Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Quais são os tipos de inovação e as suas principais definições?

Conhecer os tipos de inovação, bem como, os seus diferentes conceitos e definições é essencial para que uma empresa possa se manter atual e competitiva no mercado.

Há vários tipos de inovação e depende do perfil de cada empresa definir qual deles adotar em seus negócios. Mas, antes de conhecer os principais, entenda melhor este conceito e suas definições que ajudam uma marca a se aprimorar de modo constante no mercado.

Quais são os tipos de inovação e as suas principais definições?

Uma das principais definições sobre os tipos de inovação é de Joseph Schumpeter, que afirmava que esse conceito era o motor do crescimento da economia. Este político e cientista austríaco foi um dos maiores pensadores de sua época.

tipos de inovação
Grandes mentes como Peter Drucker, o pai da administração, têm suas próprias definições sobre os tipos de inovação. Imagem de vecstock no Freepik

Já para Peter Drucker, por outro lado, inovar é a capacidade de mudar algo que já existe e assim, transformá-lo em uma fonte de riqueza. Enfim, dentre todas as definições que existem, a inovação muitas vezes é sinônimo de:

  • renovação;
  • novidades;
  • recriação;
  • mudanças ou melhorias em algo que já existe.

A inovação, em geral, transforma uma simples ideia em uma solução criativa. Este termo, acima de tudo, é crucial para os negócios dos mais diversos setores e portes. Além disso, tem uma alta importância para os países em áreas como:

  • educação;
  • artes;
  • economia.

Por conta disso é que os governos criam diversas políticas públicas, a fim de incentivar ações inovadoras na sociedade, tanto no ramo da produção, quanto na saúde, segurança e infraestrutura.

As diferentes formas de inovação

Os tipos de inovação são muitos, mas existem aqueles que são mais comuns como o incremental, radical e disruptivo. No entanto, eles podem variar de acordo com:

  • essência da empresa;
  • produtos ou serviços que a marca oferece;
  • nicho de mercado.

Entenda a fundo nos tópicos a seguir as características de cada forma de inovação e além disso, veja exemplos práticos de sucesso que ilustram cada tipo.

Inovação incremental

Neste modelo de inovação há a adição de novidades, mas sem que aconteça uma mudança muito grande na empresa. Em geral, incrementa-se algo novo no:

  • produto;
  • método de produção;
  • negócio.

É comum que essa inovação seja apenas uma evolução de uma alteração já feita antes. Portanto, o objetivo é complementar e oferecer melhorias para o público consumidor ou para os próprios funcionários.

Exemplo de inovação incremental

Como exemplo pode-se citar o Gmail do Google que com o tempo trouxe novos recursos para aprimorar a experiência do usuário e assim, tornar essa ferramenta de entrega e envio de e-mails mais competitiva.

Inovação radical

Como o próprio nome indica, então, essa inovação altera a presença de uma marca no mercado ou muda a estrutura e a dinâmica de uma empresa por completo. Portanto, a ideia de inovar aqui é bem radical e pode envolver:

  • forma de trabalho;
  • serviços ou produtos;
  • posicionamento da marca;
  • relação com o cliente;
  • processos.
Exemplo de inovação radical

Um exemplo de inovação radical é o iPhone. Afinal, quando aconteceu a sua estreia no mercado, já existiam modelos de smartphones, mas a Apple trouxe características nunca antes vistas e o mesmo se tornou um dos aparelhos mais desejados do mundo.

Inovação disruptiva

Essa é uma inovação que surgiu devido a dois processos, a mudança no comportamento do público e a tecnologia. Desse modo, inova de acordo com o mercado e não segundo uma empresa ou produto. 

A mudança, de fato, acontece a partir de um movimento escalável, ou seja, atinge muitas pessoas ao mesmo tempo e ganha espaço de maneira crescente.

tipos de inovação
A Netflix é o exemplo perfeito de um dos principais tipos de inovação, a disruptiva. Imagem de CardMapr.nl no Unsplash
Exemplo de inovação disruptiva

Um exemplo de inovação disruptiva é a Netflix. Isso porque, no começo, essa gigante oferecia o serviço de correspondência em DVD, mas depois passou a fornecer o recurso de vídeo por streaming por um plano mensal de assinatura.

Com isso, ela eliminou do mercado uma grande concorrente, a Blockbuster, que foi uma das maiores locadoras de videogames e filmes do mundo.

O papel do Estado no estímulo à inovação

É função dos governos estimular os tipos de inovação ao fortalecer as pesquisas universitárias, incentivar a ciência e também motivar as empresas a inovarem de modo constante.

O Estado, acima de tudo, tem um papel crucial no processo de propiciar a inovação em um país. No Brasil, por exemplo, há legislações importantes que encorajam isso como a Lei do Bem e a Lei da Inovação.

Quais são os impactos das inovações tecnológicas?

Não há dúvidas de que os tipos de inovação tecnológica geraram muitas oportunidades para as marcas crescerem. Isso, por sua vez, permitiu a elas evoluírem em seus processos de produção, a fim de:

  • tornar mais fácil o trabalho humano;
  • otimizar o tempo de operação;
  • aumentar a produtividade.

O avanço da tecnologia permitiu ainda que as inovações trouxessem mais:

  • qualidade de vida para as pessoas;
  • bem-estar.

Com isso, o comportamento do público também mudou e este se tornou mais exigente. Afinal, os compradores hoje estão sempre em busca dos produtos e serviços mais avançados. Inovar, portanto, afeta pessoas, empresas, governos e países.

A inovação na economia de um país

Não é apenas a sociedade que é afetada pelas inovações, mas também a economia. Por exemplo, novos produtos e serviços inovadores exigem que o público se reeduque para que estes sejam consumidos de forma efetiva.

Isso, por sua vez, tem um papel no aumento do acúmulo de riquezas e na geração de renda, bem como, cresce a demanda em outros setores e favorece mais:

  • empregos;
  • salários;
  • pedido por crédito.

De forma resumida, os diferentes tipos de inovação têm papéis cruciais no crescimento de um dos setores mais importantes de um país que é a sua economia.

Inovação nas artes

Nas artes, a inovação quebra as barreiras geográficas, pois hoje podem ser reproduzidas na internet, ou seja, de forma virtual. Desse modo, consegue atrair muito mais público.

É possível visitar os acervos dos museus mais famosos do mundo de onde quer que você esteja pelo celular ou PC. Então, disseminar a arte se tornou mais acessível para as massas e os artistas também podem expor as suas obras para que todos possam conferir.

A inovação na educação

Já a inovação na educação tem o objetivo de melhorar os processos de aprendizagem de maneira contínua. A partir disso, os alunos podem aprender com mais qualidade.

A tecnologia e os seus recursos inovadores permitem que se use hoje métodos mais modernos para que as aulas se tornem mais envolventes e dinâmicas, a fim de que todos aprendam com mais rapidez e foco.

Os mais distintos tipos de inovação, então, se fazem presentes em diferentes espaços ligados ao ensino, não só em universidade e escolas, mas também em:

  • organizações sociais;
  • editoras;
  • governos.

Dentre as ferramentas inovadoras aplicadas nesses ambientes, vale destacar algumas, como:

tipos de inovação
As empresas estão usando os tipos de inovação de diversas maneiras em seus produtos e serviços. Imagem de freepik no Freepik

Como as empresas estão usando os tipos de inovação?

As empresas estão usando os tipos de inovação para se tornarem mais competitivas e produtivas no mercado. Além disso, essas inovações podem ocorrer ao lançar novos produtos ou serviços, ao melhorar processos ou ao aprimorar o seu modelo de negócio.

Exemplo de inovação de processo

A Zara, uma marca de moda, é um exemplo prático de inovação de processo. Já que, a sua produção tem como base responder às demandas do mercado de um modo bastante rápido. Para isso, ela conta com métodos inovadores em sua fabricação de roupas.

Eles redesenham as peças e cerca de 15% a 25% de seus itens são feitos antes da temporada. Além disso, 50 a 60% delas são produzidas no início da estação.

Já o resto dos produtos são fabricados durante a temporada, a fim de atender as demandas dos clientes da forma mais assertiva possível.

Salesforce é um exemplo de inovação radical

A Salesforce é uma empresa que inovou de forma radical, inclusive, no setor de marketing. Isso porque, o seu CRM trouxe a tecnologia de computação em nuvem, além de um novo modelo de negócio.

Exemplo de inovação de produto

A famosa marca LG inovou os seus smartphones ao fabricar uma tela que é bastante flexível e que dobra. Aliás, também é possível enrolá-la como a um jornal, por exemplo. Portanto, é uma inovação que veio para solucionar o problema da portabilidade.

O Google é um grande exemplo de inovação em negócios

Não há dúvidas de que o Google é um dos maiores exemplos de inovação, ainda mais quando se trata de computação. Isso porque, oferece a melhor experiência do usuário no meio online.

Com a sua ferramenta Adwords, de fato, a gigante da internet mudou a forma de se fazer publicidade e revolucionou todo este setor.

O que o futuro reserva para os tipos de inovação?

No futuro, os tipos de inovação vão continuar tendo como foco a inteligência artificial. Assim, a tendência é que a IA tenha um uso cada vez mais diverso e integrado, tanto na área de design, quanto na criação de conteúdo e também no ramo da saúde.

Hoje em dia, o setor de mineração também aplica a IA em seus processos e a perspectiva é que isso cresça, já que isso ajuda a economizar recursos e a gerar uma maior produtividade, além de tornar as empresas do ramo mais sustentáveis.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes