Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Erros na implementação de CRM: como evitá-los ou resolver esses problemas

Os erros na implementação de CRM podem trazer grandes impactos para uma empresa. É importante descobrir como evitá-los ou até quais são as soluções.

Com os erros na implementação de CRM, os resultados podem não ser dos melhores. O objetivo do CRM já é trazer melhorias para os negócios com o seu sistema. Então, deve-se fazer o possível para lidar com todas as possíveis causas desses problemas.

Não definir os KPIs é um dos erros na implementação de CRM?

Um dos erros na implementação de CRM é não escolher e registrar bem os seus KPIs. Por exemplo, uma das funções que mais atuam com estratégia dos sistemas de CRM é melhorar a gestão comercial. Então, é essencial que tenha destaque em pontos como:

  • processos e objetivos cadastrados na base;
  • vendedores e representantes que atuam com dinamismo.

Quando os vendedores não precisam depender dos seus superiores para autorizar algo, pode ser melhor. Mas, também deve-se ter os indicadores de performance dentro do sistema. Assim, caso não seja feito com eficiência, a empresa não consegue evoluir.

Pessoa trabalhando em notebook com símbolo de nuvem sobre seu teclado em holograma enquanto desliza o dedo sobre o seu touchpad para resolver Erros na implementação de CRM
Os erros na implementação de CRM podem ser fatais para uma empresa. Imagem: de Freepik.

Como resolver

Deve-se fazer a definição de metas e objetivos dentro de prazos mais curtos. Mas, ao escolher KPIs, eles precisam seguir uma linha lógica. Portanto, o método S.M.A.R.T pode ser uma boa ajuda:

  • Specific, para mostrar que deve ser definido com facilidade;
  • Measurable ou quantificável, que mostra que precisa ser viável de medir;
  • Attainable ou realizável, que não precisa ser difícil de alcançar;
  • Realistic, deve-se basear em dados e não em teorias;
  • Time-related, que é o mesmo que medir em um certo tempo.

Por entre os melhores sistemas de CRM, eles vão oferecer vários relatórios e indicadores. Por isso, os objetivos médios e os KPIs devem ser bem definidos, para a força das vendas atuar dentro do planejado.

Um CRM que não é amigável é um dos erros na implementação de CRM?

Os maiores erros na implementação de CRM é não ter uma gestão boa do relacionamento com os clientes. Mas, para que isso aconteça, a ferramenta precisa ser amigável aos consumidores. Ou seja, a equipe de vendas e os outros setores se envolvem.

É muito normal que boa parte dos sistemas não tenham foco na experiência do cliente. Assim, sempre colocam procedimentos muito complexos e não deixam o processo eficiente.

Solução prática

Ao escolher o CRM, é preciso levar em conta as suas especialidades, bem como, soluções, valores a serem pagos e facilidade no uso. Portanto, deve-se ter uma equipe interna para poder avaliar as ferramentas e os processos dos CRMs.

Por que descentralização dos dados de cliente é um dos erros na implementação de CRM?

Um dos erros na implementação de CRM é ter uma grande descentralização de dados. O CRM é o que permite a criação de um bom fluxo de atendimento aos clientes. Mas, também envolve os registros de todas as suas relações e intervenções.

O vendarkerting pode estar envolvido na integração dos setores que acompanham a jornada do cliente. Contudo, ainda é preciso integrar os outros para não comprometer a qualidade do atendimento. Isso também pode ser útil para formar o Big Data da empresa.

Dica para evitar a falha

Com o CRM é possível fazer a conexão do máximo de setores possíveis. Assim, existe uma ação conjunta que se volta para a satisfação que o cliente terá. É preciso integrar outros sistemas e soluções também e nessa lista, deve ter sistemas ERP.

Dados sem atualização estão entre os erros na implementação de CRM?

Manter os dados sem serem atualizados também está entre os erros na implementação de CRM. Um sistema de gestão costumam apresentar vários campos para preencher que variam entre:

  • automatizados;
  • input manual.

Alguns deles acabam por ser essenciais para gerar certos tipos de relatórios. Mas, acabam por não ser extraídos direito ou não passam pelo preenchimento completo. Então, o banco de dados também fica incompleto para a hora de transformar os dados em estratégias.

Melhor forma de impedir o problema

Na hora de usar as soluções de CRM, o ideal é que sejam escaláveis. Então, elas precisam conseguir acompanhar toda a evolução que a empresa tem. Também são muito úteis aquelas soluções que não precisarão de migração mais tarde.

Homem trabalhando em local análogo à escritório de empresa corrigindo Erros na implementação de CRM em notebook com tablet ao seu lado em suporte sobre mesa de madeira
Os erros na implementação de CRM podem ser resolvidos ao manter os dados atualizados. Imagem: de aleksandarlittlewolf no Freepik.

Por que a falta de integração é um dos erros na implementação de CRM?

Um dos erros na implementação de CRM é não se integrar direito com as redes sociais. Por exemplo, estar por dentro das redes sociais acaba por ser algo essencial, seja para B2B ou B2C. Isso é porque elas conseguem trazer certos benefícios, como:

  • trazer visibilidade;
  • ajuda a interagir com o público.

Esses são os maiores motivos para se investir nas redes e muitos sistemas deixam de usá-las. Então, dados essenciais acabam por serem deixados de lado, ainda mais sobre o comportamento dos usuários. A interação é importante e também acaba sendo excluída.

Melhorias para fazer

O ideal é escolher um CRM moderno e ver as redes sociais como algo além da captação de dados. Mas, também é preciso vê-las como algo além de apenas uma forma de monitorar os clientes.

As interações com o público precisam ser feitas de uma maneira mais estratégica. Portanto, deve-se fazer o possível para ver quais são as necessidades dos clientes. Além disso, é preciso investir em maneiras de se engajar com os usuários.

Quais os outros erros na implementação de CRM?

Ainda existem muitos erros na implementação de CRM que são bem comuns e devem ser evitados. Assim, é a melhor forma de ter um sistema que funcione direito e não gere problemas. 

Falta de treino do time de vendas

Muitas das vantagens que o CRM é capaz de trazer, não são aproveitadas dentro dos negócios. Assim, o problema é a falta de treino para os times de vendas. 

Alguns acreditam que o CRM serve apenas para monitorar as vendas, então muitos vendedores resistem a ele. Aliás, também pensam que ele faz com que a relação com o cliente seja perdida.

Baixo aproveitamento 

As soluções do CRM costumam ter baixo aproveitamento e por isso, o treino é essencial. Assim, também é preciso reforçar que é importante ter uma relação de marketing e vendas.

Existem formas de melhorar o treinamento, como as pílulas de conhecimento. Elas podem ser enviadas em formato de vídeo para o time ver as práticas do uso de CRM. Mas, o intercâmbio entre profissionais de vendas e marketing para melhorar as relações é útil.

EAD

O ensino a distância leva os profissionais de vendas a cumprirem calendários de treinamento. Aliás, eles também podem passar por avaliações para verem se entenderam o sistema. Contudo, fazer um diagnóstico da necessidade de treino antes é essencial.

Não levar em conta a mobilidade

Uma equipe de vendas externas deve contar com suporte comercial igual aos grupos de inside sales. Ou seja, os vendedores que atuam de modo remoto a partir da sede da empresa. Portanto, o ideal é investir em CRM que são guardados em nuvens.

É normal que o CRM usado seja feito só para o uso dentro dos desktops nos escritórios. Mas isso impede que todos os colaboradores acompanhem os processos.

Esse problema pode fazer até as vendas reduzirem, porque a carga do vendedor externo vira parte dos processos internos. Então, esse é um problema que pode ser evitado ao otimizar esse acesso aos dados.

Resolução do problema

Quando um CRM é armazenado dentro da nuvem, isso deixa o acesso para todos mais fácil. Então, mesmo as equipes que estão em contato com os clientes, conseguirão pegar os dados. Assim, é melhor para oferecer os melhores atendimentos aos consumidores.

Homem trabalhando em empresa com colegas ao fundo em desfoco usando notebook sobre mesa conectado à dois monitores grandes à sua direita enquanto analisa dados em sistema
Os erros na implementação de CRM se resolvem com bons treinos das equipes de vendas e marketing. Imagem: de DCStudio no Freepik.

O sucesso não vem todo do software

Um software sobre gestão de relacionamento com o cliente é uma ferramenta para trazer melhorias nas vendas. Mas, não significa que vá trazer resultados melhores apenas com ele.

É normal que muitas empresas tenham processos com boas forças nas etapas de vendas. Mas, a relação com o cliente também precisa envolver o contato humano. Por isso, também é preciso marcar a sua presença.

O ideal é evitar focar apenas no CRM para não esquecer das outras estratégias comerciais. Assim, é preciso escolher aquele sistema que tem uma automação que permite aos vendedores ter a relação com o cliente.

Não ter padrão no CRM

Quando o sistema é posto em ação, o normal é ter vários usuários e setores que colocam os dados mais importantes nele. Por isso, o ideal é que tenha pelo menos um padrão definido, para evitar qualquer erro de registro.

Ter grandes metas de anúncios

Os gestores podem se animar muito com a confiança e expectativa que o sistema traz. Mas, impor um grande nível de metas e objetivos pode trazer alguns problemas. Todo negócio costuma apresentar variáveis e mesmo com o sistema, não será diferente.

Quais as soluções dos erros na implementação de CRM?

Existem muitas soluções que os erros na implementação de CRM podem enfrentar. Por isso, não é como se eles não pudessem ser resolvidos de formas eficientes. Então, o ideal é ter foco e atenção a detalhes como:

  • ter uma boa relação com o cliente;
  • fazer avaliações do sistema;
  • comparar mudanças;
  • ver as melhorias nos processos.

Os erros do CRM podem causar grande impacto dentro da empresa porque podem comprometer o lado financeiro. Mas, ele também está muito voltado para o mais importante do negócio, que são os clientes.

É importante entender que não se deve confiar tanto na gestão de cliente que o sistema oferece. Assim, é essencial ter a noção de que a satisfação do cliente envolve mais do que dados e números.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes