Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Prompts de IA que ajudam na produção de conteúdo

Existem diversos prompts de inteligência artificial que te ajudam na criação de conteúdo, então, conheça alguns deles e veja como usá-los no dia a dia

Cada vez mais pessoas usam prompts de inteligência artificial ou IA para ajudar na produção de conteúdo. No entanto, nem todas sabem aplicar isso da maneira correta. Dessa forma, confira aqui um guia completo para te auxiliar nesse processo.

Por que usar prompts de IA na produção de conteúdo?

Os prompts ajudam no sentido de oferecer mais facilidade na hora de estruturar um determinado conteúdo. Assim, não tem-se um cenário de copia e cola, pelo contrário. Essas ferramentas de IA servem como um recurso para a criatividade humana.

Com isso, tem-se um conteúdo sendo produzido de forma mais rápida e eficaz. Isso aumenta muito a produtividade e de forma alguma tira a necessidade de se ter uma atividade humana. Isso no marketing digital é incrível.

Hoje em dia, criar conteúdo é muito além de apenas “sentar e escrever”. Além disso, no caso da internet, existe uma estrutura e é essencial pesquisar muito antes de divulgar qualquer coisa. Em resumo, as IAs são um auxílio muito rico e interessante.

Prompts de IA que ajudam na produção de conteúdo
Existem diversos comandos para usar com as IAs na hora de criar um bom conteúdo. Imagem de cottonbro studio no Pexels.

Quais prompts de inteligência artificial usar em uma boa produção de conteúdo?

Existem diversos prompts de IA que você pode usar para produzir marketing de conteúdo, como os de palavras-chave. No entanto, outras opções também funcionam muito bem e merecem a sua atenção, como os exemplos a seguir:

  • palavras-chave para usar em textos;
  • criação de artigo do zero;
  • briefing completo;
  • estruturação de dados de forma organizada;
  • sugestão de imagens para suas produções;
  • atualização de conteúdos no site ou blog;
  • clusterização de URLs de forma prática;
  • criação de Canonical Tag de modo rápido.

1- Palavras-chave para usar em textos

Um dos elementos mais importantes na hora de criar algo para o mundo online são as famosas palavras-chave ou PCs. A depender do assunto e do cliente, nem sempre é simples sugerir um termo principal para usar no conteúdo.

Ter, assim, um recurso que te auxilia a pensar em opções interessantes é muito legal. Então, você pode escrever o seguinte comando:

  • Gere uma lista de PCs sobre o tema X;
  • Sugira palavras-chave que tenham relação com o tema Y.

Também vale a pena pedir para a IA separar esses termos por intenção de busca. Dessa forma, você tem uma noção do que usar na sua pesquisa. Isso não importa se ela é informacional, transacional, comercial ou navegacional.

2- Briefing completo

O briefing é essencial quando se fala em criar conteúdo para um certo cliente ou público-alvo. Dessa forma, usar uma IA aqui faz total diferença. 

Nesse sentido, uma dica é solicitar a sua ferramenta de IA que crie um briefing. Para isso, deixe claro qual o tema, a palavra-chave principal e secundária. Além disso, é possível pedir que a inteligência artificial crie tópicos para serem abordados dentro do assunto.

Também você pode citar a questão dos mecanismos de busca e pedir um briefing que leve em conta esse conceito. Aliás, lembre-se de que quanto mais claro for, melhor. 

Por isso, vale a pena citar as palavras-chave, o tema, mas também o objetivo do conteúdo. Ainda mais, algumas pessoas informam as IAs quem é o público-alvo em questão. Todas essas informações ajudam as ferramentas a montar algo de qualidade.

Prompts de IA que ajudam na produção de conteúdo
Com uma boa IA, você consegue criar textos do zero. Imagem de Pavel Danilyuk no Pexels.

3- Criação de artigo do zero

É possível usar uma ferramenta de IA para criar um conteúdo completo. Então, nesse caso, alguns pontos que merecem ser esclarecidos são:

  • tópico principal;
  • palavra-chave;
  • tipo de linguagem (se é formal ou informal);
  • número de palavras ou caracteres necessários.

É interessante ainda fazer um belo resumo sobre o assunto para ajudar a inteligência artificial. Em resumo, basta oferecer os dados principais que não podem faltar no seu texto de forma alguma.

Após isso, você receberá um artigo completo. No entanto, lembre-se que isso não tira a necessidade de revisar o que está escrito e conferir a veracidade dos dados, ou seja, o trabalho humano é essencial.

4- Estruturação de dados de forma organizada

Com uma boa ferramenta de IA, é possível estruturar dados de uma empresa. Então, basta pedir para que ela gere o código de informações organizadas. Para isso, é necessário deixar claro o que deve conter em cada campo da companhia.

5- Sugestão de imagens para suas produções

As ferramentas de inteligência artificial também podem sugerir imagens para o seu conteúdo. Assim, você precisa especificar bem qual a finalidade daquela foto. É só descrever o assunto e como quer abordá-lo perante a uma figura.

6- Atualização de conteúdos no site ou blog

Você pode pegar inserir um texto antigo e pedir para a IA te sugerir possíveis alterações. Nesse sentido, peça para que ela cite tópicos que não estão no conteúdo, mas que fazem sentido serem abordados nele.

Essa é uma ótima maneira de deixar, por exemplo, seu blog ou site sempre atualizado. Sem falar que te dá uma boa gama de ideias do que trabalhar em um tema.

7- Clusterização de URLs de forma prática

Essa é uma tarefa um tanto complicada para muitas pessoas, em especial para as que não tem noção alguma de programação. Assim, as inteligências artificiais te ajudam a clusterizar suas URLs, basta informar quais são elas de forma objetiva.

8- Criação de Canonical Tag de modo rápido

Esse é um dos prompts mais usados por quem se preocupa com o conceito de tags. Dessa forma, é só pedir para a IA gerar o código de canonical tag para o link informado.

Prompts de IA que ajudam na produção de conteúdo
Criar conteúdo com a ajuda das IAs é muito mais prático. Imagem de cottonbro studio no Pexels.

Vale a pena usar prompts de inteligência artificial para produzir conteúdo?

Sem dúvidas vale a pena usar prompts de IAs para produzir conteúdo online. Afinal, já ficou bem claro como essas ferramentas são capazes de estruturar dados de uma forma surreal.

Por isso, não tenha receio e use isso a seu favor da forma mais inteligente possível. Além disso, esses recursos vêm para auxiliar o trabalho humano e não substituí-lo. Afinal, isso não é possível, em especial quando se fala de criatividade.
Escolha as inteligências artificiais de sua preferência, como o ChatGPT, e aproveite ao máximo. Por fim, isso vai te ajudar a manter a organização no ambiente de trabalho. Sem contar que seu conteúdo vai ficar mais rico para quem quer que seja o seu público-alvo.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes