Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Seo para Bing: por que é importante incluir essa estratégia no plano de marketing?

O SEO para Bing consiste na otimização de uma página ou site com foco em obter maior destaque nesse motor de busca, que é o principal concorrente do Google.

O SEO para Bing é uma estratégia essencial para quem busca ampliar as fontes de tráfego orgânico em um site. Assim, ainda que o Google seja o principal buscador na web, não se deve deixar de lado esse motor de busca, que pode render um grande diferencial.

Por que investir no SEO para Bing?

O SEO para Bing é importante porque esse é o segundo motor de busca mais utilizado, atrás apenas do Google. Ele é uma solução da Microsoft e está presente como padrão nos dispositivos que utilizam o pacote Office.

Há uma boa parcela de usuários que realizam suas pesquisas pelo Bing, seja por preferência ou apenas por não querer baixar um novo programa. Por isso, para quem possui um site ou blog como parte da estratégia de marketing, não deve ignorar esse nicho.

Crescimento do buscador

De acordo com a Microsoft, que desenvolveu essa ferramenta de busca, ela chegou à marca de 100 milhões de usuários ativos todos os dias. Parte desse sucesso se deve ao aumento do uso do navegador Microsoft Edge, que vem instalado nos produtos da marca.

Outro ponto que fez com que mais pessoas utilizem esse mecanismo de pesquisa foram as melhorias trazidas pela empresa. Em especial, a implementação de uma solução de inteligência artificial que ajuda a trazer resultados mais assertivos para as buscas.

Diante do crescimento, o buscador já conta com sua própria plataforma de anúncios, o Microsoft Advertising, que é similar ao Google Ads. Em resumo, permite promover anúncios ou links para atrair mais visitantes para uma página na web mediante um custo por clique.

Mulher usando notebook para fazer otimização de SEO para Bing
O SEO para Bing visa adequar uma página para que apareça em destaque também para os usuários desse buscador. Imagem de Microsoft Edge no Unsplash

Quais as vantagens de aplicar o SEO para Bing?

Usar o SEO para Bing permite que uma página apareça para um público novo, que não está no Google, logo, se trata de uma importante fatia do mercado.

Como muitos profissionais da área ainda não dão atenção a esse mecanismo, a tendência é conseguir se destacar de forma mais fácil do que no Google.

Dispositivos exclusivos

Além dos aparelhos da Microsoft que vêm por padrão com a configuração para usar esse buscador, a Siri da Apple também o utiliza. Por isso, mais da metade dos usuários do Bing são de pessoas que possuem Iphone.

Taxa de rejeição menor

Na comparação com o Google, esse buscador da Microsoft apresenta uma taxa de rejeição menor. Essa métrica reflete a ação de um usuário que acessa um link da página de resultado de pesquisa e sai poucos segundos depois.

Um dos fatores que pode influenciar nesse indicador é a assertividade nos resultados mostrados ao usuário. Ou seja, o motor de busca é capaz de compreender qual a intenção de pesquisa e assim trazer os links que melhor atendem ao que a pessoa espera encontrar.

Como reflexo, isso também faz com que a audiência se torne mais qualificada e aumente o tempo de permanência na página, o que também ajuda no ranqueamento.

Como aplicar o SEO para Bing?

As técnicas de SEO para Bing não diferem muito daquilo que já se aplica na otimização de páginas para o Google. Em resumo, os principais pontos para ter sucesso nessa estratégia são:

  • conhecer o perfil do público-alvo;
  • demonstrar autoridade;
  • utilizar backlinks;
  • escolher bem as palavras-chave;
  • utilizar as redes sociais para destacar o conteúdo.
Notebook cinza sobre mesa preta usado para otimizar páginas com SEO para Bing
A estratégia de SEO para Bing também passa pela escolha das palavras-chave certas de acordo com o que o público busca. Imagem de Zachary Fetters no Unsplash

Entenda o que o usuário busca

O primeiro passo da otimização para o Bing é criar um conteúdo atraente, que faça com que o usuário continue a navegar. Isso porque, o buscador utiliza um marcador chamado pogo sticking, que monitora quando uma pessoa acessa um endereço na web e sai na sequência. 

Nesse contexto, ao definir um calendário editorial, vale a pena pesquisar quais são as dores ou as principais dúvidas do público, relacionadas ao tema tratado na página. Com isso, pode direcionar a criação do conteúdo e incluir informações relevantes.

Demonstre autoridade

O Bing oferece um recurso para incluir páginas conectadas, que forneçam informações adicionais sobre o criador de conteúdo. Essa é uma boa maneira de se mostrar como expert na área, ao relacionar o perfil no LinkedIn ou de outras redes sociais. 

Utilize backlinks

Outro fator que ajuda a mostrar para o algoritmo do mecanismo de pesquisa que uma página é confiável, é a existência de links que remetem a páginas com maior relevância na web sobre aquele tema. 

Também é possível incluir links internos, que referenciam outros conteúdos dentro do mesmo site, a fim de complementar uma informação. Essa ação demonstra que aquele endereço possui materiais de qualidade e ainda retém o visitante dentro do domínio.

Faça bom uso das palavras-chave

O uso das palavras-chave é essencial para que uma página seja localizada na web pelas pessoas certas. Por isso, esses termos devem estar presentes ao longo do conteúdo, porém sem exageros.

É válido ainda mesclar o uso de expressões mais amplas dentro do nicho com aquelas mais específicas, chamadas de palavras-chave long tail, ou cauda longa.

Com isso, conseguirá atingir tanto aquelas pessoas que ainda não conhecem muito sobre o assunto, bem como, as que já estão no fundo do funil e estão prontas para a conversão.

Integre a estratégia com as redes sociais

O engajamento nas redes sociais também é um fator que impacta no desempenho de uma página no Bing. Por isso, é importante integrar as estratégias e promover os conteúdos também nos formatos adequados para cada plataforma.

Com essa medida, é possível amplificar ainda mais as fontes de tráfego para um site, o que aumenta a relevância da página e faz com que chegue a mais pessoas.

Portanto, todos os passos estão interligados, sendo necessário criar um planejamento para criar uma presença digital sólida.

Mulher sentada em poltrona amarela com notebook em seu colo enquanto acessa internet para fazer otimização SEO para Bing
O SEO para Bing ajuda a atrair mais visitantes para uma página ou blog. Imagem de wocintechchat no Unsplash

Quais ferramentas podem ajudar no SEO para Bing?

Para aplicar o SEO para Bing é possível contar com ferramentas de análise da própria plataforma, bem como, recursos já conhecidos como o sitemap. Todos esses itens ajudam a adequar a página para que tenha um melhor desempenho no buscador.

Veja a seguir como cada uma delas pode ajudar na otimização e no acompanhamento das métricas do site, a fim de monitorar os resultados ao longo do tempo.

Bing Webmaster Guidelines

Esse é um documento que reúne as Diretrizes do Bing para os produtores de conteúdo, ou seja, são as orientações sobre aquilo que a plataforma considera para fins de ranqueamento de uma página. Isso incluir informações sobre vários tópicos, tais como:

  • utilização de Javascript;
  • otimização de imagens;
  • uso de palavras-chave;
  • redirecionamento de links;
  • tags.

Nesse contexto, a análise desse manual é o primeiro passo para adequar os conteúdos e configurações de uma página para que seja localizada de forma fácil pelo buscador.

SEO Analyzer do Bing

Essa é uma ferramenta oferecida pelo Bing que faz a análise de uma URL e indica quais são os pontos de melhoria. Assim, pode rastrear links quebrados, páginas com problemas no carregamento dentre outros itens.

A vantagem em usar esse recurso é a busca é feita com base nas diretrizes do próprio buscador, por isso, é mais específica do que o uso de ferramentas externas que em geral se baseiam na política do Google.

É possível usar sitemaps no Bing?

Da mesma forma como ocorre com o Google, no Bing também é possível enviar um sitemap para facilitar a localização de um site, bem como, indicar quais são as páginas mais relevantes dentro dele.

Esse recurso reduz o trabalho que os robôs de pesquisa têm ao procurar a informação no código da URL, portanto, pode agilizar a resposta e garantir uma posição de destaque na página de resultados.

Microsoft SEO Tool Kit

Essa ferramenta está disponível para todas as versões atuais do Windows e permite fazer uma varredura na URL de um site. Ao inserir um endereço web para análise, ela faz o mesmo caminho que o motor de busca faria, e verifica:

  • links quebrados;
  • velocidade de carregamento.

Nos resultados, o usuário obtém ainda dicas sobre como corrigir os problemas encontrados e pode ainda gerenciar e enviar sitemaps. Também é possível extrair relatórios personalizados, com as informações que entender mais relevantes.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes