Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Dicas para aplicar uma gestão democrática na empresa

Uma gestão democrática envolve todos os membros de uma empresa para tomar decisões e descentralizar esse poder de apenas um líder e diminuir a burocracia.

A gestão democrática ajuda as empresas a tomar melhores decisões a partir de vários pontos de vista diferentes dos seus funcionários. O conceito abrange uma série de ideias que fomentam a sua aplicação, saiba mais neste artigo e veja como aplicá-lo.

O que é a gestão democrática?

A gestão democrática trata-se de um modelo administrativo que envolve todas as partes na tomada de decisão de algo importante. Em suma, este conceito surgiu no meio escolar, onde os grupos interessados no formato de aprendizado podiam opinar sobre algo.

O objetivo era fazer com que o processo da aprendizagem fosse o melhor possível. Nesse sentido, várias partes participavam, no qual alunos, pais, professores e demais líderes de ensino para definir as políticas de educação nas escolas da comunidade.

Na gestão empresarial, esse conceito é ainda mais valioso, embora a ideia seja muito similar. Em síntese, a aplicação desse modelo administrativo é fazer com que todos os membros de uma equipe possam opinar sobre uma decisão do negócio.

Isso não considera cargos, bem como status que os funcionários tenham na empresa, apenas na sua participação direta no assunto em pauta. Assim, irá descentralizar o poder de veredito que um líder ou gestor tenha, o que vai resultar na responsabilidade para todos. 

Gestão democrática: conheça esse conceito e saiba como aplicar na sua empresa
A gestão democrática envolve todas as partes interessadas na tomada de decisões. Imagem de Kampus Production no Pexels.

Igualdade, transparência e justiça

Esse modelo de gestão de empresas visa promover um ambiente mais igual para todos, sem considerar os cargos que eles tenham. Ao passo que, as decisões do negócio serão tomadas com base na opinião geral.

Isso resulta em processo mais justo, visto que, o caminho que o gestor ou líder definir irá afetar a empresa e o seu aspecto produtivo. Desse modo, com a participação dos funcionários, o clima organizacional será o melhor possível.

A transparência é outro ponto importante desse modelo de gestão de empresas, uma vez que vai promover a prestação de contas e evitar a corrupção. Contudo, também ajuda as pessoas a entenderem como é o processo de tomar decisões.

Quais são as vantagens de aplicar a gestão democrática na empresa?

A gestão democrática contribui para um ambiente de trabalho mais diverso, inclusivo e eficiente, uma vez que todos irão participar das decisões. Em suma, é uma ótima ferramenta de gestão de pessoas no meio corporativo.

Isso também vai ajudar a engajar os funcionários, ou seja, motivá-los mais a fazer as suas tarefas, resultando no ganho da produtividade. Além disso, ao envolver todos os membros da empresa, as vantagens são ainda maiores, como:

  • tornam as decisões mais precisas;
  • inovação de ideias, como novas perspectivas e visão de melhorias;
  • reduz os conflitos, ajudando a tornar o ambiente mais leve;
  • o RH irá criar políticas que ajudam a promover um bom clima de trabalho;
  • ajuda a reter talentos, uma vez que diminui o turnover;
  • melhora a imagem da empresa no mercado.

Tudo isso é fruto de adotar esse modelo de gestão no seu negócio e envolver os funcionários nas decisões da empresa. No entanto, é vital ter uma boa liderança, pois isso é vital para a aplicação do conceito, bem como a sua eficácia.

Como aplicar a gestão democrática na empresa?

Para aplicar a gestão democrática na sua empresa, primeiro você precisa conhecê-la bem. Em síntese, embora esse modelo de administração seja benéfico, não é para todo tipo de negócio que ela é indicada.

Há áreas que têm muitas regulamentações, assim como um alto nível burocrático, nesse sentido, tomar decisões descentralizadas não é uma boa ideia. Então, caso isso se encaixe na sua empresa, talvez não seja o caminho a seguir.

É preciso também se planejar bem e conhecer a cultura organizacional do seu negócio para entender como funciona a sua hierarquia. Ou seja, a compreensão de como os líderes irão aceitar essa forma de gestão, por isso, é crucial conhecer bem cada gestor da empresa.

Você deve saber se o comando das equipes está pronto para esse conceito, uma vez que eles terão que saber ouvir e falar bem. Em suma, é vital estar atento nessa etapa para o líder entender a importância disso para o negócio ter sucesso.

Gestão democrática: conheça esse conceito e saiba como aplicar na sua empresa
Para aplicar a gestão democrática nas empresas é preciso conhecê-la bem. Imagem de RDNE Stock projecto no Pexels.

Incentive a participação de todos

Ao se certificar que os líderes estão prontos para a gestão, é hora de incentivar a participação de todos, contudo, isso pode ser feito por:

  • canais de comunicação, de forma aberta ou anônima, caso seja necessário;
  • faça reuniões para coletar feedbacks e atualizar a todos;
  • crie um grupo na sua organização para lidar com tarefas específicas;
  • envolva funcionários de diversos cargos e níveis de hierarquia nos grupos;

Isso vai ajudá-los a participar do processo, contribuindo para o clima da empresa e a eficácia da escuta ativa dos líderes. Assim, quando houver a reunião para tomar decisões, elas serão bem melhor aceitas.

Promova a tomada de decisões colaborativas

Nas decisões que afetam os funcionários de forma direta, incentive eles a opinar sobre o tema, bem como o que acham das opções. Nesse sentido, uma boa ideia é fazer uma votação para definir o caminho ideal.

Avalie a gestão democrática

Faça sempre uma avaliação para saber quais sãos os pontos que pedem ajustes. Contudo, é crucial ter a ciência de que nem tudo pode sair como você espera, logo, aprenda com os erros para aprimorar a aplicação.

É vital entender que nem sempre as decisões precisam de tal gestão. Visto que, há questões que precisam do devido tratamento dos líderes para poderem resolver de uma forma mais direta.

Gestão democrática: conheça esse conceito e saiba como aplicar na sua empresa
Na gestão democrática, é crucial acompanhar os processos com frequência. Imagem de Kindel Media no Pexels.

Por que aplicar uma gestão democrática na empresa?

A gestão democrática na empresa aumenta o desempenho do funcionário, uma vez que, ao se sentir importante, fará suas tarefas com mais gosto. Desse modo, a produtividade da empresa vai crescer, contudo, há outros impactos, por exemplo:

  • melhora o clima da empresa;
  • otimiza o trabalho em equipe;
  • permite que todos aprendam entre si;
  • reduz os conflitos;
  • estimula o processo criativo;
  • ajuda a empresa a se adaptar ao mercado, pois toma melhores decisões;
  • permite que a empresa cumpra normas éticas.

São vários os motivos que mostram que esse modelo de gestão é crucial para uma empresa que visa crescer ainda mais. Para concluir o artigo, a adoção deste conceito também melhora a imagem da marca, o que é crucial para o seu sucesso.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes