Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Design de interação: conheça essa ferramenta e como ela pode auxiliar o marketing digital

Design de interação é um meio de tornar as ferramentas digitais mais usuais sem que as pessoas encontrem dificuldades no uso ou no acesso a essas plataformas.

O design de interação é um campo que inclui estudos de design e tecnologia, garantindo a melhor experiência do usuário com produtos digitais. Assim, pode-se afirmar que sites, aplicativos e plataformas podem se tornar mais simples por meio desse sistema.

Afinal, o que é design de interação?

O design de interação é uma área que envolve várias outras, incluindo TI e design, com o objetivo de apresentar produtos digitais. Esse campo busca estudar a relação entre o sistema e o usuário com o intuito de torná-los mais simples e fáceis de usar.

design de interação
O design de interação é uma ferramenta eficaz para auxiliar no marketing digital. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels.

Como funciona?

Esse tipo de design funciona como uma tradução, pensando em como as pessoas usam as ferramentas digitais, como sites e aplicativos. Assim, os designers dessa área buscam atender as demandas e os desejos dos indivíduos criando interfaces fáceis de manusear.

Nesse sentido, em primeiro lugar, eles fazem um esboço e protótipos para testar antes de entregar ao consumidor. Então, depois da avaliação e da aprovação do projeto, estes se transformam em algo real e aplicável para que as pessoas usem.

Quais são os desafios que esse tipo de design enfrenta?

O design de interação passa por alguns desafios, porque é baseado em diversas demandas e problemas. Dessa forma, questões com compressão do usuário, equilíbrio, iteração e feedback são alguns deles.

Quais são os princípios do design de interação?

O design de interação tem fundamentos que vão desde a busca por feedback até a fase de testes. Nesse sentido, conheça alguns deles e como cada um funciona.

Visibilidade

Esse princípio é essencial, uma vez que torna as funções acessíveis e automáticas. Ou seja, é nesse aspecto que o usuário entra em contato com a interface e consegue interagir sem encontrar dificuldades.

Feedback

O feedback refere-se a resposta que um usuário recebe ao efetuar alguma ação na área de interação. Um exemplo desse fundamento é quando o visitante clica em um botão e percebe uma mudança de visual indicando que a ação realizada está sendo processada.

Consistência

Consistência no design de interação indica que os elementos funcionam de forma parecida em todo o sistema. Assim, quando você aprende a usar uma parte de um app, poderá aplicar esse conhecimento em outras áreas de maneira fácil. 

Usuário centrado

Na área de interação, o principal foco é o usuário e partir desse pensamento, haverá a criação de algo novo. Por isso, em vez de aplicar as próprias preferências, os designers pensam no cidadão leigo e buscam entender as suas necessidades. 

Design simples

Esse tipo de design busca apresentar as funções da forma mais simples possível, o que facilita a compreensão do usuário. O principal objetivo é fazer com que a experiência seja clara e evidente, como se houvesse instruções diretas. 

Fácil acesso

O fácil acesso ao design visa tornar os produtos e serviços digitais fáceis de entender, independente das limitações. Nessa etapa, considera-se as diferentes necessidades que as pessoas podem encontrar ao interagir com um sistema.

Testes

O princípio de teste no design de interação é capaz de verificar a interação das pessoas com o projeto criado. Assim, todo app, site ou qualquer produto digital passa por uma fase de experimento. 

Mapear

Com certeza você já se deparou com jogos em que os comandos se baseiam no movimento do dispositivo. A função de mapear consiste nisso, ou seja, tornar a interação mais intuitiva de forma natural, uma vez que se parece com a realidade. 

Restrição

A restrição neste design se limita às ações que uma pessoa pode fazer em um sistema. Por exemplo, se você tem um controle remoto, só poderá apertar os botões que estão disponíveis nele. Da mesma forma, a restrição evita que se tome decisões confusas.

design de interação
O design de interação passa por uma série de fundamentos antes de ser aprovado. Imagem de Vojtech Okenka no Pexels.

Como o design de interação pode melhorar a experiência do usuário? 

O design de interação torna os recursos digitais fáceis de usar e entender, o que melhora a experiência do usuário. Dessa forma, existem alguns aspectos que contribuem para a promoção da satisfação das pessoas, como:

  • fácil de usar;
  • eficiência;
  • plataforma acessível.

Em resumo, o design quando bem aplicado, leva a uma experiência satisfatória de maneira que os indivíduos manuseiem de maneira intuitiva os sites e apps.

Como criar uma experiência envolvente com o design de interação?

O design de interação pode gerar uma boa experiência ao se criar uma interface atrativa e priorizar a simplicidade. Por isso, saiba como fazer isso da melhor forma possível. 

Conheça seu público-alvo

Entenda quais são as demandas e os problemas que um público específico encontra ao acessar um sistema. Para isso, é muito importante definir quem são essas personas e como você pode ajudá-las a ter uma experiência mais satisfatória.

Crie uma interface atrativa

Um design agradável começa a partir do sentido visual, por isso, crie uma interface organizada e atrativa em sua estrutura. Dessa forma, você fará com que mais pessoas prestem atenção no seu produto, o que pode aumentar o engajamento.

Priorize o que é simples

Sempre mantenha um padrão simples e livre de ferramentas que possam dificultar a experiência do usuário. Por isso, remova elementos confusos ou irrelevantes que possam distrair os visitantes.

Use microinterações

Pequenas animações podem ajudar a criar uma experiência mais envolvente e intuitiva. Então, procure adicionar recursos personalizados, como um botão que muda de cor, por exemplo.

Use ferramentas úteis para o design em produtos digitais

O design de interação usa vários recursos, em especial, no processo de criação e desenvolvimento do produto. Entre alguns deles, destacam-se:

  • caneta e papel é essencial;
  • software de design de interface;
  • ferramentas para protótipo;
  • software de animação;
  • recursos para pesquisa e teste.

Além disso, é importante lembrar que para cada um desses processos, há apps que podem ajudá-lo. Dessa forma, você poderá escolher o que melhor se encaixa nas suas demandas e no seu projeto.

Quais são os apps que podem te auxiliar?

Existem vários aplicativos úteis disponíveis para o design de produtos digitais. Aqui estão alguns exemplos:

  • Adobe XD;
  • Sketch;
  • Figma;
  • InVision;
  • Marvel.

Lembre-se de que a escolha do app dependerá de demandas específicas de cada projeto, do seu fluxo de trabalho e das preferências pessoais.

Conte uma história

Você pode criar uma narrativa de interação que envolva as pessoas que estão consumindo o seu produto. Dessa forma, você pode criar efeitos de sequência de tela, tutoriais ou histórias.

Personalize

Tente aproximar o seu público por meio de recursos que personalizam as interações. Essa é uma ótima ferramenta, pois pode aumentar sua autoridade fazendo com que o público se identifique com o seu serviço digital.

design de interação
O design de interação busca melhorar a satisfação dos usuários. Imagem de Antoni Shkraba no Pexels.

Como personalizar o design?

Isso pode ser feito por meio de recomendações à sua maneira, configurações customizáveis e conteúdo dinâmico. Isso ajuda a criar uma experiência mais relevante, bem como, satisfatória para cada usuário.

Lembre-se de realizar testes 

Sempre se lembre de testar se esses recursos estão acessíveis e se, acima de tudo, atendem as expectativas dos consumidores.

Como melhorar o desempenho do design de interação?

Para melhorar o desempenho do design de interação é preciso manter o foco no seu público e no que ele precisa. Assim, você vai encontrar quais são os pontos de melhorias, como ter uma interface mais simples e acessível.

Quais são os exemplos do design de interação?

Existem muitos exemplos do design de interação, em especial, aplicativos e redes sociais. Por isso, conheça alguns deles que são tão comuns no dia a dia.

Instagram

Esse design no Instagram permite que os usuários enviem fotos, vídeos, bem como, possam interagir com postagens de outras pessoas de maneira fácil e rápida. 

Os recursos de rolagem, toque e deslize, por exemplo, são utilizados de forma eficaz para criar uma experiência fluida e envolvente.

Duolingo

Os usuários podem praticar habilidades de idiomas por meio de lições interativas, jogos e desafios diários. Este tipo de design incentiva a participação regular, oferece feedback imediato e recompensas, a fim de criar uma experiência envolvente de aprendizado.

Tesla Model

O design de interação nos carros elétricos da Tesla, como o Model S, oferece uma experiência inovadora ao usuário. Dessa forma, o painel de controle, que é uma tela sensível ao toque, que fornece acesso a várias funções, como controle de música.

Qual é o impacto do design de interação no marketing digital?

O design de interação alcançou uma maior interação e engajamento entre os usuários. Pode-se dizer que ele trouxe uma experiência inovadora entre os consumidores de produtos digitais e melhorou as métricas de marketing.

Além do mais, essa plataforma conseguiu ajudar na construção de marca e a aumentar a autoridade online em seus nichos. Isso ajuda a elevar a taxa de conversão e as vendas no marketing digital.

O futuro do design no contexto do marketing digital

O futuro do marketing digital promete integrar tecnologias, bem como, interface de voz e assistentes virtuais, além de criar um design mais inclusivo e acessível. 

É importante dizer que esse futuro depende do avanço tecnológico para que, assim, seja possível oferecer experiências cada vez mais satisfatórias. 

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes