Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Dicas de sites para baixar vídeos do YouTube

Descubra quais os melhores sites para baixar vídeos do YouTube e veja como respeitar os direitos autorais para aproveitar o conteúdo de forma segura.

Os sites para baixar vídeos do YouTube te ajudam a salvá-los no seu aparelho e servem para que você possa assistir offline, para, assim, não gastar seus dados móveis ou apenas tê-los disponíveis quando não está com acesso à internet. Leia o texto abaixo e saiba mais.

O que define os melhores sites para baixar vídeos do YouTube?

Os melhores sites para baixar vídeos do YouTube são definidos por uma série de critérios, como a ausência de anúncios enganosos, a fim de garantir uma experiência do usuário segura, eficaz e de alta qualidade. Portanto, veja alguns atributos que mais contribuem para essa métrica:

  • respeito às leis de direitos autorais e às políticas de uso;
  • facilidade de uso e navegação;
  • ampla gama de formatos, como, por exemplo, MP4, MP3 e AVI;
  • ausência de anúncios enganosos e pop-ups que cobrem o conteúdo;
  • agilidade no download;
  • compatibilidade com outros sistemas operacionais, como o Windows, macOS e iOS.
Veja dicas de sites para baixar vídeos do youtube
Os sites para baixar vídeos do YouTube devem ser seguros e confiáveis. Imagem de ijeab no Freepik.

Como evitar infringir direitos autorais?

Para não infringir os direitos autorais, você deve baixar vídeos somente de fontes legais e de confiança. Assim, evite sites de terceiros que violem os direitos dos criadores de conteúdo.

Se você planeja usar o vídeo de uma forma que não se qualifica como justa ou aceitável, é vital obter a permissão do criador antes de fazer o download. Porém, alguns contam com licenças específicas, como Creative Commons, por exemplo.

O ideal é que você os use apenas para fins pessoais, como assistir offline. Mas, caso queira usar trechos em seu próprio conteúdo (por exemplo, em um vídeo de reação), dê crédito ao criador oficial e, então, inclua um link para o original.

Quais são os passos para o download?

Os passos para baixar vídeos do YouTube podem variar conforme o método ou o site que você escolher usar. No entanto, veja um guia geral que traz as etapas comuns para fazer o download:

  • escolher um site de confiança;
  • acesse o YouTube e busque o vídeo que deseja baixar;
  • copiar a URL a partir da barra de endereços do navegador;
  • colar o link na área do site;
  • escolher o formato e a qualidade do vídeo;
  • iniciar o download.

Por fim, após salvo no seu aparelho, assista ao vídeo para garantir que a resolução e o conteúdo estejam segundo o que você deseja.

O que fazer se o download falhar?

Em caso de erro no download, ateste que sua conexão com a internet esteja ativa e estável, pois essa pode ser a causa da falha. Mas, caso essa não seja a fonte do problema, atualize a página ou reinicie a ferramenta.

Além disso, algumas fontes podem não ser ideais para download por conta de restrições ou bloqueios do YouTube. Portanto, confira se o acesso ao vídeo é público.

Quais são os melhores sites para baixar vídeos do YouTube?

Os melhores sites para baixar vídeos do YouTube, dentre eles, o Keepvid são aqueles que respeitam as normas de direitos autorais, bem como as políticas de uso da rede. Ao mesmo tempo, eles devem ser confiáveis e fáceis de usar.

Confira a seguir algumas das principais plataformas e os recursos que elas oferecem aos usuários que desejam fazer o download seguro.

Veja dicas de sites para baixar vídeos do youtube
Os melhores sites para baixar vídeos do YouTube são os que respeitam os direitos autorias. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

CatchVideo

O CatchVideo suporta a conversão e download de vídeos não só do YouTube, mas também de várias plataformas, como, por exemplo, o Vimeo, Facebook, Instagram, entre outros. Isso pode ser útil, de fato, para quem deseja baixar de diferentes fontes.

A interface se destaca muito por ser uma das mais simples que existem. Isso porque, o site tem apenas um campo para inserir o link das mídias do YouTube. Assim, basta colar a URL e clicar em “Catch” para o site obter o arquivo e torná-lo disponível. 

Um diferencial do site é que ele suporta a conversão para arquivos de som, no formato MP3. Dessa forma, funciona para converter vídeos em áudios, o que ajuda quem deseja apenas ouvir o que o conteúdo aborda sem usar a imagem.

Seu design é um pouco antiquado e não chama a atenção por parecer com sites antigos. No entanto, ele atua com suporte em vários navegadores como Mozilla Firefox e Google Chrome, o que o torna muito popular.

Como muitos sites desse tipo, ele pode conter anúncios e pop-ups que podem ser intrusivos e, assim, prejudicar a experiência do usuário. É crucial ter cuidado ao navegar na página.

ClipConverter

O ClipConverter oferece a capacidade de converter vídeos para vários formatos de saída, como MP4, MP3, AVI, e outros. Sendo assim, os usuários podem baixá-los para ver mesmo offline.

Um dos programas mais famosos e eficientes, já que permite baixar vídeos de vários serviços de hospedagem. Além disso, ao mesmo tempo, pode converter em alguns formatos de áudio e imagem, conforme o que o usuário define. 

Ele ainda permite cortar partes do conteúdo, o que é ideal para quem deseja apenas um trecho específico e não quer perder tempo ao baixar o arquivo inteiro. Dessa forma, o primeiro passo é acessá-lo e insira o link do vídeo desejado no campo indicado.

Após, escolha o formato em que deseja baixar o arquivo entre MP4, 3GP, AVI e MOV. Portanto, há ainda a opção de cortar tempo que se deseja, para eliminar partes iniciais ou finais, ao definir o tempo de duração e, depois, clique em “Continue” para baixar vídeo do YouTube.

Ele também permite a conversão de vídeos em arquivos de áudio, que é útil para extrair as músicas ou, então, para criar uma versão apenas de áudio de palestras, podcasts, etc.

Dicas de sites para baixar vídeos do YouTube
Conheça as principais plataformas para baixar vídeo do YouTube. Imagem de Szabó Viktor em Pexels.

Keepvid

O Keepvid atua de forma similar aos demais, mas ele parece ser um pouco menos invasivo no que se trata de exibição de publicidade, uma vez que os anúncios são mais sutis.

Ele oferece muitos formatos e tamanhos de vídeos para baixar o arquivo. Isso porque, usa uma aplicação Java para agilizar o processo, o que torna essa extensão necessária para finalizar o seu processo. Ou seja, o usuário deve aceitar a execução do código para prosseguir. 

Seus passos começam por colocar o link da URL desejada no campo em destaque na tela. Assim, depois, clique em “Download” para que ele abra as suas opções para escolher um dos formatos disponíveis e as dimensões que possui para os usuários. 

Antes de começar a baixar vídeo do YouTube, preste atenção no tamanho, porque quanto maior a mídia, mais pesado ele será e mais tempo vai levar. Por isso, fique atento à resolução porque nem sempre o site mede com exatidão quantos bytes tem o arquivo.

No entanto, o Keepvid demora um pouco mais para baixar, em relação a outros sites com a mesma função. Embora não seja tão rápido, ele entrega um arquivo em alta qualidade de imagem.

SaveFrom.net

O SaveFrom.net é a melhor opção dessa lista de sites para baixar vídeo do YouTube, uma vez que está disponível em português e, ainda, é o mais prático entre todos.

Embora ele ofereça as mesmas opções que os demais, a sua interface, bem como grau de confiabilidade e recursos específicos são um diferencial atrativo.

O SaveFrom.net é um dos sites para baixar vídeo do YouTube conhecido por ter um serviço de qualidade e com muita velocidade. Dessa forma, é uma interface simples onde basta colar o link no campo apropriado, veja quais os passos a seguir:

  • acesse o Savefrom.net; 
  • insira a URL do vídeo do YouTube; 
  • selecione “More” para exibir todas as opções de formatos;
  • escolha uma das opções;
  • clique em “Download”.

Ela ainda permite que se escolha entre diversos formatos e qualidade de mídia. Por isso, para poder acertar na seleção, a plataforma mostra um resumo do arquivo. Além disso, faz o download em segundos, mas, isso depende do tamanho do conteúdo e da mídia que se quer.

Por que usar os sites para baixar vídeos do YouTube?

O uso dos sites para baixar vídeos do YouTube permite aos usuários assistir ao conteúdo mesmo quando estão offline, o que é útil em viagens, assim como em locais sem conexão à internet ou quando desejam poupar os dados móveis.

O download ainda ajuda a evitar problemas de buffering e interrupções enquanto reproduz vídeos em conexões de internet lentas. Além disso, facilita o acesso em aparelhos móveis.

Veja dicas de sites para baixar vídeos do youtube
Os sites para baixar vídeos do YouTube permitem acesso ao conteúdo offline. Imagem do Freepik.

Como evitar malware e anúncios enganosos?

Para evitar malwares e anúncios enganosos ao baixar vídeos do YouTube você deve seguir algumas dicas, para, assim, ter uma melhor experiência. São elas:

  • opte por sites conhecidos e confiáveis;
  • use uma extensão de bloqueio de anúncios;
  • evite clicar em botões falsos de download;
  • veja a origem dos links;
  • desconfie de ofertas que parecem boas demais para ser verdade;
  • tenha um backup atual;
  • considere opiniões de terceiros.

Como lidar com vídeos bloqueados?

Um VPN pode ajudar a acessar conteúdo bloqueado em certas regiões, mas se o bloqueio for devido a direitos autorais ou políticas da plataforma, o ideal é respeitar as restrições. Nesse caso, então, procure conteúdo parecido em fontes legais e acessíveis no Brasil.

Os sites para baixar vídeos do YouTube são legais?

O uso de sites para baixar vídeos do YouTube pode não ser legal em todos os casos, já que pode violar os direitos autorais ou regras de uso. Porém, desde que você não os use como se fossem seus, ou dê os devidos créditos, não trará problemas.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes