Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Guia completo sobre seed capital

Seed capital é um tipo de investimento que ajuda startups em estágio inicial, então, entenda melhor como isso funciona e se vale mesmo a pena buscar esse auxílio.

O seed capital é um tipo de investimento cada vez mais famoso no mundo das startups. Mesmo assim, muitas pessoas ainda não entendem como ele funciona de fato. Dessa forma, vale a pena se aprofundar mais no assunto e tirar todas as suas dúvidas.

O que é seed capital?

Também chamado de capital semente, o seed capital é focado em ajudar startups que estão no seu estágio inicial. Assim, estão em busca de recursos para se colocar no mercado e fazer suas operações darem certo. Isso tudo antes mesmo de obter qualquer tipo de lucro.

Por isso, o objetivo desse investimento é tornar o crescimento de um negócio mais rápido. As empresas iniciantes, conhecidas como early- stage business, em geral, já contam com produtos ou serviços prontos.

Guia completo sobre seed capital
O seed capital ajuda muitas startups a se desenvolverem. Imagem de David McBee no Pexels.

A questão é que elas precisam otimizar isso. Além disso, há a necessidade de sistematizar processos, contratar pessoas e captar mais clientes. Diante disso, os valores iniciais do investimento ficam entre R$ 500 mil e R$ 2 milhões.

Não é à toa que há um risco alto, visto que é uma quantia considerável. Dessa forma, em troca dessa ajuda financeira, os investidores podem se tornar sócios do negócio. 

Como funciona o pré-seed e qual é a diferença para o seed capital?

Esse é um investimento voltado para empresas ainda mais jovens. Então, elas continuam criando o seu MVP, ou Produto Mínimo Viável. Portanto, o pré-seed ajuda startups que só têm uma ideia e um modelo de negócio, nada de produto ou serviço pronto.

Outra característica importante aqui é que o dinheiro costuma vir de fontes menos formais. Assim, famílias e amigos podem oferecer recursos. Em resumo, o pré-seed ajuda um negócio quando ele sequer tem etapas operacionais.

Quais são os investidores que fazem seed capital?

Existem diversos tipos de investidores que fazem aporte em seed capital, como as aceleradoras. No entanto, outras variações merecem a sua atenção, confira logo abaixo:

  • equity crowdfunding;
  • aceleradoras;
  • instituições fomentadoras;
  • investidor-anjo;
  • corporate venture capital;
  • venture capital.

Equity crowdfunding

Ele é comparado a um crowdfunding tradicional. No entanto, aqui não há distribuição de brindes. Então, os investidores ganham uma participação na empresa, em troca do investimento.

Aceleradoras

As aceleradoras de startups permitem que empresários iniciantes se aloquem em espaços por alguns meses. Assim, a ideia é que eles estruturem todo o negócio e usem a infraestrutura para isso. Além disso, no final, as aceleradoras investem na startup.

Instituições fomentadoras

Muitas pessoas não sabem, mas no Brasil existem diversas instituições que alimentam o sistema de startups. Dessa forma, elas também costumam investir em negócios iniciais e oferecem seed capital.

Investidor-anjo

Essa é a pessoa que foca ao máximo em negócios em estágios iniciais. Além disso, ela aplicar o dinheiro na empresa sozinho ou com a ajuda de outras pessoas. Em geral, a ajuda vem em grupo.

Guia completo sobre seed capital
Existem diversos tipos de investidores no mercado. Imagem de Karolina Grabowska no Pexels.

Corporate venture capital

É comum que empresas de médio e grande porte se aproximem de startups. Assim, elas têm o objetivo de inovar seus processos e obter boas ideias. Diante disso, costumam investir em negócios em troca de conhecimento.

Mesmo assim, algumas também buscam aquisições futuras ao aplicar seu dinheiro. Então, isso varia muito no mundo corporativo.

Venture capital

Fundos de venture capital também oferecem dinheiro para startups em estágio inicial. Ainda mais, existem fundos aqui que só focam em negócios em etapas iniciais.

Com essa lista foi possível perceber que existem diversos cenários quando o assunto é investimento. Então, quem tem uma empresa precisa sempre expandir seu leque e analisar bem qual o melhor caminho para seguir.

Como conseguir seed capital?

Obter seed capital não é um processo fácil e requer muitas estratégias, como o networking. Portanto, confira dicas que vão te ajudar a entender as melhores formas de conseguir o dinheiro necessário para fazer um negócio crescer e se destacar no mercado:

  1. Valuation;
  2. Pitch deck;
  3. Networking.

1- Valuation

Esse termo se refere ao processo de analisar bem uma empresa e estimar um valor justo para ela. Assim, também é conhecido como “valor intrínseco”.

Dito isso, fazer um valuation é essencial para conseguir um bom investimento. Afinal, ao conhecer o valor de mercado da startup, fica mais fácil negociar. Além disso, evita que você ceda uma parte do seu negócio e se arrependa no futuro.

2- Pitch deck

A negociação é um processo-chave na hora de conseguir dinheiro para sua empresa. Então, tenha um bom pitch deck, ou seja, uma apresentação pronta em PDF ou PPT.

A ideia é mostrar os resultados da startup, analisar a previsão de crescimento e detalhar o investimento necessário. Assim, é essencial mostrar como o valor requerido será usado para vender mais e obter lucros.

Seja para contratar pessoas, desenvolver processos ou produtos, isso precisa ser bem detalhado. Dessa forma, fica mais fácil chamar a atenção do investidor ao apresentar dados objetivos e concretos.

Guia completo sobre seed capital
Conversar e criar conexões é importante para conseguir dinheiro para sua empresa. Imagem de Pixabay no Pexels.

3- Networking

Conexões são muito poderosas no meio corporativo. Então, é importante valorizar cada interação, cada conversa com um possível investidor. Para isso, participe sempre de eventos que reúnem outras startups brasileiras.

A real intenção é falar sobre suas ideias, criar laços e formar parcerias. Ganhar a confiança de alguém nesse cenário requer esforço, mas tenha certeza que vale a pena. Portanto, é essencial se esforçar ao máximo para ser proativo.

Vale a pena mesmo buscar seed capital?

Sem dúvida, vale a pena buscar seed capital para seu negócio. Afinal, toda ideia precisa de investimento para se tornar algo concreto e lucrativo. No entanto, lembre-se que é importante ter cuidado nesse processo.

Analise bem as suas opções e não deixe nenhuma porta fechada. Busque oportunidades em todos os espaços antes de escolher a melhor maneira de desenvolver o seu negócio. Além disso, coloque em prática as dicas acima.

Tenha certeza que com uma boa apresentação e um bom networking, muitas chances de crescimento aparecem. Lembre-se ainda de se manter informado sobre valores de mercado. Afinal, os investidores costumam querer uma sociedade.

Conhecer bem como funciona o universo empresarial é importante para evitar imprevistos indesejados. No mais, se sua ideia for de fato promissora, as pessoas vão sim querer investir nela, e você será um empreendedor de sucesso.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes