Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Balanced Scorecard: Tudo o que você precisa saber sobre esse método de gestão

Balanced Scorecard foi criado em 1997 em Harvard e é uma técnica usada por empresas que usam métricas mais amplas do que apenas os lucros.

O Balanced Scorecard, ou BSC, é um método de gestão de desempenho que não foca apenas na área financeira da empresa. Dessa forma faz com que os gestores tenham uma visão mais ampla dos processos e quais precisam de melhoria.

O que é Balanced Scorecard e por que é importante para a gestão do seu negócio?

O Balanced Scorecard (BSC) é um recurso da gestão estratégica que não foca apenas nos lucros da empresa, mas sim pensar em métricas mais amplas.

Ela ajuda as empresas a medir o progresso em relação aos seus objetivos, monitorar o desempenho dos processos internos e acompanhar os resultados financeiros. Dessa forma, ela se torna importante por dar uma visão mais ampla dos negócios.

Com isso, os gestores podem aprimorar o desempenho da empresa e aumentar a eficácia da tomada de decisões. Assim, a BSC pode ajudar a direcionar a atenção dos gerentes para os objetivos estratégicos e melhorar os resultados financeiros.

Balanced Scorecard
A criação do Balanced Scorecard foi em 1997 pelos professores da Harvard Business, modelo original proposto pelo mestres. Foto de VARGUX, site commons.wikimedia.org

Melhorar a eficiência e a produtividade

Os gestores podem notar problemas e falhas de desempenho nos processos internos. Então, ao usar o BSC, eles podem ter uma noção mais profunda de quais processos precisam de melhoria e quais alterações devem ser feitas.

Visão mais completa da sua empresa

Graças a análise mais ampla de todos os aspectos da empresa, o que inclui processos internos, resultados financeiros e outros indicadores estratégicos, o BSC dá uma visão completa.

Ao usar essa visão faz com que os gestores vejam além dos números e passem a entender melhor como as várias partes da empresa podem afetar todo o sistema, assim como elas podem afetar os resultados finais.

Como o Balanced Scorecard pode ajudar a identificar e atender às necessidades dos clientes?

Por meio da análise de dados, o Balanced Scorecard pode ter uma noção mais profunda das expectativas dos clientes e dos principais fatores que afetam suas decisões de compra.

Também pode obter insights sobre como melhorar a satisfação do cliente. Além de que isso ajuda a identificar a experiência dos clientes, as tendências de mercado ajudam a identificar e atender as vontades dos clientes.

Quais são as principais vantagens da utilização do Balanced Scorecard na gestão do seu negócio?

A principal vantagem da Balanced Scorecard é que ela permite criar e alcançar uma visão do futuro, ao ligar as ações diárias às metas estratégicas. Dessa forma, é possível notar os impactos das ações.

Também pode observar os objetivos e como eles se relacionam de forma simples, graças ao mapa estratégico. Com este mapa é possível ter um quadro geral de todo o plano, sem precisar usar páginas para explicar cada tarefa.

A clareza para ver os objetivos e as relações causa-efeito incentiva a melhoria contínua. Uma vez que gestores podem encontrar formas de melhorar os resultados com apenas uma olhada para o mapa estratégico.

Balanced Scorecard
O objetivo do Balanced Scorecard é o equilíbrio do plano estratégico com as ações operacionais da empresa. Foto de Arnaldo Rabelo, site Wikipedia

Qualidade e desempenho

O BSC oferece transparência para que todos os empregados saibam o que precisa ser feito para atingir os objetivos estratégicos da empresa.

Isso permite que eles voltem o seu foco para ações que trarão melhores resultados, qualidade e o desempenho das tarefas do dia a dia. Assim, não precisam ser lembrados de como fazer as tarefas operacionais.

Visão mais estratégica

Sem o BSC, corre-se o risco de reagir de forma intuitiva ao mercado, o que pode colocar as decisões do negócio em perigo. Essas reações são guiadas por pontos de vista limitados, fatores emocionais e, sobretudo, a autoconfiança do gestor.

Com um plano bem definido, com objetivos macro claros e uma visão precisa de onde o negócio deseja chegar, o caminho se torna mais fácil. Dessa forma, fica mais simples escolher as melhores ações para atingir os resultados desejados.

Melhor na comunicação

Também garante que todos dentro da empresa estarão falando o mesmo idioma. Não importa se você está falando com um operador de caixa ou com o diretor da empresa: todos saberão quais são os objetivos da organização.

Quando um supervisor estabelece metas, todos os membros da equipe entendem por que isso é exigido. Isso é possível porque existe um plano estratégico para alcançar certo objetivo e cada um tem sua parte a cumprir.

Como utilizar Balanced Scorecard para monitorar e avaliar o desempenho dos seus funcionários?

Para o Balanced Scorecard ser usado para monitorar os empregados deve-se criar metas e objetivos claros, além de estar ligadas a estratégia da empresa. Além disso, tem que ter uma estrutura de medição consistente e criar um sistema de avaliação eficiente.

Metas e objetivos

Não precisa dizer que os objetivos devem ser realistas e que o empregado possa alcançar. Então, deve descrever como ele pode atingir essas metas e quais são os recursos para que isso aconteça.

Indicadores de desempenho

Eles devem ser específicos para cada objetivo, ou seja, cada um dos indicadores devem ser relevantes para as metas específicas, mensuráveis e próprias para a atividade. Além disso, devem estar de acordo com as metas e objetivos da empresa.

Estrutura de medição

Essa estrutura deve incluir um sistema de pontuação que seja consistente para avaliar o desempenho dos funcionários.

O sistema deve ser simples e claro para que todos possam entendê-lo e usá-lo. Além disso, a estrutura deve ser revisada de forma regular para garantir que continue sendo relevante e precisa.

Dar feedback

Passe feedback não importando se o resultado que estiver tendo seja bom ou não. Mas, caso seja ruim, fala do progresso que ele vem tendo já no início da conversa e após isso diga sobre o desempenho dele e como melhorar.

Por outro lado, se for satisfatório, dê elogios e encoraje cada vez mais. É bom que os funcionários saibam que você está observando e avaliando seus desempenhos de forma consistente e precisa.

Como Balanced Scorecard pode ajudar na tomada de decisão?

Com o Balanced Scorecard as decisões passam a ser tomadas com base em análise de dados precisos e relevantes. Mas você pode lembrar do formato do mapa estratégico: objetivo, indicadores, metas e iniciativas ou projetos estratégicos.

Mapa Estratégico

A primeira coisa do mapa estratégico é definir o objetivo, pois ele indica o que se deseja atingir em sua visão estratégica, como marketing, custos e gestão de pessoas.

O segundo passo é definir os indicadores, visto que eles ajudarão a medir o progresso feito em direção aos objetivos definidos.

A terceira coisa são as metas definidas para alcançar esses níveis de performance. Enquanto o último pilar são iniciativas ou projetos estratégicos que são os meios para alcançar os objetivos de desempenho.

Como o Balanced Scorecard pode ajudar na criação de estratégias de negócios mais eficazes?

O Balanced Scorecard permite que gestores notem e acompanhem os principais KPIs para os seus negócios. Dessa forma, ao entender como eles funcionam, poderão tomar decisões informadas para aprimorar suas estratégias de negócios.

O BSC também permite que as empresas alinhem seus objetivos estratégicos com as medidas necessárias para alcançá-los. Dessa forma, os gestores podem ter certeza de que suas ações estão trabalhando para atingir os objetivos estratégicos da empresa.

Outra coisa é que faz criar metas realistas e a identificar quais ações serão precisas para alcançá-las. Sendo assim, as empresas passam a criar estratégias de negócios mais eficazes ao definir metas claras e medidas realistas.

Quais são os principais erros a evitar quando se usa Balanced Scorecard?

O Balanced Scorecard faz parte da gestão estratégica, então um erro que pode vir a acontecer é a falta de empenho dos executivos, bem como o uso de métricas difíceis de controlar. Mas tem muitos outros erros para evitar.

Para o primeiro exemplo citado pode existir várias explicações, por exemplo, os executivos tiveram outras prioridades, o que acabou entrando em conflito com o BSC. Mas também, pode ter início em um nível operacional e que não é aceito pelos níveis superiores.

Já no segundo caso, ocorre quando os KPIs escolhidos se tornam muito difíceis de controlar, mas também pode demorar e caro para realizar. Sendo assim, é bom refazer as medidas de forma constante, buscando a melhoria contínua.

Balanced Scorecard
Um erro que pode acontecer no Balanced Scorecard é não investir em um sistema de gestão para coletar dados. Foto de mohamed_hassan, site pixabay

Quais são os principais desafios enfrentados durante a implementação de Balanced Scorecard?

Alguns dos desafios do Balanced Scorecard é na criação de metas e direcionar os recursos financeiros. Mas para encarar esses desafios deve-se fazer todo um plano com os gestores e uma boa análise SWOT e na missão, visão e valores da empresa.

Análise SWOT

Também é conhecida como análise FOFA e é uma técnica de processo estratégico para identificar forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa sobre os concorrentes e o nicho de mercado.

Definição MVV

Essa é sigla para Missão, Visão e Valores, e isso é base para o plano estratégico. Bem como, isso vai mostrar para os clientes, empregados e investidores quais são as direções que a empresa pretende seguir.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes