Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Quiz no marketing: por que investir neste tipo de conteúdo?

O quizz no marketing é uma técnica essencial para atrair mais clientes para a sua empresa de uma forma mais dinâmica e divertida, pois ajuda a manter o engajamento.

O quizz no marketing é uma nova tendência sobre criações de conteúdo para engajar o público. Afinal, é uma ferramenta que busca gerar uma audiência maior para o seu negócio online. Desse modo, é essencial ter um objetivo para atingir seus clientes assertivamente.

Você sabe o que é o quizz no marketing?

O quizz no marketing é uma estratégia que busca gerar um maior engajamento por meio de conteúdos interativos. Logo, é possível criar esse tipo de teste em vários formatos e tamanhos diferentes. É uma forma de ter uma maior interação com os clientes.

O quizz no marketing serve para engajar o seu público. Imagem de George Milton no Pexels.

Apesar de ser uma ferramenta bem dinâmica e divertida, pode ter o seu uso focado para engajar a sua audiência. Com isso, é possível aumentar o número de compartilhamento de links integrados para até mesmo gerar mais leads. Isso vai trazer os melhores resultados.

Um quizz pode gerar uma valor real para uma persona, pois o seu propósito é ser um entretenimento que pode bater as suas metas de vendas. Portanto, atua como um conteúdo interativo que pode estar no seu planejamento estratégico

Aumentar o alcance das redes

O quizz é uma forma de produzir conteúdo de qualidade para se comunicar com os seus seguidores. Para isso, é essencial investir em um planejamento estratégico para as mídias sociais, pois é a forma mais rápida de atingir o público, além de exigir um monitoramento.

A chave para o sucesso do alcance de público está na sua capacidade de gerar mais engajamento online. Assim, é preciso fazer uma pesquisa para conhecer as necessidades dos clientes. Dessa forma, as informações coletadas geram a autoridade para a marca.

A geração de leads

A geração de leads é o início das estratégias de Inbound Marketing, pois são táticas que buscam atrair visitantes para os seus conteúdos. Portanto, o quizz serve para converter esses usuários em leads, por meio de técnicas associadas com a automação de marketing.

O principal objetivo do marketing digital é aumentar a sua demanda por meio dos produtos e serviços de uma empresa. Com isso, é importante produzir conteúdos de qualidade como os quizzes para atrair o foco da persona. É essencial que seja algo que chame a atenção.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma técnica voltada para atrair clientes por meio da publicidade online. Entretanto, o foco principal é conquistar o seu público e os leads mais qualificados. Pois, não se trata de realizar ações, mas focar em atrair as pessoas certas.

Quais são os primeiros passos para criar um quizz no marketing?

Antes de iniciar a criação do quizz no marketing, é preciso analisar as primeiras estratégias de planejamento. Por isso, o conteúdo interativo deve estar alinhado com as vontades do seu público-alvo para chamar a atenção. Veja quais são os primeiros passos:

  • escolha uma ferramenta;
  • ache a sua pergunta;
  • defina o tipo de quizz;
  • decida qual vai ser o título.

Para iniciar as suas técnicas de planejamento, é essencial ter uma base sobre os principais temas que estão em alta. No entanto, para atrair mais clientes para a sua empresa, é necessário cumprir as suas metas. Afinal, o quizz deve ser mais do que um entretenimento.

Escolha uma ferramenta

Há vários tipos de ferramentas que servem para criar um quizz, como o software Ion, voltado para a criação de conteúdos interativos. Logo, é possível criar uma série de peças de forma simples. Por outro lado, há o Typeform, que foca em criar formulários online.

Ache a sua pergunta

Depois de selecionar a ferramenta, é preciso definir o tipo de pergunta que vai estar no quizz. Mas, para elaborar um conteúdo de qualidade é essencial saber as dores da persona, a fim de atender sua demanda. Afinal, é vital chegar em uma resposta exata.

Há várias formas de engajar com o quizz no marketing. Imagem de Andrea Piacquadio no Pexels.

Defina o tipo de quizz

Há dois tipos de quizzes, os voltados para a personalidade e outros para o conhecimento. Portanto, o primeiro foca em aspectos mais pessoais do seu público para analisar os seus interesses. Enquanto o segundo, testa as expertises das pessoas com temas diversos.

Decida qual vai ser o título

Essa é uma das etapas mais importante, pois é o título que vai despertar o interesse do público. Por isso, é preciso convencer a sua persona se o conteúdo gerado vai responder às suas dúvidas. Há várias palavras que atuam como gatilhos mentais nesse caso.

Como engajar o público com o seu quizz no marketing?

As empresas percebem a necessidade de buscar conteúdos mais atraentes como o quizz no marketing para engajar o público. Logo, o engajamento é importante para que os negócios possam ter uma interação mais próxima com os clientes em potencial. 

Confira as etapas para gerar mais alcance de marca:

  • crie boas perguntas;
  • otimize a jornada para a conversão;
  • automatize o processo pós-conversão.

Dependendo do seu público, é importante elaborar as perguntas que estão de acordo com o interesse dele. Assim, outra forma é investir em multimídias como imagens, gifs e vídeos para aumentar a curiosidade das pessoas. É essencial focar nos conceitos mais relevantes.

Crie boas perguntas

Para criar as melhores perguntas para despertar o interesse do seu usuário, é preciso estudar bem o seu público. Logo, há algumas técnicas relevantes para esse tipo de conteúdo, por exemplo:

  • seja pessoal;
  • evite perguntas longas;
  • explique todas as etapas.

Otimize a jornada para a conversão

Após formular as suas perguntas, é preciso organizá-las em ordem para criar uma sequência lógica. Dessa forma, há como identificar os grupos de questões com temáticas semelhantes. Com isso, é possível coletar as suas informações para otimizar os resultados.

Automatize o processo pós-conversão

Para automatizar o processo pós-conversão, é preciso conectar as ferramentas de forma mais rápida. Enfim, há como criar uma segmentação de leads com perfis parecidos para usar como informação. Ou seja, é um meio de ativar os gatilhos para aumentar o seu fluxo.

Como divulgar o quizz no marketing?

Ao aplicar todas as etapas anteriores, é preciso saber como divulgar o quizz no marketing. Mas, é essencial testá-lo várias vezes para garantir o seu bom funcionamento. Todo o trabalho não vai gerar bons resultados se não tiver a divulgação da seguinte forma:

  • blog;
  • em mídias sociais;
  • por e-mail;
  • notificações push.

Como visto, um dos principais objetivos do quizz é atingir o seu público para gerar um maior número de compartilhamentos. Portanto, as respostas otimistas aumentam as chances de um maior engajamento. O call-to-action é uma tática essencial para focar nessa interação.

image 155

O quizz no marketing precisa de uma boa divulgação. Imagem de Cottonbro studio no Pexels.

Blog

É possível escrever um blog post sobre o assunto, além de colocar o quizz no corpo do texto. No entanto, é uma forma de facilitar a participação do usuário no seu site, pois aumenta o seu tempo de permanência. Também é preciso integrar com o Analytics.

Em mídias sociais

Com o aumento das mídias sociais, não há muito segredo sobre as suas estratégias de divulgação. Porém, as redes sociais que costumam gerar mais engajamento são o Twitter e o Facebook. Além disso, é possível investir em Facebook Ads para expandir o alcance.

Por e-mail

O e-mail marketing é um dos principais meios de comunicação para divulgar os seus conteúdos. Por isso, é preciso escolher um segmento que tem uma afinidade maior com o seu quizz. Aliás, é essencial criar um e-mail curto e personalizado com o call-to-action.

Notificações push

As notificações push são ótimas ferramentas para divulgar o seu quiz para atrair mais usuários. Por fim, é uma forma de alertar o público, pois a mensagem aparece na tela do visitante. Mas, o segredo para o sucesso é trabalhar bem no copywriting e na programação.

Call to action

O Call to action é uma estratégia de marketing de divulgação para chamar a atenção de um usuário. No entanto, costuma ser por meio de links ou um botão colorido, para indicar os passos para a interação na página. Porém, os textos são os elementos mais importantes.

Por que usar o quizz no marketing da sua empresa?

O quizz no marketing possui uma estrutura simples de conteúdos interativos, o que gera mais entretenimento. Enfim, é uma forma atraente e divertida de poder gerar mais clientes para conhecer os seus serviços. Além disso, há como compartilhar com os outros.

Com isso, a possibilidade de divulgá-los em vários canais de comunicação é uma de suas maiores vantagens. Desse modo, surge uma ferramenta para a geração de leads consistente e mais confiável para o marketing. Afinal, a maioria se guia pela curiosidade.

Por causa disso, é possível qualificar os seus leads, ou seja, há como classificá-los por meio de alguns temas específicos. Assim, ajuda a coletar as principais informações para uma equipe de marketing e vendas. Como resultado, vai envolver os clientes com a marca.

Quizzes interativos 

Os quizzes são estratégias muito interativas que buscam alinhar o entretenimento com a divulgação dos seus serviços. Pois, coloca o usuário como protagonista, além de valorizar as suas decisões. Logo, se a produção for de qualidade, é possível entender o seu público.

Marketing de entretenimento

O marketing de entretenimento é uma técnica divertida para promover as vendas dos produtos e serviços de uma marca. De modo geral, é uma forma de atingir os seus consumidores com uma dinâmica melhor. Em conclusão, fortalece as suas experiências.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes