Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

O que é Core Business: veja como esse conceito pode ajudar no sucesso da sua empresa

Saber o que é Core Business permite que as empresas saibam qual é a sua principal atividade, ou seja, o que fazem de melhor, e montar seus planejamentos estratégicos

Poucas pessoas sabem o que é Core Business e o quão importante ele é. Por isso, este artigo traz a definição desse conceito, como você pode aplicar na empresa e os benefícios do seu uso, então confira. 

O que é Core Business?

Entende-se o que é Core Business como a principal atividade de uma empresa. Ou seja, o seu núcleo de negócios, no qual é especialista, para que então a marca consiga destaque no seu nicho de mercado.

Esse é um conceito vital para que todo empreendimento conheça a própria essência e o que ela faz de melhor para obter sucesso. Visto que, não ter clareza nesse aspecto pode comprometer a empresa em vários pontos, como:

  • impedir a sua capacidade de crescimento;
  • perca oportunidades de negócio;
  • menores taxas de vendas;
  • lucros abaixo do que se espera.

Como você pode observar, não saber qual é o núcleo de atividades da sua empresa será prejudicial à ela e as estratégias de crescimento. Uma vez que, ter o Core Business bem definido, ajudará a impulsionar as vendas.

Busque dar a atenção devida para esse aspecto, pois a sua importância é crucial para ajudar a alinhar os demais setores do seu negócio. Afinal, ao entender qual é o grande diferencial que faz a marca ganhar destaque, poderá sair na frente dos concorrentes.

A importância do que é Core Business

Depois de saber o que é Core Business, as empresas darão a importância que é preciso para focar na sua principal atividade. Ou seja, focar no núcleo do negócio que é aquilo que ela faz de melhor.

Isso permite que o gestor, líder e demais chefes possam ter uma visão mais ampla sobre o que realmente importa e tomar decisões. Assim, as chances de obter sucesso serão bem maiores, o que é o grande objetivo de toda empresa no nicho em que atua.

Também vale frisar que com o Core Business, a marca consegue identificar com mais clareza a sua identidade de mercado. Ao passo que isso vai ajudar a se diferenciar dos concorrentes, e então, fazer um planejamento estratégico para buscar vender mais.

Como identificar o que é Core Business de um negócio?

Para saber o que é Core Business da sua empresa, identificar o que há de diferente no negócio é o primeiro passo. Ou seja, entender quais são as particularidades que a destaca dos concorrentes, por isso, esclarecer algumas questões são vitais, por exemplo:

  • o que a empresa faz;
  • quais são os objetivos da marca;
  • por que os clientes preferem a sua empresa;
  • quais aspectos precisam melhorar.

É importante ter em mente que esse conceito vai além de apenas vender um produto. Ou seja, embora seja especialista em algo, pensar em como aquilo ajuda o cliente também é crucial para se destacar e ganhar a confiança deles.

Isso se faz necessário porque nem sempre há diferenças bem nítidas entre uma empresa e outra para o consumidor notar. Então, na hora de definir o Core Business, é crucial estar atento a esses detalhes, contudo, veja entenda mais nos tópicos a seguir.

o que é core business
No conceito de o que é Core Business, você deve identificar o diferencial da sua empresa. Imagem de Mikael Blomkvist no Pexels.

Os diferenciais da empresa

Esse tópico é similar ao anterior, todavia, o destaque fica por conta da seguinte pergunta: por que em uma loja e não em outra? Há várias respostas lógicas, porém, a ideia é entender o porquê de um cliente optar pelo concorrente ao invés da sua empresa.

Isso deixa claro que os diferenciais são o que atraem o consumidor e saber quais são os do seu negócio é essencial. Em suma, entender tais aspectos permite que você saiba os pontos que dão resultados, bem como os que precisam de otimização.

O público-alvo

Saber qual é o público-alvo e qual o seu comportamento é vital para qualquer negócio. Para definir o Core Business não seria diferente, pois isso permite que você saiba quais elementos da empresa atraem o consumidor com mais eficiência.

Há várias formas de saber qual é a persona de uma marca, visto que, com o avanço da tecnologia, diversos softwares fazem o trabalho de:

  • rastreiam dados demográficos;
  • analisar hábitos de consumo das pessoas na internet.

Cada informação é importante coletar para definir o seu público de forma precisa, assim ter mais chances de convertê-los em clientes. Portanto, busque ir além das definições padrão para saber quem são as personas.

Procure por informações que sejam de fato relevantes ao Core Business da empresa. Por exemplo, as intenções de compras das pessoas, bem como a frequência na qual elas costumam adquirir algum produto ou serviço na internet.  

Nicho de atuação e expansão

Esse ponto merece muito destaque, pois é crucial que a empresa defina de forma clara qual é o nicho de atuação da mesma. Ao passo que, o cliente saberá de forma exata do que se trata o negócio, o que ajuda na identidade e identificação da marca.

É importante frisar, no entanto, que isso não significa que não poderá ter mais de um segmento, muito pelo contrário, é muito viável. Todavia, é vital entender como será possível alinhar as várias áreas de mercado diferentes.

O Core Business diz respeito àquilo que uma empresa tem como o núcleo central de negócio que é o que ela faz de melhor. Porém, no caso de atender vários nichos, veja como fazer eles atuarem de maneira uniforme.

O que é Core Business e como expandir?

Saber o que é Core Business lhe dará oportunidades para expandi-lo, como pegar nichos adjacentes, ou seja, que tenham relação com o negócio. Em suma, a ideia é que eles sejam um complemento junto ao núcleo central da marca, mas na mesma qualidade.

É importante lembrar, no entanto, que o conceito diz respeito a focar nas atividades, produtos ou serviços que a empresa tem de melhor. Contudo, ao optar pela expansão e diversificar as áreas vai no sentido oposto a isso.

O empreendedor deve ter muita atenção e cuidado nessas questões, todavia, é possível fazer a expansão sem sair do Core Business. Como, optar por nichos que tenham relação com o negócio principal, mas que não o façam desviar do foco do negócio.

Um bom exemplo disso é uma cafeteria, cujo objetivo é oferecer várias opções da bebida. Por outro lado, para dar um maior conforto e entretenimento ao cliente, dispõe de livros, música ao vivo e decorações para fotos, entendeu a ideia?

o que é core business
Saber o que é Core Business permite que você expanda o seu negócio sem perder o foco. Imagem de Thirdman no Pexels.

Riscos de não ter um Core Business bem definido

Quando uma empresa não define bem o Core Business, faz com que ela atire para todos os lados em busca de resultados. Ao passo que, ela não sabe qual o público deve focar e nem quais são os pontos fortes e fracos da empresa.

Também não há como ter um bom conhecimento de mercado, o que vai impedir que ela cresça e ganhe destaque no nicho que atua. Além disso, não saberá quais recursos priorizar, o que afeta o ROI (Retorno Sobre Investimento) e deixa a empresa às cegas.

O uso de tecnologia

Com a tecnologia, você pode ajustar, gerenciar e dar um padrão para as demais áreas da empresa que não fazem parte do Core Business. Dessa forma, poderá controlar cada setor com mais afinco para obter melhores resultados com eles.

A cultura da empresa com o que é Core Business

Saber o que é Core Business, afeta a forma com a empresa atuará no mercado. Isso se dá pelo fato de que os gestores, líderes e demais colaboradores irão entender qual é o foco do negócio.

O resultado são as ações, estratégias e decisões bem alinhadas e feitas de maneira mais eficiente para buscar alcançar o sucesso do empreendimento. Em síntese, o conceito ajuda não só a saber qual é o núcleo central da empresa, mas contribui com o seu desempenho.

A liderança com o Core Business

O papel da liderança é tomar as decisões mais importantes da empresa, bem como criar planos estratégicos para se destacar no seu nicho. Além disso, também tem a função de saber em quais setores expandir o negócio para terceirizar, sem perder o foco no núcleo.

O que é Core Business e quais os seus benefícios?

Saber o que é Core Business, permite que a empresa tome decisões mais assertivas. Visto que, todos no negócio saberão qual é o ponto principal que o destaca, além disso, há outras vantagens do conceito, por exemplo:

  • alinhar todos os planos da empresa de forma estratégica;
  • um aproveitamento melhor da empresa e os seus resultados;
  • torna o negócio uma referência e autoridade no seu nicho de mercado.

Tudo isso é importante para levar uma empresa rumo ao sucesso, sem contar que ajuda a tirá-la das cegas, sem saber o que fazer. Afinal, não entender quais são os pontos fortes e as especialidades do seu negócio, pode fazer dele uma grande dor de cabeça.

o que é core business
Saber o que é Core Business permite que a empresa tome decisões mais assertivas. Imagem de Christina Morillo no Pexels.

O que é Core Business e porque ele vale a pena?

Saber o que é Core Business, permite que o empreendedor saiba qual é o principal ponto de destaque da empresa. Ao passo que, dará um rumo para que os líderes e gestores possam trilhar, como:

  • conhecer as especialidades da empresa;
  • evitar erros de mercado;
  • criar planos estratégicos para alcançar metas.

Em outras palavras, o conceito contribui de forma eficaz para o sucesso de qualquer negócio. Por fim, este artigo mostrou como você pode encontrar o Core Business, então, busque aplicar cada dica para atingir os objetivos da sua empresa.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes