Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Entenda a importância da tecnologia assistiva para pessoas com deficiência

A tecnologia assistiva dá as pessoas com deficiência a chance de mostrar o seu potencial e elevar sua produtividade, por isso, vale a pena conhecer.

A tecnologia assistiva impacta de forma direta a produtividade de pessoas com deficiência. Desse modo, ela deve ser aplicada em casa, locais sociais e no trabalho para alcançar a equidade social.

O que é a tecnologia assistiva?

A tecnologia assistiva é todo dispositivo cujo foco é facilitar a vida das pessoas com deficiência. Assim, ela melhora em vários aspectos todo o ambiente, e por isso, é essencial para a equidade.

Entenda a importância da tecnologia assistiva para pessoas com deficiência
A tecnologia assistiva torna o ambiente mais leve e produtivo. Imagem do Freepik.

Como a tecnologia assistiva ajuda na produtividade de pessoas com deficiência?

A tecnologia assistiva melhora o acesso à informação. Afinal, ela fornece peças como leitores de tela, ampliadores e mais. Além disso, ela incentiva:

A realidade é que ela ajuda em todos os aspectos. Uma vez que, será mais fácil para as pessoas com deficiência fazer as suas atividades diárias como trabalhar, estuda, fazer um planejamento de carreira e mais.

Para ficar mais claro, pense uma pessoa que deve fazer uma conta difícil sem a ajuda de uma calculadora. Assim, pode mais que ela consiga fazer de forma manual, é provável levar muito mais tempo do que a maneira automática.

O exemplo citado mostra que a falta de recurso interfere de forma direta a produtividade de qualquer um. Ou seja, na prática, ter as peças corretas, faz com que indivíduos com deficiência tenham a mesma chance que alguém que tem a calculadora.

Comunicação eficaz 

As peças certas fazem com que as pessoas exerçam a comunicação não verbal e verbal. Isso porque, não vai ter barreiras no diálogo. Então, é bom investir em peças como teclados, telas e até reconhecedores de voz adaptados para quem tem deficiência. 

Ambiente de trabalho

Peças como teclados adaptativos, mouse, estações de trabalho e outros, garantem que as pessoas façam as tarefas. Assim, elas vão poder participar de reuniões e tomadas de decisões. 

É bom saber que para as empresas, esse é um ponto de segurança. Isso porque, dispor de meios corretos faz com que a pessoa preserve sua segurança física. Ou seja, ela não vai precisar se esforçar mais do que o normal para obter um resultado.

Recursos educacionais 

A tecnologia assertiva fornece acesso a recursos educacionais adaptados. Desse modo, estudantes e profissionais com deficiência consegue aprender com mais facilidade. 

União social

O acesso a uma tecnologia que promova a inclusão e a diversidade, une todos. Isso porque, cada um vai poder mostrar o seu talento. Desse modo, na prática, todos vão contribuir para criar um mundo melhor. 

Investir nesse aspecto quebra o famoso capacitismo. Ou seja, a crença que pessoas desse grupo não podem ter uma vida comum devido a sua condição física ou mental. 

É bom saber que no ambiente de trabalho esse é um ponto de muito impacto. Aliás, ele muda de forma o bem-estar das pessoas, eleva a produtividade e torna o time mais fiel aos projetos.

Entenda a importância da tecnologia assistiva para pessoas com deficiência
A tecnologia assistiva melhora toda a vida das pessoas com deficiência. Imagem do Freepik.

Como aplicar a tecnologia assistiva na empresa?

Para aplicar a tecnologia assistiva na empresa, primeiro você deve entender o que cada pessoa precisa. Então, faça entrevistas, crie dinâmicas e chats para que todos possam mostrar suas sugestões. Além disso, é crucial:

Com apenas esses pontos, você vai conseguir aplicar a tecnologia de forma assertiva. Inclusive, para não restar dúvidas sobre isso, veja sobre cada um deles de forma detalhada. 

Peças tecnológicas

Estudar o ambiente para identificar quais as soluções necessárias para o seu local de trabalho é essencial. Inclusive, isso pode incluir, softwares, aplicativos, dispositivos físicos, ferramentas ergonômicas e mais. 

Teste piloto

Antes de implantar em toda empresa, faça um teste piloto com a algumas tecnologias. Desse modo, você vai avaliar a sua eficácia para ver se ela fornece o que o seu time precisa. 

É bom saber que, pode acontecer de uma peça ser ótima. Mas, não se adaptar a sua equipe. Portanto, para não haver gastos desnecessários, o melhor é sempre ir aos poucos e com testes. 

Para fazer isso, o ideal é comprar uma peça e pedir para algumas pessoas testarem por uns dias. Assim, caso o desempenho não seja esperado, será possível realizar a troca.

Treinamento 

Ofereça cursos adequados para o seu time saber usar a tecnologia de forma eficiente. Desse modo, será possível aproveitar tudo que esse recurso tem para oferecer.

Política de inclusão

Crie uma política de inclusão clara que mostra o quanto ela é essencial para a empresa. Então, com isso, os líderes e o próprio time vão lutar para obter um ambiente cada vez mais inclusivo. 

É bom saber que para executar esse passo, você deve ter uma boa equipe de RH. Isso porque, apenas ela vai traçar as falhas para corrigir. Além disso, não esqueça que nesse processo, é bom reavaliar a cultura da empresa.

Feedbacks e ajustes

Sempre peça a opinião do seu time para ver o que ainda precisa mudar. Inclusive, esse é um ponto essencial para que a evolução na empresa não regrida com o tempo. 

Entenda a importância da tecnologia assistiva para pessoas com deficiência
Com a tecnologia assistiva todos participam de forma ativa nas tomadas de decisões. Imagem do Freepik.

A tecnologia assistiva é obrigatória para as empresas?

No Brasil, investir na tecnologia assistiva não é obrigatório, mas, há uma exigência direta para que todos tenham os mesmo direito. Assim, na prática, a empresa deve investir em meios para tornar isso real.

É bom saber que a Lei nº 13.146/2015, traz vários pontos sobre a garantia de direitos para esse grupo. Inclusive, ela aponta esse tema de forma geral. Ou seja, são coisas que toda sociedade deve fornecer. 

A lei em si, não deveria ser o maior critério para investir nesse tipo de tecnologia. Isso porque, ela traz tantos benefícios, que a norma se torna algo trivial. Então, se você quer ajudar a construir um mundo mais justo, vale a pena investir nela.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes