Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é uma proposta de valor?

A proposta de valor é um elemento central para o sucesso de uma empresa, uma vez que ela representa a essência do que a torna única e valiosa para os seus clientes. Neste artigo, então, vamos explorar os seus benefícios e como aplicá-la na sua estratégia de marketing.

O que é uma proposta de valor?

A proposta de valor é uma declaração que descreve os benefícios que certo produto ou serviço oferece aos clientes, assim, destaca o valor que eles esperam. É a resposta à dúvida: “Por que os clientes devem optar pela minha empresa em vez da concorrência?”.

Ela tem um papel vital no destaque da marca, bem como na atração e retenção de clientes, na tomada de decisões de compra e no sucesso geral do negócio. 

A sua prática se origina do marketing e tem o objetivo de levar aos usuários uma ideia clara, concisa e transparente de como um negócio pode, de fato, ser relevante para eles.

Proposta de valor: tudo o que você precisa saber
A proposta de valor destaca os benefícios de um produto ou serviço. Imagem do Freepik.

Quais são os aspectos cruciais de uma proposta de valor?

Uma proposta de valor deve ser clara, ter relevância para o cliente, manter o foco no objetivo e se diferenciar das demais. Sendo assim, a marca pode atrair um alto número de usuários a longo prazo e, então, criar uma base de clientes fiéis.

Confira a seguir os detalhes sobre cada um desses aspectos e entenda a importância de manter um projeto alinhado com as métricas ideais.

Clareza

Ao comunicar a proposta, é essencial evitar o uso excessivo de termos técnicos, bem como jargões que confundam os clientes. A linguagem deve ser acessível, mesmo para quem não tem conhecimento profundo na área. Outros pontos cruciais são:

  • manter o foco no cliente e nos benefícios tangíveis;
  • usar exemplos práticos e situações reais;
  • fazer testes de compreensão com base no feedback do público;
  • inserir elementos de storytelling.

Vale lembrar que revisar a proposta ajuda a garantir que ela se mantenha clara e concisa. À medida que a empresa evolui e a oferta se expande, portanto, é vital refletir com precisão o valor atual.

Relevância para o cliente

Antes de criar a proposta de valor, faça uma pesquisa de mercado a fundo para entender as nuances das demandas, assim como os desejos do público-alvo

A relevância varia entre os diferentes grupos de clientes, e cada proposta leva em conta os atributos únicos de cada segmento, ao passo que aborda as suas preocupações de forma personalizada.

Dar demonstrações, avaliações grátis e outros métodos para os clientes experimentarem o valor antes da compra pode ajudar não só a validar a relevância da oferta, mas também a construir confiança.

Diferenciação

A diferenciação destaca o que torna uma empresa única e valiosa para os seus clientes em comparação com a concorrência. A marca pode se sobressair em um mercado saturado ao comunicar dados únicos, como, por exemplo:

  • atributos exclusivos;
  • processos inovadores;
  • abordagens diferenciadas.

Se a qualidade está em primeiro lugar ou se a oferta é única de alguma forma, isso deve ser comunicado de forma clara, pois os clientes muitas vezes valorizam produtos e serviços que tem uma qualidade acima da média ou são exclusivos de certo modo.

A história da marca também pode ser um diferencial, uma vez que trazer a narrativa por trás da empresa, suas origens e os desafios vencidos pode criar uma conexão emocional única com os clientes.

Proposta de valor: tudo o que você precisa saber
A proposta de valor deve ser clara e relevante. Imagem de master1305 no Freepik.

Direcionamento

O primeiro passo é identificar de forma clara o público, para, assim, definir as características demográficas, comportamentais e psicográficas do grupo de clientes desejado.

Além disso, a linguagem e o tom da proposta devem se ajustar para, então, ressoar com a audiência. Seja formal, informal, técnico ou descontraído, o estilo de comunicação deve ser escolhido conforme as demandas do grupo.

Como criar uma proposta de valor atrativa ao público?

Para criar uma proposta de valor atrativa, antes de tudo, você deve elaborar um título que chame a atenção. Aliás, confira abaixo os pontos a se levar em conta nesse processo.

Título da proposta

Parte principal da proposta, porque causa o primeiro impacto, o título precisa ser curto, porém deve informar sobre o que a sua empresa faz em, no máximo, 2 frases.

Você pode usar frases de impacto para captar a atenção do leitor e, ao mesmo tempo, fazer com que ele queira saber mais sobre o que a sua marca oferece. Um exemplo é o seguinte: “Transforme seus desafios em oportunidades com [nome da empresa]”

Subtítulo

O subtítulo é onde você vai dar mais detalhes sobre a proposta, com dados precisos sobre o negócio. Geralmente, cerca de 3 linhas bastam para falar sobre o que a empresa faz, bem como para quem o produto é destinado e quais benefícios ele traz. 

Bulletpoints

Os bulletpoints têm um alto poder de captar a atenção do leitor, pois eles se apresentam em destaque do restante do texto. São pontos em que a marca usa para destacar os benefícios do produto, de modo que indica como eles atendem às demandas do cliente e devem ser:

  • concisos;
  • diretos;
  • claros;
  • acessíveis;
  • relevantes.

Imagem

A imagem atua como um apelo visual, uma vez que ela serve para mostrar o seu produto ou serviço e pode ser o fator que determina se o cliente vai ou não fechar negócio. Por isso, é crucial que ela seja de qualidade e reflita o objeto da sua proposta.

Quais são os benefícios de criar uma proposta de valor?

Criar uma proposta de valor robusta ajuda a destacar o que torna sua empresa única em relação à concorrência, ao passo que marca uma diferenciação clara no mercado. Outros benefícios incluem ainda:

  • atração de clientes;
  • conexão emocional;
  • tomada de decisões facilitada;
  • percepção de valor;
  • resistência a mudanças de preço.
Proposta de valor: tudo o que você precisa saber
A proposta de valor exige um título impactante. Imagem de stockking no Freepik.

Como avaliar a eficiência da sua proposta de valor?

A eficiência da sua proposta de valor pode ser avaliada por meio de métricas-chave, como, por exemplo, a taxa de conversão de leads, o aumento na retenção de clientes e a resposta positiva do mercado. 

Além disso, fazer pesquisas de satisfação e coletar feedback direto do público é crucial para entender como a proposta ressoa com a sua audiência.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes