Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Dark post: o que é e quais as vantagens em usar esse método

Com o dark post, os seus anúncios do Facebook vão direto para o seu público-alvo. É a melhor maneira de alcançar qualquer cliente que ainda não conheça a marca.

Usar o dark post é uma solução para as empresas que precisam segmentar os seus clientes. É apenas uma técnica básica e simples, mas muito útil para as estratégias de marketing. Ela é essencial para gerar as conversões que precisa para ter resultados.

O que é dark post no Facebook?

O dark post pode ser considerado um post que ainda não foi publicado. Assim, ao fazer um anúncio no Facebook, é possível escolher entre:

  • publicação que já existe;
  • e por fim, criar uma nova campanha.

A segunda opção pode ser chamada de dark post nesses casos. Ele é como uma publicação que foi criada durante a campanha de anúncios do Facebook ou Instagram. Mas, não usou nenhuma das publicações já feitas na página antes.

Esse dark post tem exibição apenas para o público que o dono da página selecionar. Então, se volta apenas ao público segmentado e não vai aparecer na timeline da página.

São criados por dentro do Gerenciador de Anúncios do Facebook e se direcionam para um público-alvo específico. Só as pessoas selecionadas serão capazes de ver o dark post e torna-se muito mais eficaz do que uma publicação convencional.

Pessoa segurando celular com app do Facebook aberto em tela de login diante de mesa com notebook e papéis com dados impressos
O dark post é feito por dentro do Facebook, com a ajuda dos anúncios da plataforma. Imagem: de jannoon028 no Freepik.

Melhor segmentação

Trata-se de uma utilidade para evitar criar conteúdos que sejam muito repetitivos. Dessa forma, a sua página não será toda feita com posts iguais. O método ajuda a fazer as publicações de um modo mais segmentado e até personalizado.

É importante ter personalização no dark post?

A personalização é capaz de causar um grande impacto por dentro do dark post. Assim, os consumidores estão mais exigentes nos dias atuais e precisam de uma comunicação que seja:

  • mais próxima;
  • personalizada.

Para criar destaque por dentro das competições do mercado, a personalização é essencial para uma estratégia. É ela que ajuda a atrair a atenção e os recursos dos clientes com eficiência.

Seu objetivo é garantir que os conteúdos cheguem para seu público ou nas personas. Ou seja, o ideal é atingir as pessoas que consumam de verdade os seus produtos ou serviços.

Boa parte dos usuários do Facebook preferem ver anúncios relevantes para os seus interesses pessoais. Além disso, outro pedaço desses usuários acreditam que campanhas feitas sob medida são melhores do que algo aleatório.

É importante usar todos os recursos a seu dispor, como o dark post, para atrair os clientes no Facebook. Dessa forma, as campanhas se tornam muito mais precisas e eficazes.

Quais as vantagens de usar o dark post?

Há muitas vantagens para se levar em conta ao usar o dark post. Por exemplo, dentro do Marketing Digital é preciso tomar cuidado com os excessos. Então, quando se cria uma campanha, ela deve sempre voltar para o público certo.

O público prefere os anúncios de seu interesse e quando recebem informações sobre algo que não curtem, é um incômodo. Por isso, a credibilidade da empresa reduz, porque as pessoas verão ela como algo negativo. O dark post reduz as chances desse problema.

Precisão de impacto 

Um anúncio para diversos públicos pode ser uma utilidade para a empresa. Por exemplo, todos esses posts podem ser feitos para se voltar a cada uma de suas personas.

A segmentação precisa ser feita do jeito certo, mas é preciso impactar de forma eficiente. Assim, a campanha pode obter os melhores resultados com ela. É essencial estar sempre de olho nas métricas de marketing para ter certeza que funciona.

Conhecer o público

É ótimo para entender qual é o tipo de público que acompanha a página. Assim, é o momento de descobrir quais são os seus gostos e comportamentos. É ideal para descobrir como atrair pessoas com interesse nos anúncios e gerar mais vendas.

Testes A/B

O dark post ajuda a fazer testes com diferentes posts que tem o mesmo intuito. Ou seja, é uma maneira muito útil de fazer os testes A/B. As publicações não ficam na timeline, então ninguém saberá que essas avaliações serão feitas.

É um método ideal para começar a testar as campanhas e ver quais funcionam. Assim, ninguém saberá quais são os resultados, apenas o dono da página.

Aperfeiçoa o conteúdo

Como uma das vantagens do dark post, é ter um aperfeiçoamento bem grande do conteúdo. Com a ajuda de análises, torna-se melhor para saber o que traz resultados na página. Então, é a chance para criar mais posts dentro dessas campanhas.

Linha do tempo

Investir em um conteúdo melhor é o ponto alto para criar posts que vão parar na linha do tempo. É a melhor maneira de explorar quais são as publicações que atraem pessoas. Aliás, dar atenção a arquétipos de marcas pode ser útil para chamar atenção.

Mulher sentada diante de mesa branca usando notebook para fazer login do Facebook
Com o dark post, é possível fazer publicações com segmentação dentro do Facebook. Imagem: de Freepik.

Como usar o dark post nas campanhas?

O lado positivo do dark post é que ele também é muito fácil de colocar em prática. Assim, existe um passo a passo que pode ser seguido para botá-lo em ação. Portanto, o dark post precisa apenas de que tenha uma conta de anúncios ativa.

Precisa ser administrador ou editor de alguma página também dentro da rede social. Mas, ainda é necessário seguir as etapas para que funcione e traga os resultados desejados.

Crie o dark post

Um dos primeiros passos para criar o seu dark post é acessar o Gerenciador de Anúncios da conta. Assim, essa é uma etapa que pode ser feita apenas ao clicar em Criar Anúncio.

Esse botão está com fácil acesso dentro da página, o normal é que esteja na direção direita, em uma coluna na página. Contudo, se não achar, busque por ajuda dentro de pesquisas pela internet. Essa é uma solução prática para resolver qualquer problema com o sistema.

Objetivo da campanha

Faça a escolha de quais são as intenções para a sua campanha por dentro do post. Aliás, para virar um post dark de fato, um de seus objetivos deve ser impulsionar as publicações. 

Coloque um nome para a sua publicação e logo será possível clicar em continuar.

Defina a segmentação 

Esse é um momento muito importante em relação às publicações do dark post. Então, é a hora de decidir qual será a segmentação para o seu anúncio no Facebook. Dessa forma, é preciso escolher quem serão os usuários que devem ser impactados.

Com a ajuda do próprio Facebook é possível personalizar o seu conteúdo. Por isso, é o momento ideal de aproveitar as ferramentas disponíveis pela plataforma. Então, ao segmentar o seu público, é possível fazer escolhas entre:

  • sexo;
  • idade;
  • localização;
  • interesses.

Segmentar é essencial

Entender quais são os desejos, aspectos e necessidades do seu público é essencial. Isso torna a comunicação de uma empresa em algo bem assertivo e eficiente. Comunicar-se bem com o público é essencial para gerar uma relação com seus clientes.

A segmentação é ótima para aprender a fidelizar clientes e tornar a experiência deles em algo bom. É essencial que a experiência do usuário seja agradável a todo o momento em relação a uma marca.

Orçamento

Esse é o momento certo para começar a definir o seu orçamento para a publicação. Mas, também, por quanto tempo irá manter essa campanha ativa na página. É preciso preencher essas questões conforme os seus planos estratégicos e ir para a última etapa.

Última etapa 

Como o último passo para o seu dark post, é escolher entre criar um novo anúncio ou usar uma publicação já existente. O ideal é usar a primeira opção, definir o conteúdo para publicar e estará pronto o dark post.

Por que usar o dark post?

O dark post é uma ótima opção para enviar publicações direto ao público-alvo. Mas, é preciso entender que ele não será a única solução para ter uma campanha de sucesso. A segmentação é uma forma útil de fazer que o seu conteúdo seja:

  • preciso;
  • eficiente.

Entregar um conteúdo de qualidade para o seu público-alvo também é essencial. É essa qualidade que vai trazer resultados reais em relação aos seus clientes. Assim, os usuários gostam de ver algo que seja relevante e que atraia sua atenção.

As melhores formas de ter sucesso em um mundo dentro da transformação digital, é entender como funcionam as ferramentas. Mas, também deve-se saber quais são as vantagens que cada uma delas traz com os seus recursos.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes