Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Zoho CRM: conheça esse software de gerenciamento

O Zoho CRM é um software capaz de otimizar o gerenciamento de clientes, ele possui muitas vantagens que podem fazer a diferença na sua pequena ou grande empresa.

O Zoho CRM é um software no modelo SaaS, que tem a função de melhorar a relação entre empresa e cliente. Ele possui muitas funcionalidades que podem ajudar negócios pequenos e grandes a atrair clientes e com isso, pode crescer mais em seu nicho.

O que é o Zoho CRM?

Zoho CRM é um software sob demanda para fazer o Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Isto é, ele auxilia nas funções de vendas, atendimento ao cliente, marketing e a controlar inventários. Tudo isso, aliás, em um único sistema online.

Zoho CRM: a imagem mostra duas pessoas em um computador
O Zoho CRM pode trazer muitos benefícios para sua empresa. Imagem de bertholdbrodersen por Pixabay

Apesar desse software estar no mercado dos Estados Unidos há algum tempo, as suas operações já atuam aqui no Brasil e na versão em português.

O Zoho possui recursos de suporte para pequenas, médias e grandes empresas. Independente de qual área, de produtividade de vendas à personalização de produtos ou comunicação multicanal.

Mais do que isso, ele também usa tecnologias de inteligência artificial, com o intuito de melhorar as suas funcionalidades. Assim, ele consegue se manter no competitivo mercado  dos CRM.

O que significa CRM?

CRM é sigla para Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente. Ele se trata de um conjunto de práticas, com o intuito de gerenciar interações com usuários no processo de vendas. Dessa forma, é possível dizer que ele é o braço direito de qualquer empresa.

De forma resumida, a prática do CRM se dá pelo cadastro de clientes e registro de informações. Portanto, por ser um trabalho repetitivo, a aplicação do CRM acontece por meio de softwares especializados. Um bom uso desta ferramenta:

  • garante uma visão ampliada do seu negócio;
  • auxilia no planejamento de vendas;
  • ajuda no acompanhamento de desempenho;
  • por consequência, no fortalecimento da marca. 

Quais são os principais softwares CRM?

Existem muitas opções de softwares CRM atualmente. Por isso, é importante pesquisar cada ferramenta, para que encontre a melhor opção para suas necessidades. Entre as alternativas que existem, pode-se destacar, por exemplo:

  • Pipedrive;
  • Agendor;
  • Leadlovers;
  • RD Station;
  • Hubspot CRM.

Nesse sentido, você pode explorar cada uma e analisar quais as particularidades delas. É possível também começar com os softwares gratuitos primeiro, a fim de decidir qual se encaixa melhor em sua empresa.

Há um CRM melhor do que o outro?

Não existe um software melhor. Existe aquele que consegue oferecer o serviço que você precisa e antes de tudo, pelo preço que sua empresa consegue pagar.

Só que existem opções que possuem uma maior variedade de recursos. Ou com o melhor atendimento ao cliente, alguns até mesmo com menos funções, mas que são gratuitos. E a decisão se baseará nos critérios do cliente.

Por conta disso, é importante testar e conhecer cada uma. É dessa forma que é possível avaliar e escolher a melhor opção para você e sua empresa.

Para que serve o Zoho CRM?

O Zoho CRM serve para ajudar empresas de diferentes portes a gerenciarem a sua relação com os clientes. É por isso que ela oferece uma série de funcionalidades. É para que cada marca possa aproveitá-la e assim, conseguir crescer no mercado.

Como será mostrado mais à frente, o Zoho possui algumas vantagens que acabam por aumentar a sua utilidade nas empresas em que ela presta serviço.

Quais são as funcionalidades do Zoho?

Os seus recursos, de fato, são amplos. Com o Zoho, pode-se além de gerenciar contas, criar estimativas de vendas e usar funções mais avançadas de e-mail. Também é possível acessar outras funcionalidades, como:

O Zoho consegue oferecer toda uma gama de funcionalidades importantes. Por isso, vale a pena conhecer e testá-lo na sua empresa.

Zoho CRM: a imagem mostra uma pessoa em um computador
A análise de dados do Zoho CRM pode levantar novas hipóteses sobre o cliente. Imagem de StartupStockPhotos por Pixabay 

Quem usa o Zoho?

O Zoho CRM é usado por diversas empresas ao redor do mundo. Desde as pequenas, até as grandes corporações. Entre os países que esse software oferece seus serviços estão a França, China, Reino Unido, Itália, Estados Unidos, Holanda e o Brasil. 

Em relação às empresas, se destacam grandes nomes de diferentes setores. Isso demonstra a versatilidade do software em conseguir oferecer um serviço que atenda diferentes tipos de negócios. Só para explicar, aqueles que usam o Zoho são:

  • Hotstar;
  • Star Health Insurance;
  • Agoda;
  • Zee5;
  • Air Panama.

Essa é a lista de algumas das empresas onde o Zoho é usado. Inegavelmente, isso mostra como esse software se expandiu mundialmente. E isso é um sinal de que muitas pessoas gostam do seu serviço.

Há CRM gratuito?

Existem softwares que oferecem serviços de CRM gratuitos. Por exemplo, o software Hubspot CRM é disponibilizado de forma gratuita. Existe também o Freshsales, mas, o plano é gratuito para até 10 usuários, se passar disso, ele passa a ser pago.

Podem existir mais opções de softwares gratuitos, basta pesquisar na web para encontrá-los. Estar atento ao competitivo mercado de CRM o fará se manter sempre atualizado das novidades.

Quais as vantagens de usar o Zoho CRM?

O Zoho CRM possui algumas vantagens como o acompanhamento de informações em tempo real e a automação de tarefas comerciais. Outro exemplo de benefício são seus planos flexíveis, que funcionam como uma assinatura mensal.

Nesse modelo de pagamento, cada opção é construída para atender alguma necessidade específica. Ou seja, ele é personalizável, o que é bom, já que é possível adaptar o plano, de acordo com a evolução de cada negócio.

Automação de tarefas comerciais

Na rotina empresarial, existem muitas tarefas repetitivas, mas importantes para que haja o andamento da empresa, por exemplo:

  • monitoramento de produtividade;
  • criação de checklists;
  • relatórios de acompanhamento.

Diante disso, um software com a função de automatizar parte dessas tarefas, facilita a rotina de trabalho dos funcionários. Por isso, o Zoho CRM vem com o útil recurso de automação.

Outra função interessante do Zoho acontece quando contatos de pessoas são importados para o software. Ele automaticamente alinha cada pessoa com os vendedores indicados, o que agiliza muito as vendas.

Análise de multicanal

O Zoho também consegue analisar as interações com o público da sua empresa em um formato multicanal. Acrescenta às análises diferentes fontes, por exemplo, pelo seu site e redes sociais, o que ajuda a marca a ter uma visão mais panorâmica do cliente.

Essas informações auxiliam na tomada de decisões. Portanto, o planejamento de abordagens de vendas é mais eficiente para cada cliente. Além disso, é possível desenvolver outros insights que podem ser decisivos na hora de fechar negócio. 

Integração com outros aplicativos

A integração do Zoho com outros aplicativos é essencial, ainda mais na era Web 4.0. Por isso, essa comunicação é necessária para o andamento natural de toda empresa hoje em dia. 

O software consegue se conectar com o Google, LinkedIn, MailChimp, Sales Navigator, entre outras plataformas. Desse modo, ele também presta ajuda a desenvolvedores ao criar conexões entre o Zoho e outros sistemas.

Zoho CRM: a imagem mostra uma pessoa em um tablet
As vantagens do Zoho CRM superam as suas desvantagens. Imagem de Karolina Grabowska por Pixabay

Quais as principais desvantagens do Zoho CRM?

O Zoho CRM tem como principais desvantagens certos bugs que atrapalham alguns dos seus recursos. Assim, eles podem fazer com que o uso do sistema possa se transformar em uma experiência irritante.

Um outro ponto negativo encontrado foi a fraca integração que o Zoho possui com as redes sociais. Caso a empresa capte a maior parte dos clientes por meio dessas mídias, isto pode se tornar um problema. Mas, esse é um aspecto que pode ser melhorado com atualizações.

O Zoho CRM vale a pena?

O Zoho CRM possui muitas vantagens e apenas pequenas desvantagens. Sendo assim, esse é um software que vale a pena uma empresa ter. As facilidades que ele traz, como a automação de tarefas, de fato, faz com que a rotina seja mais produtiva.

Já a análise multicanal, é uma boa ferramenta para se ter uma ideia mais completa do que é preciso ser feito para transformar um lead em cliente e fidelizar aqueles que já consomem seus serviços ou produtos.

Serviços em diversos países

A atuação em escala mundial do Zoho CRM, já dá uma ideia do quanto ele é bem quisto pela comunidade internacional. Por isso, vale a pena conhecê-lo na prática. Afinal, ele pode ser um grande aliado para você conseguir gerir os dados dos seus clientes.

Por último, então, aproveitar uma ferramenta que ajuda sua marca a se consolidar em seu nicho, pode te trazer vantagens competitivas importantes no mercado a médio e longo prazo. Em conclusão, sempre vale a pena testar esse tipo de recurso.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes