Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como usar a sidebar para SEO para aumentar as conversões em um site?

Adequar a sidebar para SEO é um passo fundamental para que esse elemento do site possa trazer um retorno positivo e auxiliar na conversão ou captação de leads.

A importância da sidebar para SEO pode passar despercebida ao criar um site, mas é um elemento que merece atenção. É possível aproveitar esse espaço para ofertas ou mesmo inserir formulários, porém é preciso saber como implementar e obter bons resultados.

Qual a importância da sidebar para SEO?

Aplicar a sidebar para SEO tem grande importância para aumentar a conversão em uma página, seja ela para vendas ou captação de leads. Esse elemento que fica na parte lateral da página pode conter um direcionamento para:

Logo, esse recurso é  um complemento às demais ações de otimização, uma vez que é preciso primeiro atrair visitantes qualificados para a página. Então, passa-se a pensar em como reter a audiência e conduzi-la à conversão.

Nesse contexto, é essencial que todos os elementos da página, desde títulos, conteúdo e a sidebar estejam alinhados. Ou seja, em um texto que trate sobre organização do tempo, pode-se incluir um anúncio de um treinamento para gestão da produtividade, por exemplo.

Duas pessoas trabalhando com notebook onde uma delas aponta para algo na tela representando o tema Sidebar para SEO
Além de adequar a sidebar para SEO é preciso que os demais elementos do site também sejam otimizados. Imagem de John Schnobrich no Unsplash

Quais elementos estão presentes em uma sidebar para SEO?

Uma sidebar para SEO pode ter diferentes formatos de acordo com a intenção, com imagens, vídeos ou botões para clicar. Qualquer que seja o modelo, o mais importante é que esses itens se destaquem em relação ao contexto da página e estimulem uma ação.

A seguir, conheça os principais elementos que podem compor a barra lateral de um site, bem como, de que forma torná-los mais atrativos e otimizados.

Banners

Essa é uma forma de aplicar o marketing de conteúdo visual bastante comum, e consiste em uma mídia, seja estática ou uma animação, que serve para destacar uma oferta ou produto.

Tal recurso pode ser muito útil para impulsionar uma campanha promocional, com uso de gatilhos mentais, como a escassez, ao ressaltar que se tratam das últimas peças, por exemplo. 

Formulários

Essa ferramenta, por sua vez, serve para captar leads, ou seja, potenciais clientes que demonstram interesse no conteúdo produzido. Para isso, é preciso oferecer algum benefício, que leve a pessoa a fornecer o seu contato, como por exemplo:

  • ebooks;
  • inscrição para uma aula experimental;
  • assinatura de uma newsletter.

Adicionar esse recurso na sidebar aumenta as chances de conversão, uma vez que pode captar aqueles usuários que não seguem a leitura até o fim da página. 

Call to action

A call to action, ou chamada para ação, é outro recurso muito importante para que o recurso da sidebar tenha mais resultados. Isso porque muitas vezes, o usuário precisa de um estímulo para executar a medida que se espera. 

Logo, pode-se incluir esse recurso tanto nos banners como em formulários, para conseguir uma taxa de conversão mais alta.

Por que otimizar uma sidebar para SEO?

Adequar a sidebar para SEO assim como os demais elementos de uma página impacta de forma positiva no ranqueamento no Google e outros buscadores. Afinal, alguns aspectos desse recurso podem contar como critérios positivos, tais como:

  • taxa de cliques;
  • velocidade de carregamento, no caso do uso de banners com imagens otimizadas. 

O simples fato do usuário passar o mouse sobre um elemento que consta na sidebar é monitorado, e inclusive pode servir como métrica para decidir o melhor posicionamento desses itens. 

Ferramentas para análise

Para acompanhar o desempenho da estratégia é possível utilizar ferramentas como o Google Analytics ou o Hotjar, por exemplo. Elas fornecem informações sobre as interações realizadas, o que ajuda a verificar se a medida foi eficiente. 

No Hotjar, inclusive, há um recurso que mostra de forma visual por meio de mapas de calor quais são as áreas em que os usuários mais passam o cursor. Dessa forma, pode ser de grande ajuda na definição do layout e posicionamento das mídias.

Pessoas em reunião em empresa fazendo planejamento para editar Sidebar para SEO
Ferramentas de análise podem ajudar a mapear as interações e otimizar a sidebar para SEO. Imagem de Jason Goodman no Unsplash

Quais os passos para adequar a sidebar para SEO?

O principal ponto para otimizar a sidebar para SEO é focar em entregar uma boa experiência ao usuário. Portanto, é preciso ter cuidado ao utilizar esse recurso para que não se torne invasivo e tenha o efeito inverso do esperado.

Na sequência, veja alguns passos importantes para analisar e deixar a barra lateral mais atrativa para os visitantes do site.

Mantenha sempre atualizada

Um ponto essencial ao incluir esse elemento em uma página é manter sempre as informações atualizadas. Se há um anúncio que direciona a um produto fora de estoque, por exemplo, toda a finalidade de usar esse item fica perdida. 

Para aproveitar ao máximo esse recurso, o ideal é alterar de forma constante as informações e destacar novos conteúdos, lançamentos, ou promoções sazonais, por exemplo.

Nesse aspecto, também é possível fazer testes A/B para verificar quais os melhores formatos, cores e chamadas têm melhor desempenho. 

Faça a segmentação de público

Adequar o conteúdo da sidebar de acordo com a fase que o visitante está dentro do funil de vendas. Logo, se a página acessada tem texto mais básico destinado àqueles que têm o primeiro contato com a marca, é possível incluir um formulário para receber atualizações. 

Nesse cenário, o lead vai entrar no fluxo de nutrição até que esteja pronto para a compra. Por outro lado, em páginas cujo conteúdo é mais focado em meio e fundo de funil, é possível criar as comunicações da sidebar voltadas para fechar vendas, por meio de:

  • anúncio de um produto relacionado;
  • cupons de desconto.

Adeque ao uso em dispositivos móveis

Outro ponto muito importante é incluir a sidebar no plano de SEO para mobile, ou seja, a adequação para o uso em dispositivos móveis. Afinal, a maioria das pessoas utiliza o celular para acessar a internet no dia a dia. 

Logo, é essencial configurar a página para que as imagens e elementos se adaptem a telas menores, a fim de permitir a visualização nesse tipo de aparelho.

Como configurar a sidebar para SEO pelo WordPress?

Para criar uma sidebar para SEO no WordPress é possível usar um layout com esse recurso e incluir na opção widget. Em seguida, basta arrastar o item até a posição que deseja dentro da página e adicionar as demais informações. 

No caso de temas que não tenham esse elemento, também é possível incluir a barra lateral de forma manual. Um cuidado importante é incluir no código do tema as definições da sidebar, a fim de não atrapalhar as demais funções. 

Para isso, é preciso ir ao menu de Edição de tema e na sequência em Arquivos de função de tema. Dentro do arquivo “functions.php”  devem ser adicionadas as informações sobre a barra lateral, como posicionamento na página, por exemplo.

Plugins

Um meio mais simples de criar e personalizar a sidebar é instalar um plugin próprio para isso, como o Custom-sidebars. Com ele, é possível em poucos passos criar esse elemento, definir cores e posicionamento e em quais páginas será exibida.

Pessoa usando celular na internet para pesquisar importância do Sidebar para SEO
É importante adequar a sidebar para SEO também para o uso em aparelhos celulares. Imagem de Joshua Hoehne no Unsplash

Todo site precisa de uma sidebar para SEO?

Para decidir se vale a pena usar e adequar a sidebar para SEO em um site, é necessário testar a solução. Dessa forma, pode verificar como será a resposta do público e se houve uma mudança na taxa de conversão. 

Isso vai depender muito do perfil da audiência e da persona do negócio, uma vez que há usuários que preferem acessar uma página mais limpa. Já para outros, ter uma opção mais rápida a um clique pode ser uma facilidade. 

Diante disso, o melhor é fazer uma análise detalhada sobre o site, para identificar alguns pontos que vão servir para guiar o uso da barra lateral nos lugares certos, como:

  • páginas com maior índice de acessos;
  • taxas de conversão em formulários;
  • tempo de permanência do visitante.

Com base nessas informações, é possível traçar uma estratégia, como por exemplo, incluir um formulário para cadastro na página de maior acesso. Assim, é possível aproveitar esse fluxo para captar leads e estreitar o relacionamento por meio de e-mail marketing.

Logo, não é necessário incluir uma barra lateral em todo o site, mas apenas usar esse item como um complemento, de forma pontual.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes