Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Negócios que dão lucro em cidades pequenas: veja as melhores opções em 4 áreas diferentes

É possível encontrar negócios que dão lucro em cidades pequenas em especial nos setores de alimentação e serviços, mas é preciso fazer um plano de negócio

Os tipos de negócios que dão lucro em cidades pequenas dependem da realidade em cada região. Por isso, é essencial fazer um estudo de mercado e investir na divulgação para conquistar clientes e obter uma boa receita com a atividade.

Quais os ramos de negócios que dão lucro em cidades pequenas?

Entre os negócios que dão lucro em cidades pequenas estão serviços essenciais como alimentação e saúde, por exemplo. Afinal, os custos para comprar itens básicos em grandes centros podem não compensar o deslocamento.

Além desses, há outros segmentos capazes de dar um bom retorno, uma vez que há menor concorrência, tais como:

  • serviços técnicos;
  • educação infantil e básica;
  • cuidados com beleza.

De acordo com a região, também há um bom espaço para atuar no ramo do turismo, como na hotelaria ou mesmo a locação de espaços por meio de plataformas como o Airbnb. Também é possível investir em serviços como guia para apresentar pontos históricos.

negócios que dão lucro em cidades pequenas
Entre os negócios que dão lucro em cidades pequenas estão aqueles na área de alimentação como padarias e confeitarias. Imagem de Lisa Fotios no Pexels

Quais exemplos de negócios que dão lucro em cidades pequenas em alimentação?

Entre os negócios que dão lucro em cidades pequenas no ramo alimentício, os mais comuns são os mercados. Esse tipo de comércio vende os principais itens para uso doméstico, como legumes e hortaliças, carnes frescas e congeladas, bem como:

  • produtos de limpeza;
  • bebidas;
  • itens de mercearia.

Restaurantes

Outro tipo de negócio que tem boas chances de lucro mesmo em cidades menores são os restaurantes e lanchonetes. Nesse contexto, um dos fatores que interfere no sucesso é a localização, por isso, é importante escolher bem e levar em conta o movimento na região.

Um diferencial que pode compensar o local menos privilegiado é oferecer o serviço de entregas. Para isso, vale a pena investir no marketing para delivery, a fim de fazer com que as pessoas conheçam os produtos.

Padarias e confeitaria

Nessa opção, é possível ir além dos itens básicos como pães, bolos e frios e incluir ainda opções como:

  • salgados e doces para festas;
  • serviços corporativos, como coffee break. 

Outra alternativa é buscar parcerias com mercados regionais para aumentar a exposição dos produtos em outros comércios e assim aumentar as vendas.

Conveniência

Esse serviço é muito comum em postos de gasolina, onde há venda de bebidas, gelo, cigarros e salgadinhos e outros itens de alimentação. O diferencial em relação aos mercados está em oferecer horários mais flexíveis.

Há negócios que dão lucro em cidades pequenas no setor de serviços?

Nesse ramo, os negócios que dão lucro em cidades pequenas envolvem serviços como assistência técnica para computadores. A comodidade em ter o auxílio rápido na mesma cidade faz com que os clientes prefiram optar por um prestador local. 

Reparos domésticos

Um tipo de negócio anônimo muito comum em cidades pequenas é o de pequenos serviços domésticos, como por exemplo:

  • eletricista;
  • encanador;
  • pedreiro.

Nesse tipo de serviço, o marketing boca-a-boca é o principal meio de promover os serviços, uma vez que em cidades menores é comum buscar indicações com conhecidos para contratar.

Jardinagem

Esse ramo permite conquistar clientes com maior recorrência, já que é um tipo de atividade que requer manutenção constante. Dessa forma, o foco deve estar em prestar um serviço de boa qualidade, com um preço justo para que a pessoa volte a contratar.

Outra boa oportunidade é procurar clientes maiores como condomínios e empresas, que podem render valores mais expressivos. Mas, nesses casos, pode ser necessário criar CNPJ para poder emitir nota e formalizar a contratação.

negócios que dão lucro em cidades pequenas
A jardinagem está entre os negócios que dão lucro em cidades pequenas porque exige a manutenção periódica. Imagem de Anna Shvets no Pexels

Beleza e cuidados pessoais

Esse setor também tem potencial para render boas receitas tanto no atendimento feminino como masculino. Para quem não tem recursos para abrir um salão próprio, é possível fazer atendimento a domicílio, o que é comum no caso de manicures, por exemplo.

Uma das novidades nesse nicho é oferecer a opção de assinatura, ou seja, por um valor mensal o cliente tem direito a realizar um certo número de sessões ou serviços. Essa opção garante uma receita recorrente, bem como, uma relação de longo prazo.

Quais negócios que dão lucro em cidades pequenas na área de saúde?

Entre os negócios que dão lucro em cidades pequenas estão a venda de medicamentos, bem como, clínicas para procedimentos simples. Além disso, a atenção animal também é um ramo que tem boa procura, para atendimento dos pets.

Farmácias

As farmácias, sejam tradicionais ou de manipulação, são um serviço essencial em qualquer localidade, para acesso a medicamentos. Em alguns casos, esses estabelecimentos oferecem também a aplicação de vacinas e remédios injetáveis, além de exames simples.

O serviço de entrega, por meio de pedido virtual, é um diferencial nesse caso, quando a pessoa não pode se deslocar para comprar. Ainda, o funcionamento em horário estendido ou integral também é um fator que pesa na decisão de compra.

Veterinária

Outra opção na área de saúde é o de atendimento a animais, para consultas básicas e emergências. Uma boa sugestão é incluir o local no Google Meu Negócio para que seja fácil de localizar em uma pesquisa na internet, como informações como:

  • endereço;
  • telefone para contato;
  • serviços realizados, como cirurgias, exames e consultas;
  • qualificação profissional;
  • informação sobre plantão.

Em complemento à atividade, pode-se integrar também um comércio de alimentação voltada à animais, bem como, acessórios como comedouros, guias e caixas para transporte.

Odontologia

Esse é outro ramo que pode ter uma concorrência menor em cidades pequenas, uma vez que depois de formados os profissionais buscam grandes centros. Dessa forma, quem decide trabalhar em um local menor pode ter clientes recorrentes.

Para se tornar conhecido na cidade, é possível recorrer às redes sociais, além de usar meios mais tradicionais como o rádio e jornais. No entanto, é preciso ter cuidado pois nesse ramo há regras mais rígidas sobre a forma de fazer propaganda.

negócios que dão lucro em cidades pequenas
Os serviços de saúde estão entre os negócios que dão lucro em cidades pequenas. Imagem de cottonbro studio no Pexels

Vestuário é um dos negócios que dão lucro em cidades pequenas?

A venda de roupas e calçados ainda é um dos negócios que dão lucro em cidades pequenas. Isso porque, mesmo com o crescimento do mercado online, há clientes que ainda prezam pela opção de experimentar e conhecer os materiais.

Para se diferenciar nesse meio, o ideal é agregar valor aos produtos, bem como, oferecer um atendimento personalizado, sendo algumas opções para isso:

  • sugerir outros itens que atendem ao perfil do cliente;
  • oferecer descontos no caso de novas compras;
  • incluir o cliente nos contatos para envio das novidades em primeira mão.

O quesito comodidade também é um grande diferencial nesse segmento, por isso, alguns negócios que têm feito sucesso oferecem a opção de envio de um número de peças ao cliente para provar e então decidir quais vai comprar.

O que é essencial para os negócios que dão lucro em cidades pequenas?

Mesmo nos negócios que dão lucro em cidades pequenas é preciso criar um plano antes de iniciar as atividades. Isso envolve alguns elementos essenciais para qualquer tipo de comércio, tais como:

  • ponto comercial e localização;
  • custos fixos, como aluguel, energia e custos com mão-de-obra;
  • capital necessário para operação;
  • expectativa de faturamento mensal;
  • estudo da concorrência.

Também é preciso ter bem definido qual o tipo de produto que vai comercializar, e pensar em quais os diferenciais que o destacam no mercado. Ainda, é crucial saber se existe público para consumir esse tipo de item naquela localidade.

Invista na divulgação

Um negócio localizado em uma cidade pequena também deve se preocupar com o marketing, sobretudo no início das atividades. Para isso, pode recorrer às redes sociais, como também usar veículos regionais como:

  • emissoras de rádio;
  • jornais locais;
  • panfletagem.

A depender do ramo de atuação, pode-se pensar em realizar eventos de inauguração com a degustação de produtos, por exemplo.

Como escolher entre os negócios que dão lucro em cidades pequenas?

Para começar em um dos negócios que dão lucro em cidades pequenas é melhor investir no que tem mais afinidade. Isso ajuda a entregar um serviço de mais qualidade que conquiste o cliente. 

Quanto mais se conhece sobre um ramo, é mais fácil demonstrar o conhecimento a respeito e por consequência ganhar a confiança do público.

Faça uma pesquisa de mercado

Um passo importante antes de investir é analisar se existem outros negócios similares na mesma região e se têm o mesmo perfil de clientes. Isso ajuda a verificar se há demanda para o mesmo nicho de mercado no mesmo local.

Em paralelo, é possível questionar aos potenciais clientes quais são as suas demandas em uma determinada área. Por exemplo, ao identificar produtos que as pessoas se deslocam até outras cidades para adquirir ou pagam pela entrega.

Com isso, pode incluir no comércio local itens ainda não disponíveis no local, por meio de parcerias com empresas dos grandes centros.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes