Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como manter o foco no objetivo: dicas práticas

Manter o foco no objetivo é essencial para o sucesso, mas nem sempre é fácil diante de múltiplas tarefas, porém, algumas estratégias podem ajudar nesse processo.

Ter foco no objetivo é importante em qualquer área, ainda mais para quem se arrisca no empreendedorismo individual, para fazer o negócio crescer e se tornar um sucesso. Para isso, algumas ações e ferramentas podem ajudá-lo a se organizar e alcançar as metas.

O que é ter foco no objetivo?

Ter foco no objetivo significa saber com clareza onde se quer chegar e aplicar todos os esforços nessa meta. Isso se aplica tanto ao aspecto pessoal como o profissional, como, por exemplo:

  • mudar de carreira ou obter uma promoção no trabalho;
  • iniciar um negócio;
  • expandir a atuação de uma empresa;
  • melhorar a retenção de clientes.
Como manter o foco no objetivo: dicas práticas
O foco no objetivo é essencial para o sucesso em qualquer área da vida. Imagem de Hasan Albari no Pexels

Por que é importante ter foco no objetivo?

Ter foco no objetivo pode acelerar os resultados e evitar a perda de tempo com tarefas que não são produtivas. Fora isso traz mais motivação para concluir as ações que precisa, uma vez que se tem a noção de que aquilo o levará ao sucesso.

O que pode desviar o foco?

Alguns fatores podem desviar o foco, sejam eles problemas internos como a dificuldade de concentração, por exemplo. Também podem ocorrer situações externas, causadas por terceiros, dentre elas:

  • má gestão;
  • pedidos fora do prazo;
  • excesso de informações;
  • falta de engajamento.

Nesse contexto, é preciso fazer uma análise geral para identificar a raiz do problema e então atuar para corrigi-lo quanto antes.

O que fazer para aumentar o foco no objetivo?

Aumentar o foco no objetivo requer disciplina para realizar as tarefas que precisa no dia a dia. Dessa forma, é possível vencer a procrastinação, que surge do impulso de adiar as funções mais complexas ou trabalhosas, por exemplo.

A seguir, veja algumas medidas simples que podem ajudar a tornar a rotina mais produtiva e aumentar o foco naquilo que é de fato importante.

Elimine as distrações

Para otimizar o tempo e conseguir realizar todas as tarefas que planejou, é ideal remover itens que possam tirar a atenção. Por isso, algumas ações indicadas são:

  • desativar as notificações do celular;
  • reservar um tempo apenas para responder e-mails;
  • manter a área de trabalho organizada.

Estabeleça metas flexíveis

Para atingir um objetivo é preciso defini-lo de forma clara, bem como quais os passos que deve cumprir até chegar ao ponto final. Para isso, é válido dividir esse percurso em metas menores, a fim de acompanhar a evolução.

Vale destacar que essa programação deve ser flexível, uma vez que pode ser necessário corrigir algum erro ou mudar de estratégia ao longo de um projeto. Por isso, é essencial incluir um tempo para analisar os resultados de forma periódica.

Como manter o foco no objetivo: dicas práticas
Definir metas e um cronograma de ações ajuda a manter o foco no objetivo. Imagem de Anete Lusina no Pexels

Crie uma lista de tarefas

Outra medida eficaz para manter o foco é listar todos os dias quais são as tarefas a realizar, com foco nas prioridades. Isso ajuda a orientar a rotina e também permite analisar sua produtividade.

Para que traga o efeito esperado, o ideal é evitar postergar atividades, exceto quando dependem de outra pessoa que ainda não tenha concluído, por exemplo. Com isso, poderá concluir os prazos na forma prevista, sem atrasos ou sobrecarga de trabalhos em atraso.

Delegue funções

A depender do tamanho de um negócio, é possível começar a pensar em contratar pessoas ou terceirizar serviços para ter mais tempo à sua atividade principal. 

Para alguém que atua no ramo criativo, como um designer ou artista plástico, por exemplo, pode delegar funções como o atendimento, cobranças e atividades administrativas.

Uma alternativa para quem ainda não pode investir em pessoal, é apostar em ferramentas de automação, que podem reduzir o tempo gasto nesse tipo de atividade.

Quais ferramentas ajudam a manter o foco no objetivo?

Para manter o foco no objetivo, existem aplicativos como o Trello, além de programas de gestão de tarefas e de tempo, bem como para concentração. A seguir, conheça alguns exemplos que valem a pena incluir na rotina.

Como manter o foco no objetivo: dicas práticas
Distribuir as atividades ajuda a manter o foco no objetivo para as atividades mais importantes. Imagem de Pavel Danilyuk no Pexels

Trello

O Trello permite criar projetos e dividir tarefas entre uma equipe, com organização de datas para entregas. Por isso, é muito útil para controlar prazos e também ter uma visão ampla de atividades pendentes.

Forest

Esse é um aplicativo que ajuda a manter o foco e a atenção longe do celular enquanto está em uma tarefa. Ele funciona de forma simples: o usuário cria uma atividade e define o tempo, nesse período as notificações na tela ficam inativas.

Durante o tempo definido, cresce uma árvore no aplicativo e caso conclua a atividade sem interrupções ela fica salva no app. Do contrário, se desativar a função no meio do período para checar alguma notificação, ela morre.

Com essa forma lúdica, o programa permite ter uma noção da evolução dia a dia, uma vez que o usuário começa a formar uma floresta à medida que se torna mais disciplinado.

Freedom

Outro aplicativo que ajuda o usuário a não se distrair, ele permite definir quais os tipos de notificações quer bloquear. Dessa forma, é possível escolher os alertas essenciais, mas evitar perder tempo com redes sociais ou e-mails durante o trabalho.

Focus To-Do

Essa ferramenta visa ajudar a manter o foco nas tarefas, com base na técnica Pomodoro. Em resumo, cria-se uma atividade, com um tempo definido e o app define pausas após um certo período, em geral, a cada 25 minutos.

A ideia é permitir que a pessoa possa relaxar por algum tempo e assim retornar ao trabalho com mais foco e atenção.

Como manter o foco no objetivo em equipes?

Para aumentar o foco no objetivo em uma equipe é preciso deixar as metas e atribuições de cada um bem claras. Isso ajuda a motivar os membros e os faz perceber como cada ação contribui para o resultado.

Também é crucial manter uma boa comunicação, porque assim podem sanar dúvidas e concluir as tarefas de modo mais eficaz.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes