Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é o ConvertKit e para que serve?

Desvende o ConvertKit e descubra como simplificar as táticas de e-mail marketing para, assim, cativar o seu público-alvo de maneira eficaz, com as ferramentas ideais.

ConvertKit tem se firmado como uma ampla e versátil ferramenta de e-mail marketing, para quem faz uso desse recurso na sua rotina de trabalho. Por isso, o artigo a seguir traz a sua visão com o foco centrado no usuário, bem como na automação eficaz e a longo prazo.

O que é o ConvertKit?

O ConvertKit é uma plataforma de e-mail marketing criada para atender às demandas de quem trabalha com criação de conteúdo. Assim, ela possui uma abordagem simples e focada na automação para construir e nutrir relações por meio de campanhas de e-mail.

Diferente de outros métodos, ele se destaca pela sua interface intuitiva, o que permite aos usuários criar uma tática assertiva, com base numa prática eficaz e com direção.

Embora seja fácil de usar, ele é muito eficiente e, por isso, é uma opção comum para quem busca um sistema que vai além do simples envio de mensagens. Isso porque, ele permite a criação de estratégias para conquistar e manter o interesse do público-alvo.

O que é o ConvertKit e para que serve?
O ConvertKit é uma plataforma de e-mail marketing. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Quais são os seus principais recursos?

Os recursos abrangem várias áreas vitais para a gestão e aumento de listas de e-mails, facilitando, aliás, se comunicar de forma direta e eficaz com a sua audiência. Veja a seguir, então, alguns dos pontos-chave:

  • criação de sequências de e-mails de envio automático;
  • divisão de contatos com precisão, com base em gostos e ações;
  • geração fácil de formulários de inscrição adaptáveis para capturar leads;
  • adição de etiquetas para facilitar ver a ordem dos contatos;
  • métricas claras para avaliar a eficácia das campanhas.

Quem pode se beneficiar do ConvertKit?

O ConvertKit atende uma ampla gama de profissionais que atuam na área de criação de conteúdo. Isso porque, ele tem uma visão que foca nesse nicho de mercado e nas suas principais demandas.

Pequenas empresas e startups, por exemplo, podem aproveitar as formas de automação do sistema, para, assim, criar e gerir anúncios de e-mail marketing de modo eficiente, mesmo com as equipes mais enxutas.

Confira abaixo dois dos principais perfis que mais podem se valer dessa ferramenta para ter mais lucros e em quais cenários ela pode ser aplicada.

Criadores de conteúdo online

As pessoas que criam conteúdo online enfrentam o desafio contínuo de construir e manter laços a longo prazo com o seu público, sendo eles:

  • blogueiros;
  • escritores;
  • vloggers.

Para blogueiros, por exemplo, a gestão de uma lista de e-mails é vital para engajar leitores fiéis. Para isso, então, ela permite a criação de sequências que oferecem conteúdo único e de grande valia, gerando, de fato, uma relação mais profunda com o público.

No caso dos escritores, seja de ficção ou autores independentes, a construção de uma base de fãs engajados é crucial. Sendo assim, ele viabiliza a troca de atualizações sobre ofertas especiais, lançamentos e até mesmo o envio de conteúdo apenas para assinantes.

Profissionais de Marketing Digital

No mundo do marketing digital, a segmentação eficaz é crucial, desse modo, os recursos do ConvertKit ajudam a criar listas com base em ações, gostos ou qualquer outro critério que deva ser levado em conta.

Isso é muito útil para os profissionais da área, pois lhes permite enviar mensagens com uma direção exata. Assim, melhor a relevância e a eficácia das suas campanhas.

A automação é outro pilar crucial, visto que os profissionais podem criar os fluxos de e-mails de envio automático com base nos gatilhos de cada pessoa, como ações do usuário ou até mesmo datas importantes.

Isso não só poupa tempo e esforço, mas também garante que os leads recebam o conteúdo certo no momento certo, o que torna ainda melhor a jornada do cliente.

O que é o ConvertKit e para que serve?
O ConvertKit atende uma ampla gama de profissionais. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

Quais são os passos para usar o ConvertKit?

Para usar o ConvertKit, antes de tudo, você deve acessar o site e criar uma conta na plataforma. Aliás, pode começar com um período de teste gratuito ou explorar as opções de planos disponíveis.

Feito isso, então, o próximo passo é completar o seu perfil, com os dados sobre você ou a empresa, bem como endereço de e-mail e site. Veja a seguir quais são as etapas seguintes para a aplicação.

Criação de listas e segmentos

Ao iniciar com a criação de listas de contatos, os usuários podem dividir sua base de leads em grupos mais gerenciáveis. Isso permite um contato mais assertivo, ao passo que leva em conta:

  • interesses;
  • comportamentos;
  • gostos pessoais. 

Os segmentos, por outro lado, abrange aberturas de e-mails, cliques em links ou até mesmo histórico de compras. Essa tática granular gera, aliás, uma eficácia notável nas campanhas de e-mail. 

Geração de formulários

Criar formulários de inscrição significa fazer “caixas” onde as pessoas podem se cadastrar para receber os e-mails. Com o ConvertKit, então, elas podem ser feitas do jeito que você achar melhor, com perguntas e dados relevantes.

A ideia é que, ao personalizar essas seções, elas tenham um bom visual e combinem com o seu serviço, pois isso aumenta as chances das pessoas se inscreverem. E o legal é que dá para ver quais funcionam melhor e, assim, você pode fazer os devidos ajustes.

Landing pages

Criar landing page é como ter páginas especiais que servem para mostrar as ofertas ou os dados importantes. Com o ConvertKit, é possível fazer isso de forma fácil e atrativa, mesmo para quem não é um expert em design ou programação.

Elas são ótimas para quando você quer mostrar algo especial, como, por exemplo, um novo produto, um webinar ou um eBook, e quer que as pessoas se inscrevam para receber mais detalhes ou conteúdo relacionado.

Sequências de e-mails

Criar sequências significa fazer uma série de e-mails que são enviados de forma automática quando alguém se inscreve na sua lista. Dessa forma, eles podem incluir as mensagens de boas-vindas, bem como fornecer conteúdo relevante, como artigos e vídeos.

O que é o ConvertKit e para que serve?
Para usar o ConvertKit, você deve criar uma conta. Imagem de rawpixel.com no Freepik.

O que os usuários dizem sobre o ConvertKit?

O ConvertKit é muito elogiado por criar campanhas de e-mail marketing eficazes e dar um novo tom a processos antigos. Ou seja, os usuários apreciam-no por ser fácil de usar e pelas suas funções de grande valia para várias áreas da criação de conteúdo.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes