Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Ansiedade o que é e como afeta a produtividade no trabalho?

Entender a ansiedade o que é e como ela pode afetar a sua produtividade no trabalho, é essencial para saber quais medidas tomar para mudar esse cenário o quanto antes.

Ansiedade o que é vem afetando cada vez mais as pessoas e atrapalha tanto a vida pessoal quanto a profissional. Dessa forma, é importante buscar meios para lidar com esse transtorno, seja com a ajuda profissional ou com mudanças no espaço de trabalho.

Ansiedade o que é?

Entende-se ansiedade o que é como uma sensação de aflição, angústia e antecipação de grandes eventos. Assim, é considerada uma reação comum a certos estímulos e situações, como:

  • falar em público;
  • esperar por datas importantes.

Só que quando esses sentimentos são constantes e intensos, a ansiedade deixa de ser uma reação normal e passa a ser uma patologia. Nesse sentido, fala-se em transtornos de ansiedade, que são condições que afetam a saúde mental e física das pessoas.

Hoje em dia, todos vivem de modo acelerado e são cobrados a produzirem muito em pouco tempo. Esse cenário aumenta as chances de se desenvolver doenças psíquicas, seja ansiedade, depressão ou síndrome de burnout.

a imagem ilustra um dos problemas que pode causar ansiedade o que é
Quase 10% dos brasileiros sofrem com ansiedade, segundo a OMS – Foto de Kaique Rocha no site Pexels

Quais são os sintomas da ansiedade?

A ansiedade tem vários sintomas mentais e físicos, como medo e muitos deles são comuns em outros transtornos. Por isso, apenas um profissional é capaz de dar o diagnóstico correto se você estiver sentindo:

  • medo e preocupação em excesso;
  • inquietação;
  • falta de concentração;
  • tensão muscular e fadiga;
  • sono alterado;
  • problemas de digestão;
  • dor de cabeça;
  • falta de ar.

Quem tem ansiedade pode ter o dia a dia afetado, incluindo no trabalho, pois se sentem incapazes de realizar tarefas simples. Em casos mais graves, a pessoa pode até mesmo deixar de sair de casa para evitar situações que possam ser ruins.

a imagem ilustra um dos sintomas de ansiedade o que é
O fluxo intenso de trabalho pode piorar os sintomas da ansiedade. Foto de Marcus Aurelius no site Pexels

Como a ansiedade o que é afeta a produção no trabalho?

A ansiedade o que é afeta a produção no trabalho, pois muda o modo como as pessoas lidam com as atividades do dia a dia. É possível que elas deixem de fazer tarefas simples ou de entregar trabalhos por não acharem que estão bons.

Algumas condutas como, por exemplo, o microgerenciamento, podem elevar a ansiedade. Esta prática leva a um ambiente tóxico, onde os líderes cobram muito de seus funcionários, que sentem uma sobrecarga de trabalho e a sensação de estar sob vigia.

a imagem uma das causas da ansiedade o que é
É mais difícil produzir sob pressão, o que pode gerar ansiedade. Foto de Antoni Shkraba no site Pexels

Como melhorar o ambiente de trabalho?

Para melhorar o ambiente de trabalho, então, as empresas precisam se comprometer com o bem-estar de seus funcionários. Oferecer um local seguro e aberto ao diálogo, por exemplo, pode ajudar a diminuir a tensão e a conscientizar sobre a saúde mental.

Oferecer condições mais humanas de trabalho, sem produtividade tóxica, também é uma maneira de criar um ambiente mais agradável. As empresas podem oferecer serviços de saúde e palestras sobre o assunto, a fim de acolher as pessoas.
Ter uma rotina saudável, bem como com metas possíveis é uma ótima maneira para ajudar a manter o foco. Por fim, com a ação de todos é possível melhorar o ambiente de trabalho, através de condutas mais humanas e respeitosas com todos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes