Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é visual merchandising e como aproveitar essa técnica?

O que é visual merchandising nada mais é do que uma técnica de marketing muito presente no ponto de venda que visa melhorar a experiência do cliente e vender mais.

Descobrir o que é visual merchandising pode mudar como os clientes reagem a sua loja. Então, é essencial saber como usar essa que é uma das principais técnicas de marketing e que pode ser um diferencial para destacar o seu negócio da concorrência.

O que é visual merchandising?

A resposta para o que é visual merchandising está em uma das muitas técnicas que o marketing usa e essa foca na aparência para vender e atrair novos clientes.

o que é visual merchandising
O que é visual merchandising nada mais é do que uma área de marketing para tornar atraente o processo de compra. Foto de Rachel Claire no Pexels

É uma técnica usada para criar uma aura que incentive as pessoas a comprarem algo. Dessa forma, vai usar elementos como cores, luzes, sinalização e mobiliário para montar um ambiente atrativo e convincente para os consumidores.

Conheça o seu público-alvo

Saber quem é a pessoa que compra é vital para poder criar uma experiência distinta através do visual. Então, ao descobrir quem é seu público-alvo, é possível disponibilizar as peças de forma adequada, o que serve para atrair mais pessoas.

Também se pode construir a comunicação visual de um negócio a partir do entendimento do seu público. Dessa forma, ao saber sobre as suas personas, você pode descobrir as melhores maneiras de obter a sua atenção.

Destaque os seus produtos

Ao obter dados sobre os produtos mais buscados, é possível utilizar essa técnica como critério para destacar esses itens em áreas pensadas.

Uma boa opção é posicionar os produtos de algumas marcas em setores de muito movimento. Outra ideia é oferecer promoções em locais chamativos, incentivando a entrada de usuários na loja para assim, aumentar as vendas.

Identifique sua marca

Pense nos valores, na missão e em qual estratégia está sendo usada pela marca para se distinguir das outras empresas. Mas também, é bom repensar no design usado, o que inclui as cores aplicadas nos canais de venda.

É vital para que as pessoas reconheçam a marca como confiável e para que ela construa autoridade. Para ajudar nessa tarefa, é possível buscar inspiração nos negócios já estabelecidos no mercado.

Qual é a importância sobre o que é visual merchandising para o sucesso de um negócio?

Saber o que é visual merchandising é essencial para destacar as características dos produtos, além de aumentar a visibilidade da marca. Bem como, para melhorar o modo como o cliente é atendido.

Quando bem aplicado, pode ajudar a maximizar as vendas e a gerar maior consciência de marca. Além disso, ele ajuda a criar um bom clima na loja, o que torna mais fácil para os compradores se sentirem confortáveis e satisfeitos.

Cliente satisfeito

Quando um cliente visita uma loja, há mais detalhes envolvidos do que apenas o produto. Por exemplo, se for de qualidade satisfatória, a marca conseguirá se sustentar, mas aqueles com qualidade mediana precisam de boas estratégias para manter a imagem.

Esta é a importância de pensar bem na criação de um ambiente que seja atrativo. Uma loja que exibe bem os produtos têm maior impacto no cliente, o que o ajuda a encontrar e avaliar o que precisa.

Valorização da marca

Ao criar um ambiente único, a marca ganha reconhecimento em relação aos seus concorrentes, pois destaca-se no meio de outros no setor. Ao fazer um trabalho bem executado, isso passa a ser parte integrante da identidade da empresa.

A exigência do consumidor tem aumentado e o visual merchandising, oferece uma experiência sólida ao público e ganha destaque. Dessa forma, a empresa se torna única e a sua imagem no mercado se torna mais marcante.

o que é visual merchandising
Além de saber o que é visual merchandising, tem que ter um alto nível de criatividade e conhecimento sobre o comportamento de compra do cliente. Foto de MART PRODUCTION no Pexels

Identidade visual

Toda marca tem sua própria identidade, que afeta o modo como ela se situa no mercado e como ela conduz a publicidade. Há aquelas mais sofisticadas que optam por uma ação mais simplista, tanto em termos de produtos, quanto em suas lojas.

Nesse caso, o objetivo é expor menos itens, dando maior valor a uma seleção principal, além de incentivar os clientes à escolha destes. Ao usar isso no ponto físico, a loja fixa a sua sugestão.

Como ter sucesso sobre o que é visual merchandising?

Para ter sucesso sobre o que é visual merchandising, é preciso criar um ambiente atrativo e confortável, ou seja, tem que manter o espaço limpo e arrumado, usar cores alegres e atrativas, além de selecionar materiais de qualidade para os seus produtos.

Outra parte importante é a colocação das mercadorias. Assim, saiba que pode organizar de forma a criar vias de compras intuitivas e que destaque os melhores itens da sua loja.

Você também deve pensar de forma cuidadosa sobre os tipos de promoções e ofertas que pode usar para incentivar o público. Mas, também pode usar displays criativos como forma de chamar a atenção dos clientes e aumentar as vendas.

Outra forma de ter sucesso é usar a tecnologia e as mídias sociais para promover os seus produtos. Enquanto essa primeira pode exibir conteúdo informativo e interativo, as redes sociais servem para aumentar a visibilidade da sua marca.

Crie displays para o público-alvo

Descobrir o seu público-alvo é o primeiro passo para a jornada do cliente. Logo após essa etapa, é necessário comparar diferentes opções antes de chegar à conversão da venda.

É essencial para guiar os consumidores desde a descoberta até a venda. Então, para atrair os seus clientes, utilize a estratégia certa para cativar o estilo de vida deles ou que desejam alcançar.

Menos pode ser mais

Para evitar o caos em displays, deve-se focar em destacar um único item ou alguns produtos relacionados. Portanto, ao criar um tema ou história consistente, os clientes não ficarão sobrecarregados, o que pode permitir explorar e se conectar com as mercadorias.

Conte uma história

Uma história pode ajudar durante o processo de design e permitir que o cliente se conecte com os produtos. Ela pode ser específica para uma única exibição ou pode fluir por todo o espaço de varejo usando um tema comum de exibição.

Saiba como aplicar essa ideia

Comece a exibição na vitrine principal ou perto da entrada. A narrativa não precisa ser complexa e pode ser baseada em temas já comprovados, como “volta às aulas” ou “diversão de verão”.

Utilize a cor e a sinalização para manter o tema da história/exibição. Isso pode ser tão simples quanto usar a mesma cor de fundo ou palavras-chave.

Seja específico com os sinais

A exibição pode mostrar itens de maneira eficiente, mas se a sinalização não for boa, o resultado será desastroso. É importante que os sinais sejam curtos e diretos, pois muita informação pode ser ignorada.

A regra dos cinco segundos é útil para garantir que ele seja entendido em pouco tempo. Então, se a mensagem for mais longa, considere usar uma sequência de sinais que estejam alinhados ao tema.

o que é visual merchandising
Você pode encontrar cursos especializados sobre o que é visual merchandising. Foto de Pixabay, site pexels

As vitrines atraem mais usuários

Manter a vitrine limpa e bem iluminada é essencial para gerar boas primeiras impressões. Pode até ser que a iluminação mínima funcione melhor para alguns projetos específicos.

A sinalização também precisa ser clara, concisa e ligada ao tema/história da vitrine. Os produtos novos e mais valiosos devem ser exibidos no início ou mais próximos da entrada, para atrair pedestres.

Conhecimento da equipe de vendas

Cada membro da equipe de vendas deve estar familiarizado com os itens escolhidos para as exibições de merchandising visual.

Este conhecimento é muito importante para exibições interativas. Já que, se um membro da equipe não puder responder às perguntas de um cliente, isso pode afetar a confiança e aumentar as suas chances de perder uma venda.

Quais são os desafios de se implementar um plano sobre o que é visual merchandising?

Aplicar um plano sobre o que é visual merchandising é uma tarefa desafiadora, pois o espaço pode ser pequeno, por exemplo. Então, para que seja bem-sucedido é necessário que todos os elementos sejam considerados.

Espaços pequenos podem limitar a área de trabalho disponível para a configuração de produtos, já que deve ser otimizado para que todos os itens sejam expostos da melhor forma. Além disso, às vezes não há muita flexibilidade para criar o cenário desejado.

Poucas vitrines também podem dificultar a amostragem dos produtos. Mas, o uso de prateleiras e gôndolas ajudam a aproveitar melhor o ambiente.

Outro desafio é o orçamento limitado, já que o uso dessa técnica pode ser cara, pois envolve a compra de materiais e equipamentos. Então, certifique-se do melhor aproveitamento dos recursos.

Ter que educar a pessoa que vai usar essa técnica sobre as vantagens dela também é um desafio. Isso porque, ela deve fazer a apresentação dos produtos de forma atraente e de maneira que o cliente se sinta motivado a comprar.

Escolha os produtos certos

Escolher os produtos certos para o visual merchandising é uma tarefa difícil, mas saiba que antes tem que definir o público-alvo. Além disso, tem que identificar quais itens são mais populares, bem como garantir a disponibilidade deles.

Use a tecnologia para aprimorar o visual merchandising

Criar displays digitais é uma boa ideia para usar a tecnologia no visual merchandising da empresa. Dessa forma, você pode tornar a experiência de compra mais atraente para os clientes.

Quais são as tendências atuais sobre o que é visual merchandising?

Seguir as tendências sobre o que é visual merchandising pode ser uma boa ideia, por exemplo, o que está em alta é o uso de iluminação LED. Mas, também pode usar manequins com personalidade para garantir identificação por parte do público.

O que é visual merchandising e como ele pode tornar a experiência do cliente mais envolvente?

Saber o que é visual merchandising pode fazer com que você destaque os valores e a marca de uma loja. Além disso, pode ajudar a criar um ambiente atraente para os clientes, aumentar a percepção da sua identidade e despertar o interesse deles.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes