Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

SEO reverso: o que é e como colocar esse método em prática

SEO reverso é uma prática essencial para tirar alguma página que está no rank. Existem vários fatores que têm a necessidade dessa técnica dentro de uma marca.

Usar o SEO reverso pode ser uma solução para alguns problemas que ocorrem na empresa. Por exemplo, quando tem um conteúdo ruim, mas que continua com acesso aos clientes. A ideia é tirar esse artigo para dar espaço para outro que seja relevante.

O que é o SEO reverso?

O SEO reverso é capaz de trazer algo ruim no rankeamento de uma página. Por exemplo, o objetivo principal do SEO, é conseguir colocar os sites nas melhores posições. Portanto, o modo reverso, faz um efeito contrário ao que era para ser.

A ideia do SEO é trazer um destaque para as páginas, blogs ou landing page. Mas, o objetivo do reverso, é conseguir trazer a tona alguns pontos como:

  • descer a página do topo;
  • tirar a autoridade;
  • reduzir a credibilidade.

Ele faz o uso de todas as técnicas conhecidas que seria normal para o SEO tradicional. Contudo, apenas o seu modo de atuar será diferente do que já é usado.

computador com a tela mostrando o nome seo
O SEO reverso também faz o uso das técnicas tradicionais do SEO. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

SEO tradicional

Deve-se entender o que é SEO antes de começar a saber melhor sobre o reverso. Por exemplo, as técnicas são essenciais para ter mais visitantes em uma página. Mas, também tem o objetivo de converter o público em leads com algumas estratégias.

O marketing de conteúdo, link building e escaneabiliadade são as maiores técnicas usadas no SEO. Dessa forma, a opção reversa, também fará o uso de alguns desses pontos.

Motivo do uso

Quando alguma empresa tem algum artigo, publicação ou notícias que atrapalham a marca, o ideal é usar o SEO reverso. Assim, o objetivo é fazer esse conteúdo sair do rank entre as boas posições.

A ideia é mantê-lo bem longe da atenção dos usuários que poderiam ver esse conteúdo. Dessa forma, ao fazê-los se rebaixar dentro do rank, menos pessoas irão ver esses artigos que estragam a reputação online. 

Como usar

Usar as técnicas de SEO e o conteúdo relevante é a melhor solução. Então, torna-se o momento de criar link building também, de uma forma bem simples. Ao criar um bom conteúdo que seja novo, ele irá aparecer antes dos artigos ruins.

Deve-se usar também o link de artigos que sejam de concorrentes desses artigos ruins. Assim, esses sites precisam disputar a posição com o seu conteúdo para que eles sejam trocados. Ou seja, o link externo vai receber autoridade ao gerar relevância para eles.

O que é a reputação online com o SEO reverso?

A reputação online é o modo como a marca é vista e o SEO reverso pode ajudar. O que traz motivação para o uso dessa tática, é a reputação da marca. A transformação digital mudou a forma de se relacionar, mas também modificou detalhes como:

  • modo que um cliente lida com as empresas;
  • jornada de compras.

Um exemplo é que os reviews se tornaram uma grande ferramenta para uma empresa fazer sucesso. Assim, eles são a ajuda que um consumidor tem para fazer as suas decisões de compra. Mas, esse pode ser um problema para a empresa quando tem má reputação.

Ter uma reputação forte é um dos pontos chaves para que uma empresa tenha sucesso. Existe até mesmo um processo de gestão para que seja feito com todo o cuidado. Ele envolve limpeza, monitorização e crescimento positivo.

Riscos de perder clientes

Com uma reputação ruim, boa parte dos clientes em potencial podem não fechar negócio com a empresa. Assim, até mesmo um artigo com avaliações negativas pode ser um diferencial para a credibilidade.

Uma má reputação também pode ser um crucial para que a empresa perca fidelidades. Dessa forma, quando um cliente diz a outro sobre algo ruim de uma marca, ele pode desistir dela. Esse é um fator que também precisa de muita atenção dentro da reputação.

Fator arriscado

Há um grande problema em relação a esses reviews, porque a empresa não pode controlar. Portanto, o que os clientes dizem sobre uma marca, pode trazer péssimos resultados. Então, muitas empresas têm foco em gerar as melhores reputações possíveis.

Bom conteúdo

Um conteúdo que seja relevante e bom pode impedir que surjam esses comentários negativos. Mas, usar as técnicas de SEO reverso pode ser útil para remover um artigo ruim. Dessa forma, as pessoas não terão tanto acesso a esse conteúdo por não estar no topo.

computador mostrando o nome seo
O objetivo do SEO reverso é tirar as páginas ruins que estão dentro do rank. Imagem: de rawpixel.com no Freepik.

Como aplicar o SEO reverso?

Há muitas formas de começar a aplicar o SEO reverso dentro das estratégias. Para fazer a aplicação de qualquer estratégia, é preciso ter:

  • análises;
  • estudos;
  • comprometimento e consistência.

O passo essencial é entender como os algoritmos atuam para decidir o ranqueamento de uma página. Por exemplo, existem vários fatores que são capazes de influenciar os posicionamentos do Google.

Fatores de ranqueamento

Por existir tantos fatores para ranquear uma página, existem alguns que são os principais. Assim, é mais fácil saber quais as formas de aplicar as estratégias e eles são:

  • conteúdo com qualidade e bom tamanho;
  • título;
  • design que seja responsivo;
  • links internos;
  • autoridade.

Monitore as buscas

É essencial que sempre mantenha a atenção nos mecanismos de buscas. Assim, é possível saber quais são os artigos ruins que ganham atenção dentro de seu site.

Quando se encontra essa página ruim, é preciso descobrir quais são os pontos que mantém ela no rank. Por exemplo, se são as palavras-chave, backlink ou autoridade em redes sociais.

Conteúdo rico

No momento em que se descobre os fatores que mantém a página no rank, é hora de produzir outro conteúdo. Mas, precisa ser um artigo muito mais rico e com qualidade melhor. Além disso, deve-se usar os mesmos fatores desse ranking na nova página.

Ao ter um site com um ranqueamento conforme alguma palavra-chave, deve usar o mesmo termo para criar outro. Dessa forma, só precisa trazer uma qualidade maior para que possa ficar no lugar do antigo.

Melhora da qualidade

Criar um conteúdo novo para ficar no local do antigo é essencial para melhorar a qualidade. Por isso, é o momento de usar opções que tornem esse artigo mais inovador e relevante. Assim, os sites também terão algo que vale a pena ser mostrado para as pessoas.

Utilize estratégias

Quando já tiver um conteúdo novo para chamar a atenção do público, é hora de usar estratégias. Dessa forma, as próprias técnicas do SEO irão servir para utilizar com o reverso.

Deve-se ter otimização dos artigos ao máximo para que ele ganhe o rank no lugar do ruim. Assim, a substituição torna-se um processo bem mais rápido e eficaz para as empresas. Além disso, até mesmo criar perfis nas redes sociais fazem a diferença nessa hora.

O que torna o SEO reverso em algo controverso?

Usar o SEO reverso pode se tornar uma prática controversa quando é feita do modo errado. Ela é uma estratégia ótima para diversos momentos, mas tem chances de ser aplicada errada. Deve-se entender que os principais objetivos do método é:

  • fazer uma página perder relevância;
  • levar menos pessoas para o conteúdo.

É um processo que depende de quem deseja rebaixar algum conteúdo dentro do ranking. Assim, também é uma decisão que precisa ser pensada com cuidado por ter pontos negativos. As razões para levar essa técnica adiante precisam ser boas de verdade.

Imagem da empresa

Fazer o uso de uma prática que reduz a página para algo mais irrelevante, pode prejudicar a imagem da empresa. Por isso, precisa ser pensado com o máximo de cuidado possível.

Usar o SEO reverso não se passa como uma prática que seja ética por conta de sua atuação. Ou seja, ela esconde os fatos que são verdadeiros e relevantes e podem ser interpretados mal.

Mesmo que seja uma técnica que pareça ser questionável, ainda há outras. Portanto, não se deve continuar com práticas que são antiéticas de verdade, como SEO Black Hat ou SEO negativo.

pessoas trabalhando e analisando relatórios
O SEO reverso também pode ser visto como uma prática antiética. Imagem: de ijeab no Freepik.

Black Hat

O Black Hat é visto como uma técnica antiética graças a forma que atua. Assim, são práticas vistas como mais agressivas do SEO e que não seguem as diretrizes. É uma tentativa de controlar as regras com os objetivos de:

  • ter resultado;
  • levar pouco tempo para ter algo em troca.

São várias técnicas que trarão bons resultados, mas insiste em burlar as regras. Por isso, não é uma prática muito bem vista pela tentativa de manipular o algoritmo.

SEO negativo

O SEO negativo trata-se de algumas ações que têm o objetivo de prejudicar a posição de um site nos mecanismos de buscas. Além disso, pode ser feito em qualquer um desses:

  • Google;
  • Bing.

É uma prática mais usada por pessoas que querem atingir os seus concorrentes de alguma maneira. É com esse método que ele irá perder a sua posição por dentro dos ranks. Dessa forma, também é uma prática antiética, por prejudicar alguém de modo direto.

Quando usar o SEO reverso?

O momento de usar o SEO reverso pode ser na hora de precisar de uma defesa. Existem até mesmo algumas técnicas que são capazes de criar uma visão ruim de uma marca. Então, em um caso como esse é mais fácil torná-lo aceitável por todos.

A ideia é usá-la para se prevenir dos momentos em que a imagem da empresa está sendo manchada de modo injusto. Mas, também é possível usar em outros casos, como por exemplo:

  • contra si mesmo;
  • quando uma landing page deixa de ser importante.

Um dos pontos mais essenciais é fazer o possível para manter a credibilidade da marca. Por isso, a prática pode se tornar uma opção quando for para livrar a reputação da empresa.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes