Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Saiba tudo sobre o uso do SPF e como ele pode ajudar em seus negócios

Fazer uso do SPF é um modo de desfrutar de vantagens e da segurança ao enviar e-mails pessoais ou de negócios, além de trazer uma boa experiência para o usuário.

O SPF é uma estratégia que ajuda bastante no uso do e-mail marketing e traz muitos benefícios para o marketing digital. Dessa forma, ele facilita bastante a experiência do usuário e traz mais segurança para os seus e-mails pessoais ou de negócios.

O que é o SPF?

O SPF, mais conhecido como Sender Policy Framework, é um tipo de protocolo que serve para identificar se seus e-mails foram mandados por você ou não. Ou seja, identifica se há perfis falsos que se passam por sua empresa, por exemplo.

SPF
O SPF é ideal para identificar e-mails falsos. Imagem de @rawpixel.com no Freepik

Uma das estratégias que mais fazem uso desse recurso é o e-mail marketing, então, todos os gestores de marketing devem conhecê-lo a fundo.

Só que ele sozinho não é o suficiente para encontrar remetentes de e-mails falsos. Para isso, é necessário combiná-lo com o DMARC para fazer esta detecção e identificar atos de phishing, bem como spam.

Como configurar um SPF?

Para configurar um SPF é necessário ajustar um e-mail remetente e logo após fazer login na plataforma. Além disso, clique na opção “kicksend” e no nome de sua conta, que fica no canto superior direito.

Crie um DNS, uma entrada TXT e no lugar de “domínio do enviador 2”, adicione a primeira entrada do Value da chave DKIM pelo Send. Assim, ao abrir um bloco, cole um valor padrão e substitua-o.

Como evitar spoofing de e-mail com esse recurso?

Para proteger seus e-mails de marcações de spam, sempre faça uso do Sender Policy Framework e adicione um registro TXT do DNS em seu domínio. Após isso, atente-se a alguns detalhes bem importantes que são:

  • os nomes dos campos variam de acordo com o provedor;
  • após a adição, aguarde por até 48 horas para autenticar;
  • alguns exigem que o valor do registro esteja entre aspas.

O que são as diretrizes SPF?

Para fazer uso do SPF é preciso seguir algumas diretrizes que são bem importantes. Dessa forma, mande mensagens somente para as pessoas certas e tenha diversos outros cuidados.

Faça um planejamento conforme os seus objetivos e metas, bem como, foque em conversões o tempo inteiro. Contudo, sempre acompanhe os resultados e faça uso das otimizações de forma constante.

Como fazer a sua gestão?

Para gerenciar o seu Sender Policy Framework é preciso estar atento a tudo o que ele disponibiliza. Assim, se o usuário movimenta regularmente seu e-mail com informações importantes pela rede, é ideal fazer esse registro.

Ao acionar estes registros em seu DNS, cria-se uma lista específica de remetentes que seu domínio irá aceitar. Dessa forma, faça login em seu console de gerenciamento de host e ache a página atualizada dos TXT.

É importante ressaltar que não há mistérios em gerenciar seus FPSs e que isso é bastante necessário para que tudo ocorra bem. Do mesmo modo, esteja sempre atento aos detalhes.

Quais são os benefícios de usar o Sender Policy Framework?

O uso deste recurso traz muitos benefícios bem importantes para o usuário ou para as empresas. Assim, por meio dele é possível identificar ações falsas em suas contas ou de sua empresa.

Também é possível protegê-las de ataques indesejados e que possam atrapalhar de qualquer maneira as campanhas de sua marca. Além disso, possuem diversas vantagens que variam bastante entre:

  • fornecer uma camada de proteção para chegar ao destino;
  • ter seus registros no cabeçalho da mensagem;
  • demonstrar que você tomou algumas precauções sobre a segurança.

Estas são características bem especiais deste grande recurso e que poderá te ajudar bastante ao gerenciá-las. Dessa forma, ao mesmo tempo também irá proteger seus e-mails.

SPF
O SPF funciona como um bloqueio para os perfis falsos. Imagem de @rawpixel no Freepik

As limitações da ferramenta

Existem alguns aspectos que este tipo de ferramenta não pode fazer em hipótese alguma. Dessa forma, ele está exposto a algumas limitações e todas elas podem sempre variar entre:

  • não faz a criptografia das mensagens;
  • ausência de aprimoramento na privacidade;
  • não gera relatórios;
  • também não age sozinho.

Vale a pena ressaltar também que ao encaminhar um e-mail, quebra-se o SPF, ou seja, o encaminhador se torna o novo remetente. Entretanto, mesmo com estas limitações, ele continua a ser um bom recurso.

Como ele funciona com o DMARC?

O Sender Policy Framework faz toda a ação com o auxílio do DMARC. Assim, ele é um protocolo de autenticação de e-mail que oferece aos usuários os domínios que protegem contra o uso não autorizado.

Toda essa estratégia faz com que o domínio se imunize contra os ataques e ameaças cibernéticas que envolvam o seu e-mail. Bem como, identificar ações de phishing e também spam.

Esta combinação verifica se o e-mail foi enviado por um endereço IP autorizado pelos gestores dele. De forma que aumente a segurança dos que recebem a mensagem.

Quais são os desafios mais comuns ao implementá-lo?

Os desafios mais comuns encontrados neste tipo de ação são simplesmente as limitações que ele possui. Entretanto, limites estes que são citados acima e que variam bastante entre si.

Para fazer uso é preciso conhecer um pouco sobre ele e entender como ele funciona. Todavia, estar por dentro das mudanças que podem ocorrer e se adaptar às novas realidades. 

Como o Sender Policy Framework pode melhorar a entrega de e-mails?

Ele tem a função de proteger seus e-mails e detectar caso não seja você o provedor da mensagem que foi enviada. Assim, ele os bloqueia como spam ou phishing, a sua principal utilidade.

No momento do envio de uma campanha, os provedores observam se os servidores têm autorização para enviá-los. Isto é, identifica quem as criou e também quem as enviou para as redes.

Uma boa forma de conseguir identificar algo de errado em seus e-mails é fazer o uso dele. Bem como, serve para garantir que seus e-mails cheguem aos usuários com a máxima segurança possível, o que melhora a experiência da entrega.

Como o SPF pode ajudar a melhorar a experiência do usuário?

Na atualidade, há diversas formas de alguém prejudicar a reputação de sua empresa, algo que o SPF ajuda a evitar. Dessa forma, isso acontece ao oferecer aos usuários de seu site a identificação de saber se aquela mensagem veio de você ou não.

Apesar dele não criptografar as mensagens, ele traz uma linha de defesa contra as falsificações. Isto é, cria uma imunização sem igual contra os ataques cibernéticos. O que é essencial para uma boa experiência de uso.

Quais os cuidados com o e-mail marketing no Sender Policy Framework?

Sabe-se que o uso do SPF é bastante explorado no e-mail marketing, mas exige cuidados como não adquirir listas de e-mails. Veja outros exemplos sobre essa que é uma das melhores táticas de marketing digital.

Jamais compre listas de e-mails

Nunca, em hipótese alguma, adicione um grande volume de contatos em sua lista. Afinal, não dá para saber qual é a origem deles e se seus membros se interessam pelo que você tem a oferecer.

SPF
O SPF colabora bastante na melhora da experiência do usuário. Imagem de @rawpixel.com no Freepik.

Escolha as suas campanhas de e-mail

Gere engajamento em seus e-mails com o envio das melhores newsletter e conduza os leads do topo de funil até o fundo do funil de vendas por meio de workflows. 

Vale a pena ressaltar ainda que é ideal sempre fazer uso das técnicas de marketing mais assertivas. Além disso, ter organização é vital para que tenha um bom controle sobre seus clientes.

Por último, elimine os leads que não interagem com seus negócios. Então, apesar da lista diminuir em volume, por outro lado, ela passa a ter mais qualidade.

Crie uma frequência de envio

A frequência de envio de e-mails varia conforme a ação. Todavia, as newsletters podem ser enviadas de modo semanal ou quinzenal, tudo da forma como você achar melhor de acordo com o seu público.

Crie também intervalos entre e-mails que pertençam a um workflow e isso pode ser de 2, 3 ou 5 dias. Entretanto, de forma que não canse o público-alvo e não o faça esperar muito pelo próximo contato.

Avalie os resultados

Sempre confira suas métricas de resultados principalmente as do e-mail marketing. Dessa forma, é possível entender quais campanhas foram mais bem-sucedidas e quais precisam melhorar.

Certifique-se de que todas as taxas de recebimento, aberturas e cliques estão de acordo com as metas de sua empresa. Assim, seu e-mail se torna bem mais efetivo e também mais seguro.

Tudo isso deve ser feito em conjunto com o SPF para trazer mais domínio e também segurança a todos os seus contatos. Bem como, para fazer esta lista crescer e sempre multiplicar o número de clientes.

Vale a pena fazer uso do SPF?

Fazer uso do SPF vale a pena, pois ele é um recurso muito importante para sua caixa de e-mail e que facilita bastante a segurança. Além disso, é um tipo de ação que permite a identificação de contatos falsos ou duvidosos.

Contar com ele é essencial para movimentar e manter a qualidade em seus negócios. Isso porque, ele possui diversas vantagens e ajuda bastante a melhorar a experiência do usuário.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes