Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Melhores livros inteligência emocional e como eles podem te ajudar a ser produtivo

Descubra como os melhores livros inteligência emocional podem te ajudar a se tornar mais produtivo, ao aprimorar as suas habilidades emocionais e as suas relações.

Os livros inteligência emocional são ótimos recursos que ajudam a entender e a criar as suas habilidades emocionais. Pois, eles ensinam a lidar com as situações de forma mais eficaz, a tornar as relações mais fortes e a alcançar a felicidade plena.

Vale a pena ler livros inteligência emocional?

Saiba que vale a pena ler livros inteligência emocional, pois são muito valiosos para ajudar as pessoas a entenderem e a lidarem melhor com as suas emoções.

Esses títulos oferecem dicas úteis para entender como as emoções funcionam e como as pessoas podem controlá-las de uma maneira saudável. Além disso, eles também ensinam a importância do mapa de empatia, reconhecer as emoções dos outros e ser mais respeitoso.

Melhores livros inteligência emocional e como eles podem te ajudar a ser produtivo
Os livros inteligência emocional são ótimos para aprender a lidar com as emoções. Imagem de Drazen Zigic no Freepik.

Os livros inteligência emocional de Daniel Goleman são bons?

Os livros inteligência emocional de Daniel Goleman são ótimos. Afinal, ele foi escrito por um autor renomado que estudou e que entende muito sobre as emoções humanas. 

Ele escreveu a obra “Inteligência Emocional” para ajudar pessoas, como você, a entenderem mais sobre:

  • as suas emoções;
  • como elas podem afetar a sua vida.

Mais do que isso, ele explica que a inteligência emocional é tão importante quanto a intelectual, isso porque, ela ajuda a entender as próprias emoções e também as dos outros. Ao ler esse livro, você vai descobrir, por exemplo, como:

  • a inteligência emocional pode te ajudar a ser mais feliz;
  • ter relações melhores;
  • ser mais produtivo.

O autor conta histórias e cita exemplos para te ajudar a entender como os sentimentos funcionam e como você pode lidar com elas. Ele também dá dicas práticas e exercícios para você desenvolver a sua inteligência emocional.

Sobre o autor Daniel Goleman

Daniel Goleman é um autor famoso que estudou e escreveu muito sobre esse tema. Aliás, ele é um psicólogo e escritor que queria ajudar as pessoas a entenderem melhor as suas emoções.

Ele escreveu vários livros sobre o assunto, o que inclui este citado. Nessa obra, ele passa a sua sabedoria sobre as emoções humanas e como elas podem afetar as pessoas.

Vale falar, ainda mais, que ele escreve de uma forma fácil de entender, com o uso de histórias e exemplos que tornam o assunto melhor para as pessoas de todas as idades.

Há livros inteligência emocional com dicas práticas?

Existem livros inteligência emocional que trazem dicas práticas para quem quer aprender a lidar com as suas emoções de uma forma inteligente. Aliás, ele foi escrito pelos autores:

  • Travis Bradberry;
  • Jean Greaves.

Neste livro, “Inteligência Emocional 2.0”, você vai descobrir como entender e controlar as suas emoções de uma maneira saudável. Ou seja, vai aprender a lidar melhor com as situações difíceis, como quando se sente triste, com raiva ou até mesmo com medo.

Os autores explicam que a inteligência emocional é como um poder que todos têm dentro de si. Pois, ela ajuda a entender os sentimentos e também os das outras pessoas ao seu redor.

Com esse título, você vai aprender técnicas práticas e vai descobrir como expressar as suas emoções de uma forma adequada, a fim de se acalmar em momentos de estresse e como resolver os conflitos de uma maneira pacífica.

Sobre os autores Travis Bradberry e Jean Greaves

Travis Bradberry e Jean Greaves são os autores do livro “Inteligência Emocional 2.0″. Aliás, eles são especialistas no assunto e têm muito conhecimento para passar.

O primeiro, Travis Bradberry, é um escritor e consultor de negócios. Ele estudou e pesquisou muito sobre o assunto e como ele pode ajudar as pessoas a terem sucesso na vida pessoal e profissional.

Jean Greaves também é uma especialista no tema. Ainda mais, ela trabalhou com Travis para criar o conteúdo do livro e trazer dados valiosos para os leitores.

Em conjunto, eles criaram um guia prático que ensina as pessoas a criarem os seus talentos emocionais. Pois, eles creem que todos podem aprender como lidarem melhor com as emoções e que isso as tornam mais felizes, além de bem-sucedidas.

Melhores livros inteligência emocional e como eles podem te ajudar a ser produtivo
Os livros inteligência emocional ajudam a passar por momentos difíceis. Imagem de freepik no Freepik.

Livros inteligência emocional como a “Gestão da Emoção” de Augusto Cury são bons?

Os livros inteligência emocional, como a “Gestão da Emoção” do autor Augusto Cury, é uma boa opção para aprender sobre o tema. Pois, ele foi escrito de forma especial para ajudar as pessoas a entenderem e lidarem com as suas emoções de forma saudável.

Nesta obra, você vai descobrir como cuidar das suas emoções e aprender estratégias para lidar com os desafios do dia a dia. Ainda mais, o autor explica que todos têm sentimentos e que eles são parte natural da vida.

Nem sempre é fácil entender e controlar as emoções. Augusto ensina que a gestão da emoção é como um poder que as pessoas podem aprimorar. Isso significa aprender, por exemplo, a:

  • entender porque as pessoas se sentem de certa maneira;
  • reconhecer os seus sentimentos;
  • encontrar formas saudáveis de lidar com as emoções.

Com o livro “Gestão da Emoção”, você vai aprender sobre a importância de cuidar da sua mente e como isso afeta suas emoções. Vai descobrir técnicas para reduzir o estresse, superar a ansiedade o que é e melhorar a sua autoestima.

Ao aprender a gerenciar isso, a pessoa se torna mais produtiva em suas atividades. Isso porque, quando você entende e controla as suas emoções, consegue:

  • ter mais foco;
  • tomar decisões com mais clareza;
  • lidar com os desafios de forma mais eficiente.

Sobre o autor Augusto Cury

Augusto Cury é o autor do livro “Gestão da Emoção”. Aliás, ele é um renomado psiquiatra e escritor brasileiro, conhecido por suas obras sobre inteligência emocional.

Ele dedicou grande parte de sua vida ao estudo da mente humana e de como melhorar a saúde mental, bem como, emocional. Afinal, ele acredita que é importante cuidar das emoções para uma vida mais saudável e feliz.

Livros inteligência emocional no trabalho valem a pena?

Os livros inteligência emocional no trabalho é uma leitura valiosa para pessoas que desejam entender melhor as suas emoções e como lidar com elas no ambiente de uma empresa.

Escrito por um especialista no tema, o autor apresenta diversas técnicas que podem ajudar as pessoas a serem mais produtivas e terem relações mais saudáveis no emprego. O livro fala de temas como, por exemplo:

  • conhecer a si próprio;
  • empatia;
  • estratégias para lidar com o estresse e a pressão.

Vale mencionar, ainda mais, que o autor usa exemplos práticos e boas histórias para ilustrar os seus pontos, o que torna a leitura mais interessante e fácil de entender.

Sobre o autor Hendrie Weisinger

Hendrie Weisinger é um renomado autor e psicólogo. Ele dedicou sua carreira ao estudo e à pesquisa sobre as emoções humanas, além de como elas influenciam a vida de cada um. Os seus livros são conhecidos por serem acessíveis e por terem insights valiosos.

Além de escrever, Weisinger também dá palestras e é consultor, ele passa o seu conhecimento com empresas para todo o mundo. Ainda mais, ele é reconhecido como um dos principais especialistas no tema no contexto profissional.

Com uma fala clara e exemplos práticos, ele consegue transmitir conceitos complexos de forma simples e fácil. Além disso, as suas obras são indicadas para pessoas que desejam aprender a lidarem melhor com suas emoções em suas vidas pessoais e profissionais.

Melhores livros inteligência emocional e como eles podem te ajudar a ser produtivo
Os livros inteligência emocional podem ajudar na produtividade. Imagem de freepik no Freepik.

De que forma os livros inteligência emocional podem te ajudar a ser produtivo?

Os livros inteligência emocional são muito úteis para ajudar uma pessoa a ser mais produtiva, pois quando se entende e controla suas emoções, fica mais fácil se concentrar, planejar e realizar as suas tarefas de forma eficiente.

Melhora a capacidade de cuidar do tempo

Saber sobre esse tema também pode ajudar na gestão do tempo de uma pessoa. Isso porque, quando alguém conhece as suas próprias emoções, é mais fácil saber o que é importante e o que pode ser deixado para depois.

Vale mencionar, ainda mais, que isso ajuda a evitar distrações e a focar nas tarefas que realmente importam, o que permite uma melhor organização do tempo.

Como o tema pode ser aplicado no dia a dia?

A inteligência emocional pode ser aplicada no dia a dia de diversas maneiras. Por exemplo, quando uma pessoa está com raiva ou frustrada, ela pode aprender a controlar essas emoções para não tomar decisões impulsivas ou agir de forma prejudicial.

Vale mencionar, além disso, que esse assunto também ajuda na fala com as outras pessoas, porque você consegue expressar os sentimentos de uma forma clara e respeitosa.

Estratégias para aplicar

Há várias estratégias que podem ser usadas para criar a inteligência emocional. Um exemplo é praticar a empatia, ou seja, tentar entender os sentimentos dos outros. Além disso, é possível:

  • aprender a lidar com o estresse, como respirar fundo e contar até 10;
  • buscar conhecer a si, ao refletir sobre as próprias emoções.

Ao colocar isso em prática, por fim, ajudam as pessoas a se tornarem mais conscientes de suas emoções e a lidarem com elas de uma forma mais construtiva.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes