Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Por que automatizar WhatsApp aumenta a produtividade no seu negócio?

Automatizar WhatsApp é muito útil para empresas grandes ou pequenas, porque garante mais agilidade no atendimento ao cliente e economiza tempo para outras atividades.

Automatizar WhatsApp é um recurso acessível que pode trazer resultados positivos ao negócio. Afinal, esse é um dos aplicativos de mensagens mais populares e se tornou um canal de vendas em potencial, por meio do qual é possível até receber pagamentos.

O que significa automatizar WhatsApp?

A ação de automatizar WhatsApp significa usar ferramentas para envio de respostas automáticas, sem a ação humana. Isso pode ocorrer de diversas formas, de acordo com cada negócio, como, por exemplo:

  • uso de chatbots, com respostas pré-configuradas;
  • APIs, ou seja, Interface de Programação de Aplicativos do próprio programa;
  • softwares externos, que permitem integrar funções como disparo de campanhas.

Esse tipo de recurso é útil para diversas funções, desde o atendimento inicial, vendas, e para criação de campanhas de marketing. Aliás, o próprio aplicativo trouxe novas opções para ampliar o alcance, como canais e linhas de transmissão.

Por que automatizar WhatsApp aumenta a produtividade no seu negócio?
Automatizar WhatsApp inclui opções como envio de respostas automáticas e campanhas de marketing. Imagem de Oberon Copeland @veryinformed.com no Unsplash

Quais são as vantagens de automatizar WhatsApp?

Uma das vantagens de automatizar WhatsApp é ter um atendimento integral, mesmo fora do horário de expediente. Assim, se um potencial cliente entrar em contato, mesmo que não haja atendimento humano no momento, poderá ter acesso a itens como:

  • catálogo de produtos;
  • horário de funcionamento;
  • perguntas e respostas.

Economia de tempo e recursos

Outro ponto crucial é que o uso dessas ferramentas de automação permite focar em outras atividades essenciais ao negócio, como a criação do produto, e estratégia de vendas, por exemplo.

Para quem tem o próprio negócio, como autônomo isso é ainda mais importante, uma vez que precisa concentrar todas as tarefas.

Agilidade no atendimento

Em um mercado cada vez mais concorrido, o cliente tem muitas opções, por isso não está disposto a esperar muito tempo. Logo, automatizar as respostas no WhatsApp pode agilizar o atendimento e guiá-lo de forma direta ao que precisa. 

Uma das formas de fazer isso é por meio da criação de menus dinâmicos, com as principais opções, tais como:

  • fazer pedidos;
  • solicitar suporte;
  • rastrear status de uma encomenda.

Com isso, ao chegar ao contato direto com um funcionário, o tempo de resposta será mais breve porque já se sabe o que a pessoa precisa.

Por que automatizar WhatsApp aumenta a produtividade no seu negócio?
Ao automatizar WhatsApp o negócio oferece uma resposta mais ágil, o que pode significar um aumento nas vendas. Imagem de Julian Christ no Unsplash

Recursos de personalização

A automação do WhatsApp ainda permite manter a comunicação de acordo com a identidade da marca e também no perfil do cliente. Assim, ao criar mensagens, pode-se usar o tipo de linguagem que faça sentido com o público com quem vai interagir. 

Também é possível criar pesquisas de satisfação, que podem servir para melhorar algum passo do atendimento virtual.

Melhorias para o negócio

A versão do WhatsApp Business fornece métricas importantes, o que permite identificar pontos de melhoria. Fora isso, também permite escalar o negócio, ou seja, atender a um número maior de pessoas em menos tempo.

Maior conversão

Diferente de outros tipos de estratégia, como envio de e-mail marketing, que pode ter uma conversão menor, o WhatsApp é um aplicativo que faz parte da rotina da maior parte das pessoas. 

Por conta disso, é mais fácil obter a atenção do lead ao enviar um conteúdo promocional, desde que seja pensado segundo o perfil do cliente.

Qual é o passo a passo para automatizar WhatsApp?

O primeiro passo para automatizar WhatsApp é fazer o download da versão Business, que possui os recursos para negócios. Em seguida, siga as orientações a seguir para configurar de forma rápida:

  • inclua as informações do perfil, como nome, endereço, site e e-mail de contato;
  • escolha uma foto para o perfil, que pode ser o logotipo;
  • defina uma mensagem de saudações, que será enviada no primeira interação;
  • crie as opções de respostas rápidas de acordo com a realidade do negócio;
  • programe mensagens de ausência para o período fora do atendimento.

Um cuidado comum em toda a comunicação da empresa é ser objetivo, ou seja, criar frases curtas e de fácil entendimento. Ainda, deixe sempre acessíveis as principais opções para facilitar o contato do cliente.

Outra sugestão é evitar escrever em blocos grandes, porque isso torna mais cansativa a leitura. Ao invés disso, faça parágrafos curtos, com um espaço entre eles e também pode usar emojis e ícones para tornar o layout mais atrativo.

Ferramentas externas ajudam a ter mais resultados

Além dos recursos do próprio aplicativo, existem softwares com integração ao WhatsApp, que permitem incluir ainda mais opções. Alguns desses programas, por exemplo, fazem a migração de listas de contatos salvos em CRM para envio de campanhas.

Entre os mais conhecidos no mercado, estão aplicativos como o ManyChat, que faz a automação das mensagens, com criação de chatbots. O RD Station, que é uma plataforma de marketing completa, também oferece essa opção.

Para escolher a melhor opção é preciso levar em conta o volume de clientes que atende, bem como o valor do investimento inicial. 

Por que automatizar WhatsApp aumenta a produtividade no seu negócio?
É possível automatizar WhatsApp com os recursos do próprio app ou de ferramentas externas. Imagem de JESHOOTS.COM no Unsplash

Automatizar WhatsApp ajuda a vender mais?

Optar por automatizar WhatsApp melhora a experiência do cliente, o que permite melhorar o resultado nas vendas. Afinal, é possível criar um catálogo no qual a pessoa escolhe e faz o pedido mesmo antes de qualquer interação.

Com o uso de menus interativos, fica mais fácil segmentar o fluxo conforme o tipo de demanda. Também há a opção de incluir etiquetas com cores diferentes para pedidos, suporte e atendimento, por exemplo, o que otimiza o trabalho para resposta.

Esse recurso também ajuda nas campanhas de marketing, uma vez que é possível enviar mensagens com ofertas e promoções em lista, além de segmentar o público de acordo com características como:

  • gênero;
  • data de aniversário;
  • preferências de produtos.

Diante de tantas funções, essa é uma ótima escolha para quem busca alavancar os negócios. Afinal, possui recursos gratuitos capazes de melhorar os resultados, independentemente do porte da empresa.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes