Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Twitter cards: veja como ele pode ajudar a viralizar a sua página

O Twitter cards é uma estratégia de marketing para quem quer facilitar a vida dos usuários e assim, tornar o conteúdo mais atrativo. Logo, ele é uma ótima opção para quem deseja viralizar. 

Apesar de pouco usado, o Twitter cards pode ajudar a sua empresa a ganhar destaque nas redes. Assim, será mais fácil executar a venda dos produtos ou serviços. Então, se isso chamou sua atenção, saiba tudo sobre ele logo abaixo. 

Afinal, o que é um Twitter cards? 

Os Twitter cards são cartões que tem como objetivo passar uma informação extra sobre um post. Dessa maneira, ele faz com que não seja necessário o usuário sair da rede social para finalizar determinadas dúvidas. 

Qual a importância dele? 

Na prática, eles tornam um conteúdo completo, deixando as suas publicações mais atrativas e melhorando a experiência do usuário. Logo, não é exagero dizer que com o tempo, o seu canal será prioridade e assim, você conseguirá aumentar a visibilidade de sua empresa

Vale mencionar que diversas redes sociais têm limites de caracteres para cada publicação. Ou seja, se as informações que serão passadas forem extensas, você seria obrigado a resumi-las. Portanto, ele é uma forma de driblar esse problema, deixando o conteúdo rico e organizado. 

Quais locais eles costumam ser usados? 

O local mais comum de vê-lo é no próprio Twitter. Entretanto, eles podem ser usados no YouTube e demais canais. Inclusive, apesar de ser importante, ele não é muito utilizado. Dessa maneira, se você quer se destacar, essa pode ser uma ótima estratégia de marketing de conteúdo

Existem quantos tipos de Twitter cards?

Há cerca de cinco tipos de Twitter cards, onde cada um deles tem a capacidade de se adaptar a situações e gostos diferentes. Entretanto, só saber a quantidade não é o suficiente para viralizar e por isso, veja agora quais são cartões de : 

  • resumo;
  • geração e leads;
  • player; 
  • resumo com imagens grandes;
  • aplicativos.

Cada um deles executa uma função diferente. Logo, eles são peças bem versáteis e quando usados da forma correta, podem aumentar o lucro da empresa. Por mais que o nome seja bem intuitivo, é comum ter dúvidas ao tentar usá-los. Então, para suprir isso, veja a explicação sobre cada um logo abaixo.

Como os cartões de resumo funcionam? 

Populares no Twitter, os cartões de resumo são muito utilizados com o intuito de fazer indicação para outro site. Ou seja, se você tem alguma notícia ou até mesmo um blog e quer que o público o veja, o ideal é usar esse item. Inclusive, eles podem ou não estar relacionados ao assunto. 

Quando utilizados, eles são demonstrados em um box que contém um título. Além disso, será necessário fazer uma descrição bem resumida e uma imagem ilustrativa. Dessa maneira, na prática, ele se assemelha a um convite. 

Como eles podem ajudar? 

Ao fazer um cartão de resumo bem elaborado, você consegue aumentar o CTR orgânico do seu site. Ou seja, será possível ver aumentar a proporção de pessoas que veem o seu conteúdo. Então, só por esse fato, não é exagero dizer que ele ajuda muito a crescer o negócio. 

Uma boa estratégia é inserir esse item quando o desejo é direcionar alguém a uma compra. Logo, na prática, seria feito todo marketing de venda e depois, os clientes seriam redirecionados para finalizá-las. Assim, mostra profissionalismo e dedicação para o público. 

Qual o padrão ideal para os cartões de resumo? 

Para que o cartão de resumo funcione, eles precisam ser feitos com qualidade e medidas exatas. Dessa maneira, você consegue criar algo que traga conforto no aspecto visual. Então, se esse o seu objetivo, veja quais são elas:

  • a imagem deve ter no máximo 1 MB de pixels e no mínimo 120 x 120;
  • o título deve ter até setenta caracteres;
  • a descrição não deve passar de duzentas letras.

Quando esse padrão é seguido, a parte técnica do cartão estará perfeita. Logo, depois disso, a sua missão será criar algo criativo e que estimule a criatividade do público. Mas, se você não souber fazer esse processo, o ideal é contratar um profissional do marketing. 

Por que os cartões de geração de leads são importantes? 

Quem busca gerar leads para o instagram, twitter e demais redes, precisa aprender a usar esse tipo de cartão. Isso porque, eles facilitam muito o processo ao permitir que os usuários preencham um formulário sem sair da página que está.

O processo informado acontece porque essa modalidade tem o chamado call to action ou CTA para e-commerce. Dessa maneira, ao acioná-lo, seus visitantes podem preencher de forma automática o nome e e-mail. Entretanto, é importante que a intenção seja levar o cliente para a próxima etapa do funil de vendas. 

O que é o CTA?

Na prática, o CTA é uma chamada que influencia o leitor a tomar alguma ação. Logo, ele pode precisar ser algo que convença o leitor de que está na página certa e por isso, tem confiança e coragem para tomar o próximo passo. 

Quais são as medidas para o cartões de geração de leads? 

Para esse tipo de cartão, o título não deve ter mais do que cinquenta caracteres e a CTA vinte. Além disso, a imagem deve ter no mínimo 200 x 800 e 3 MB no máximo. Além disso, ele precisa ter uma proporção de 4:1.

Caso queira, você pode adicionar um comentário agradecendo. Entretanto, como é algo opcional, veja se de fato combina com o material que foi criado. Dessa maneira, você evita gastar tempo e esforço de forma desnecessária. 

Como utilizar os cartões de player? 

Os cartões player fazem com que seja possível reproduzir vídeos sem sair do Twitter ou outra rede social. Portanto, ele é ótimo para quem gosta de fazer conteúdos voltados para o audiovisual, mas não sabe como encaixar. 

Como os cartões de resumo com imagens grandes podem ajudar?

Diante de tudo que já foi demonstrado, quando se trata de imagens, o cartão precisa ter uma medida exata. Isso porque, quando isso é seguido, tudo fica harmônico. Ou seja, proporciona um conforto visual para quem visualizar o post. 

A verdade é que existem cartões de resumo com imagens grandes porque eles são específicos para arquivos pesados. Além disso, ele é uma boa opção quando o objetivo é fazer com que o conteúdo se destaque muito. Entretanto, para funcionar, as fotos precisam ter uma excelente qualidade. 

Em relação às medidas, elas devem ter no mínimo 280 x 150 de pixels. Contudo, quanto ao máximo, ele não existe. Logo, você deverá adequar de uma forma que fique bonito e claro, carregue com facilidade. 

De fato vale a pena usar os cartões de aplicativo? 

Quem tem um aplicativo e quer divulgá-lo precisa usar esse tipo de cartão. Isso porque, com ele não há a necessidade de ir para um link externo fazer o download. Dessa maneira, com ele é possível evitar a famosa postergação por parte do usuário devido a falta de praticidade. 

Um ponto bem interessante é que ele ainda consegue exibir algumas informações importantes, como preço e classificação do app. Ou seja, ele torna tudo mais prático e por isso, melhora bastante a experiência do usuário. 

Para que tudo carregue com facilidade e de forma correta, a descrição não pode passar de 200 caracteres. Além disso, o logo precisa ter no máximo 800 x 320 pixels. Portanto, antes de publicar, lembre-se sempre de confirmar esses dados para não cometer erros.

Twitter cards
O Twitter cards faz com que o usuário queira acessar as suas redes com mais frequência. Imagem de PhotoMIX-Company do Pixabay.

Qual o segredo para configurar o Twitter cards?

Para fazer a configuração do Twitter cards, você precisa utilizar o back-end do seu site. Dessa maneira, o segredo para fazer o processo é entender de programação ou contratar uma equipe que consiga fazer o processo. 

Caso você queira tentar, o próprio Twitter deixa disponível as instruções que ensinam como fazer. Inclusive, vale mencionar que após a configuração, será necessário validar o cartão que foi criado na própria configuração do Twitter. 

O processo é igual para todos os tipos de cartões? 

Quando se trata do cartão player, ele precisa de algumas configurações que vão além do padrão. Entretanto, isso só será necessário se a plataforma escolhida não tiver integração com o Twitter. Portanto, se for feito através de YouTube, pode desconsiderar. Caso contrário, veja o que fazer:

  • descompacte o conteúdo em um caminho que o público teria acesso ao conteúdo;
  • veja  para onde vão os valores twitter:image, twitter:player e twitter:player:stream;
  • confirme se tudo está direcionado para o “https://”.

Pelo que foi demonstrado, fica claro que todo processo é bem técnico. Dessa maneira, o ideal é sempre contatar um time que consiga executá-lo. Mas, caso isso não seja possível, você terá que fazer alguns treinamentos e desenvolvimento de pessoas, voltados para a área. 

Twitter cards
O Twitter cards faz com que as suas redes não saiam da mente do usuário. Imagem de MikeRenpening do Pixabay.

Como aproveitar o Twitter cards?

O Twitter cards serve para enriquecer as suas postagens e por isso, você pode aproveitá-lo para divulgar vídeos, fotos e até enquetes. Na prática, o limite dele estará sempre ligado a sua criatividade. 

Ao usá-lo, lembre-se sempre que a objetividade é uma das suas principais características. Então, na hora de criar, sempre busque algo impactante e atrativo. Ou seja, procure algo que só de olhar, consiga prender a atenção do usuário. 

Twitter cards

Com o Twitter cards a sua rede social pode ganhar escala mundial de forma natural. Imagem Edado Pixabay.

Como medir os resultados do Twitter cards?

Para monitorar os resultados do Twitter cards, você vai precisar clicar em uma aba chamada Ads. Nela, você vai encontrar algumas outras informações importantes, que podem ajudar, por exemplo:

  • snapshots: um resumo que mostra se os seus cartões são compartilhados ou criando visitas;
  • tipos de cartão: uma visão sobre a taxa de cliques no seu cartão e geral;
  • links: uma demonstração de quais conteúdos estão em alta.

Quando bem utilizadas, os Twitter cards ajudam muito a sua página a viralizar na web. Dessa maneira, se é a sua intenção, se tornar um pioneiro no mercado, aposte nesta ferramenta e veja o resultado acontecer de forma natural.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes