendas que esteja acima da média é ter foco na hora de analisar o perfil de cada colaborador. Assim, é mais fácil identificar quem pode contribuir mais para o quadro geral e com isso ajudar a bater metas e crescer em seu nicho de mercado.

Quais os modelos de vendas?

Os vendedores inside sales seguem o modelo conhecido como “campo de batalha”, já que traz todos para as instalações físicas da instituição. Isso porque, a ideia é que eles vendam seus produtos ou serviços para a persona de modo remoto, ou seja, por telefone ou meio virtual.

A ideia do trabalho online é útil para diminuir o tempo gasto no trânsito que pode ocasionar atrasos para a reuniões e criar um clima desagradável com seus futuros clientes. Dessa forma, é uma técnica que permite aproveitar mais as oportunidades que surgem.

Mesmo que pareça que a técnica oferece mais liberdade, na verdade ela requer muito foco e determinação. Então, para que o modelo funcione bem, os processos têm que estar bem estruturados e precisam ser cumpridos de modo correto para não prejudicar o fluxo.

Como os vendedores inside sales trabalham?

Os vendedores inside sales precisam ter um estilo mais consultivo para conseguir efetuar as suas vendas. Assim, quando se fala de vendas remotas, ou que vem de uma central, a primeira imagem é algo similar com o telemarketing, mas não é esse contexto.

Hoje em dia esses ambientes são bem diferentes entre si e é fácil notar isso em cada atendimento. Isso porque, não há um script a ser seguido e o vendedor não tenta te convencer a todo custo a adquirir o seu produto. 

Qual o estilo de linguagem?

Para se destacar nesse segmento é necessário ter um estilo de comunicação mais consultivo. Ou seja, os vendedores inside sales dos negócios são treinados para oferecer as melhores soluções personalizadas e converter a lead

O ideal é resolver o problema do cliente, ou seja, permitir que ele possa remediar a sua questão a ponto de que não surja mais uma questão. Além disso, é bom guiar o seu foco de tal modo que ele se preocupe menos com o volume de interações feitas e mais com a qualidade.

É importante que o seu time seja capaz de reconhecer os sintomas de cada cliente e possa receitar algo realmente eficaz. Dessa forma, também é necessário entender o seu público-alvo, antes de determinar se o seu produto é ou não útil e é crucial ser viável financeiramente.

Como identificar o perfil do funcionário ideal para o seu negócio?

image 144

Os vendedores inside sales têm perfis variados para agregar mais a equipe. Imagem de Antoni Shkraba em Pexels.

Os vendedores inside sales tem que ter algumas características únicas para compor seu time de vendas e ter mais chances de sucesso. Portanto, o ideal é saber quais serão as funções que irão desempenhar e a partir das etapas de seus processos definir suas habilidades, como:

  • comunicativo;
  • organizado;
  • proativo;
  • habilidade de convencimento;
  • boa oratória.

É bom pensar de modo prático, porque o funcionário costuma ter várias aplicações distintas em sua carreira. Assim, algumas das mais comuns dentro das marcas são: 

  • lidar com sistemas de gestão de relação com os clientes; 
  • inserção de dados no CRM.

Saber analisar os dados também é uma característica necessária, porque para seu time ter sucesso ele precisa filtrar informações. Então, o colaborador tem que aprender a vender uma ideia e além disso explicar de modo detalhado as suas informações técnicas.

Na hora de contratar os vendedores inside sales é importante já especificar nas vagas tudo que o cargo exige. Isso porque, se torna mais fácil filtrar os perfis e chegar mais próximo de selecionar pessoas que entregam o que se espera.

O que buscar ao formar uma equipe de vendedores inside sales?

Quem deseja montar um time de vendedores inside sales não procura um perfil único e sim a mistura de personalidades que se combinem e possam agregar um ao outro. Além disso, é bom lembrar que cada modelo de negócio tem as suas expectativas e necessidades. 

A principal missão do empregador é conseguir buscar por profissionais variados que tenham qualidades úteis para a atividade em questão. Por isso, é bom que essa seja uma etapa mais minuciosa, mas que seja seletiva para escolher as pessoas.

Como a etapa de seleção deve funcionar na prática?

Uma empresa de porte médio que deseja ampliar suas atividades e contratar esse perfil profissional para seu quadro de funcionário tem que entrevistar pessoas. Assim, o ideal é fazer uma preleção com perfis de comportamento diversos e criar dinâmicas que simule dificuldades.

É crucial que essas simulações sejam situações que podem ocorrer de verdade ao longo da rotina de um vendedores inside sales. Dessa forma, é mais fácil entender como cada um encara os desafios colocados à sua frente. 

O ideal é que todos que forem selecionados tenham facilidade em se comunicar e trabalhar sob pressão sem perder o foco. Então, as chances de que eles consigam ter um bom desempenho na área se tornam ainda maiores, devido ao bom poder de persuasão.

Qual a necessidade da experiência?

A experiência pode ser um fator interessante, mas não é decisivo já que mesmo que a pessoa nunca tenha vendido nada, ela pode desenvolver boas habilidades. Portanto, também é importante saber identificar potenciais talentos e investir para que se tornem realidades.

Qual a diferença entre vendedores inside sales e os tradicionais?

A diferença entre os vendedores inside sales e os tradicionais é que, no segundo caso vão de modo presencial até os seus clientes para oferecer seus produtos e serviços. Enquanto isso, no primeiro tudo é resolvido de modo remoto.

O sistema oferece grandes vantagens já que se torna mais rápido e conta com menos despesas. Assim, com o uso da tecnologia é possível que as duas partes cheguem a um consenso e o negócio seja firmado.

Como ele se alia ao marketing?

image 143

Os vendedores inside sales tem estar alinhados com o marketing para ter mais sucesso de vendas. Imagem de Antoni Shkraba em Pexels.

Para facilitar seu trabalho esse tipo de profissional depende muito das estratégias de marketing. Por isso, é comum que eles estejam sempre em contato com a equipe de Inbound marketing para construir uma relação com o cliente e efetuar a venda.

Você tem que preferir um modelo ao outro?

É bom lembrar que os vendedores inside sales e o tradicional devem conviver juntos para potencializar as suas chances de negociação. No entanto, como o contato à distância é mais vantajoso, as empresas tendem a investir mais nele.

Qual treino é necessário para esse perfil de profissional?

O trabalhador que atua nesse modo remoto tem que agir como consultor do negócio. Portanto, é crucial que ele conheça tudo sobre a empresa e responda todas as dúvidas com convicção para captar e resolver os problemas de seu cliente potencial.

De modo resumido ele tem que atuar como uma junção de marketing e vendas para aumentar a satisfação de quem compra. Dessa forma, as chances de alcançar suas metas e seguir a estratégia da marca é maior.

Quais características os vendedores inside sales devem ter?

Os vendedores inside sales precisam ser versáteis para compor um time que tenha potencial de traçar um planejamento de sucesso e seguí-lo. Então, além da comunicação e da organização, ele tem que contar com componentes extras como os que estão a seguir.

Sempre buscar aprender

O mercado muda de modo constante e quem quer se manter atual tem que estar sempre em busca de conhecimento. Por isso, é interessante optar por um profissional que tenha interesse em investir na sua carreira e planos para crescer no futuro.

Ser um bom ouvinte

Captar o feedback dos clientes é algo crucial para quem quer analisar se as suas estratégias tem dado certo ou não. Além disso, conseguir aplicar mudanças no seu atendimento requer uma capacidade de adaptação bem necessária.

Fazer uma boa gestão de tempo

Com um grande fluxo de trabalho, os profissionais têm que entender como organizar o seu dia. Isso porque, não dá para definir o tempo que será gasto em cada negociação e é preciso cumprir todas as metas definidas.

De que modo montar o seu time com os melhores vendedores inside sales?

Quem quer construir equipes de vendedores inside sales que sejam um sucesso precisam buscar perfis variados que tenham boas habilidades para agregar. Dessa forma, com todas as dicas dadas aqui é possível ter uma boa noção do perfil profissional desejado.

É importante criar uma seleção rígida, onde se demore um pouco mais avaliando perfis, mas que dê para encontrar opções coerentes. Além disso, optar por quem já possui alguma noção de marketing digital pode ser um diferencial na hora de alinhar as expectativas.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes