Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Conheça o Kissmetrics: o concorrente à altura do Google Analytics

Kissmetrics é uma ferramenta que levanta dados de usuários no site da sua empresa. E isso fez com que ele se tornasse um concorrente à altura do Google Analytics.

O Kissmetrics ajuda a sua empresa a entender mais sobre o comportamento dos usuários do seu site. Dessa forma, ele consegue oferecer dados relevantes, para que você possa melhorar seu conteúdo de marketing e aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

O que é Kissmetrics?

Kissmetrics é um software de análise de usuários que ajuda empresas a entenderem o comportamento de seus clientes em seus negócios online. Com ele, você pode acessar facilmente esses dados para que possa tomar as melhores decisões na sua empresa.

Essa ferramenta foi desenvolvida para atingir o objetivo de ser um grande sucesso, ao ponto de conseguir competir com gigantes desse setor, como por exemplo, o Google Analytics.

Quais são as funcionalidades do Kissmetrics?

O Kissmetrics te ajuda a identificar novas oportunidades no funil de vendas e assim, aumentar sua taxa de conversão.

Com ele, é possível coletar dados sobre o comportamento dos visitantes em seu site e criar opções de relatórios que te ajudam a ter uma visão mais ampla de como os usuários interagem.

Além disso, ele é capaz de categorizar seus clientes com base em dados demográficos e comportamentais, o que facilita sua análise.

Com ele, também existe a opção de você criar uma lista com os usuário que menos interagem com seu site, para entender os motivos disso. Assim como pode fazer o mesmo com os que mais interagiram, para ver quais são os pontos fortes da sua página.

Trilhas do usuário

Entre outras funcionalidades, o Kissmetrics possui uma ferramenta em que você pode criar notificações especiais no seu site, por exemplo: “Cliente 3: Apertou o botão entrar em contato” ou “Click 15: Apertou o botão comprar”.

Dessa forma, é possível criar trilhas para cada cliente que comprou seu produto ou desistiu de fazer. Só para ilustrar a trilha de um cliente fictício:

  • apertou o botão “colocar no carrinho”;
  • apertou o botão “confirmar”.
  • apertou o botão “comprar”;

Também se pode criar uma outra trilha para quando o usuário desistir da compra. Contudo, a trilha percorrida poderia se seguir da mesma forma, mas sem as etapas de “comprar” ou “confirmar”. Essa função é muito útil para diminuir o churn rate nos e-commerces.

Pessoa analisando gráficos impressos em folha a4 extraídos do Kissmetrics sobre mesa de madeira e ao lado de notebook e xícara de café espresso
Kissmetrics, a concorrente do Google Analytics – Imagem de Lukas por Pixabay

Segmentação de dados

O Kissmetrics é uma poderosa ferramenta para a coleta de dados dos usuários que visitam o seu site. A segmentação de dados é essencial para o marketing, já que permite que empresas conheçam o perfil e o comportamento dos seus clientes e leads.

Ao segmentar os dados, empresas podem identificar grupos de clientes com interesses parecidos e criar campanhas para esses grupos.

E-mails automáticos

Outra função interessante é o disparo com e-mail personalizado. Você pode configurar diferentes mensagens para seus clientes para cada etapa do funil de vendas. Assim, é possível gerenciar os disparos com base na atividade de cada tipo de visitante.

Isso pode fazer uma grande diferença no seu negócio, já que o envio de e-mails é uma ótima forma de captar a atenção do seu público e dessa forma, estabelecer o relacionamento com os seus leads.

O que você pode descobrir ao usar o Kissmetrics?

O Kissmetrics, pode ajudar sua empresa a descobrir o que de fato funciona ou não no seu site de vendas. Ele consegue ajudar o seu negócio, no uso de dados dos visitantes de forma eficiente. Assim, você pode responder perguntas importantes, como por exemplo:

  • quem são seus clientes?
  • quais campanhas de marketing atraem os clientes mais ativos do seu site?
  • o que seus clientes têm em comum?
  • quais termos de pesquisa rendem mais visitas para a sua página?

Algumas dessas respostas, podem ser o divisor de águas que seu empreendimento precisava ter para crescer. Com essas perguntas respondidas, você pode ter melhorias na campanha publicitária da sua empresa.

O que são campanhas publicitárias?

Uma campanha publicitária é um conjunto de ações de marketing, que são planejadas para a venda de produtos ou serviços e aumentar a taxa de conversão.

Atualmente, existem muitos modelos de campanhas publicitárias e isso garante uma variedade de possibilidades para gerar resultados no campo da publicidade.

Existe a campanha institucional, que cria a conexão com o público-alvo. A campanha promocional, que serve para a conversão de leads. E a campanha social, que tem como intuito engajar o público em causas sociais.

Como fazer uma campanha publicitária? 

Para fazer uma campanha publicitária, é preciso conhecer o seu público-alvo, o segmento de mercado que está inserido e a sua concorrência.

Além disso, outros fatores podem influenciar na decisão do formato do anúncio. E isso impacta na escolha de onde será feita a divulgação e em quais veículos de mídia. Depois disso, é possível seguir essas etapas:

  • obter um briefing da campanha;
  • realizar um brainstorm para definir o formato da campanha;
  • criar as peças publicitárias.

Com isso, você poderá montar uma campanha de qualidade para sua empresa nos modelos do marketing 4.0, e assim, fazer bom uso dela. Mas, existe algo que pode o Kissmetrics consegue fazer que o Google Analytics não faz?

Kissmetrics sendo usado em notebook sobre mesa em tela de gráficos
Kissmetrics foca no comportamento dos visitantes do seu site – Imagem de Lalmch por Pixabay

Quais as diferenças entre o Kissmetrics e o Google Analytics?

É simples. O Kissmetrics enfatiza os dados dos visitantes do site, enquanto o Google Analytics foca nas métricas dos acessos das páginas.

A ferramenta do Google, tem ênfase na análise do tráfego geral de um site. Ele mostra quantas vezes uma página foi acessada ou quantas vezes um evento aconteceu. Além disso, um dos seus principais parâmetros são os requisitos de SEO.

Já o Kissmetrics, é voltado para dar uma maior ênfase aos visitantes e permite que seus recursos sejam aplicados de forma simples. Conheça mais diferenças entre eles a seguir.

Monitoramento

O Kissmetrics rastreia cada visitante, toda vez que ele acessa ou faz se inscreve no seu site. Após o usuário criar uma conta, é possível atribuir toda a sua atividade enquanto ainda estava anônimo. Isso amplia a visão de como ele chegou até ali e o que fez até a inscrição.

Mas para levantar informações sobre os visitantes com o Google Analytics, é preciso ter um conhecimento mais avançado na ferramenta. Por outro lado, esse é um dos pontos fortes do Kissmetrics.

Qualidade dos relatórios

Os relatórios do Kissmetrics costumam ser eficientes e objetivos e isso ajuda a equipe de marketing, conhecer todos os motivos das altas e baixas apresentadas nos gráficos em um determinado período.

Analisar apenas as páginas onde se encontram essas variações, pode não ser de grande ajuda em alguns casos. Por isso, ao comparar as atividades dos usuários a partir dos eventos discutidos, facilita o entendimento global do que aconteceu.

A importância da ciência de dados para o marketing

A ciência de dados é uma área que envolve a aplicação de técnicas estatísticas, matemáticas e computacionais para extrair conhecimentos a partir de dados. Ela tem o objetivo de analisar dados para resolver problemas complexos.

A aplicação da ciência de dados ao marketing, oferece o suporte necessário para planejamentos do setor. Com ela é possível entender as mudanças nos hábitos dos consumidores e assim, desenvolver ações que estejam de acordo com essas tendências.

Visualização de dados

Visualização de dados é o processo de usar elementos visuais, como gráficos e diagramas, para representar dados. Ela traduz informações numéricas complexas em uma representação visual mais simples de compreender.

Ferramentas de visualização de dados melhoram o processo de comunicação visual e é com ela que é possível extrair insights de dados brutos.

Análise de tráfego

Em relação à análise de tráfego, a Google Analytics se destaca, mesmo que seus relatórios não sejam amplos o suficiente para empresas que oferecem serviços para grupos muito específicos do mercado.

Mas com ela você pode traçar metas, analisar dados de usuário, acompanhar o desempenho de campanhas e até mesmo integrar esses dados com outros sistemas de análises de dados, por exemplo.

Dados extraídos do Kissmetrics em tela de notebook sobre mesa
Com Kissmetrics você consegue acessar dados relevantes dos seus usuários – Imagem de Pexels por Pixabay

Investimento

O Google Analytics, apresenta outra vantagem em relação ao Kissmetrics, o preço de uso. Os serviços do Google e seus pacotes são totalmente gratuitos, já o Kissmetrics é uma ferramenta que possui um custo, considerado até mesmo um pouco alto.

Mas apesar do preço, seus recursos conseguem trazer vantagens para empresas que precisam de relatórios mais precisos sobre seus clientes. Por isso, um investimento nessa ferramenta deve ser pensado.

Será que devo usar apenas o Kissmetrics?

O Kissmetrics e o Google Analytics podem se complementar e muitas das suas funções são diferentes, e por isso, elas são capazes de se suplementar com informações das demais. Portanto, os dois softwares não se excluem.

Enquanto o Google Analytics trata das métricas do seu site, o Kissmetrics poderá mostrar os dados de como cada visitante se comporta.

Nesse sentido, se apropriar de ferramentas de análise, é uma das melhores formas de se manter competitivo em um cenário que está sempre em mudança.

Uma das melhores maneiras de se manter em um mercado em constante mudança, é acompanhar os movimentos dos seus clientes, e é isso que essas ferramentas fazem para o seu empreendimento.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes