Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Veículos para enviar release: como escolher o melhor para cada caso?

Escolher bem os veículos para enviar release aumenta as chances da empresa conseguir a divulgação que precisa, bem como, atingir o público ideal para o negócio

A escolha dos veículos para enviar release está entre as principais ações de relações públicas de uma empresa. Para ter sucesso nessa iniciativa, é necessário saber definir o tipo de mídia ideal, bem como, ser persuasivo para conseguir a divulgação. 

Por que é importante buscar veículos para enviar release?

Buscar veículos para enviar release é importante para ações de divulgação de marca, além de casos de gestão de crise. Em resumo, consiste no envio de um material institucional ou de caráter informativo para que seja veiculado nesses canais. 

Há diversas situações em que se pode utilizar esse tipo de comunicação em favor da empresa, como por exemplo:

  • lançamento de uma nova linha de produtos;
  • eventos;
  • nota de esclarecimentos;
  • recall de produtos;
  • mudanças no branding da organização;
  • incorporação ou fusão de empresas.

Mesmo que tais informações sejam veiculadas também no site e demais redes da companhia, a divulgação na imprensa garante um alcance maior. Além disso, confere um ar mais oficial, em especial quando é preciso esclarecer sobre algum problema.

Mulher trabalhando em empresa e usando notebook para escolher os melhores Veículos para enviar release
Encontrar veículos para enviar release é uma estratégia de relações públicas para as empresas. Imagem de Gustavo Fring no Pexels

Quais os formatos de veículos para enviar release?

Entre os veículos para enviar release disponíveis é possível optar entre as mídias impressas ou eletrônicas. É preciso levar em conta ainda a área de atuação, ou seja, se tem um alcance regional ou é veiculado para todo o país.

Veículos de comunicação eletrônicos

Nesse grupo estão abrangidos os meios de comunicação audiovisual, quais sejam: rádio, TV e internet. Já o veículo designa a empresa que atua nesse segmento, como por exemplo, uma rádio local ou emissora de televisão. 

Por estarem presentes com maior frequência no dia-a-dia das pessoas, ainda mais com o fácil acesso por meio de dispositivos móveis, são os mais utilizados para envio de releases. 

Mídia física

São exemplos desse tipo de veículo as revistas e jornais, que embora tenham perdido espaço no mercado, ainda atraem muitos leitores. Além disso, muitos dispõe de versões digitais, que permitem aos assinantes acessar também pelo computador ou celular.

Como escolher os melhores veículos para enviar release?

Na escolha dos veículos para enviar release é preciso analisar quais têm o potencial de atingir o público correto. Assim, para uma empresa com atuação local uma nota na rádio da cidade pode ter um resultado expressivo.

Já para um negócio com alcance nacional, é preciso buscar veículos que consigam uma amplitude maior, além da conexão com o público e o segmento de atuação da empresa. Na sequência, veja alguns dos principais pontos para guiar essa pesquisa.

Entenda a sua persona

O primeiro passo para ter sucesso ao divulgar um release é ter claras as personas do negócio, que são um arquétipo do cliente ideal. A partir disso, é possível entender quais são os hábitos e o tipo de conteúdo que consome. 

Isso vai ajudar a definir quais os tipos de mídias o público mais consome e então buscar por veículos que se adequem a esse perfil. Ainda, permite identificar quais os horários de maior interação, com base na análise das métricas de negócio e interações em redes sociais. 

Com isso, o relações públicas saberá, por exemplo, se é melhor divulgar um release em um jornal local no horário comercial ou noturno. Além disso, com base nos interesses da audiência, poderá optar pelo canal com uma grade voltada a esportes ou notícias.

Mulher usando canvas e agenda para planejar e escolher Veículos para enviar release
Escolher veículos para enviar release que tenham conexão com a área de atuação garante melhor retorno perante o público. Imagem de Anete Lusina no Pexels

Escolha veículos que tenham conexão com o nicho

Outro ponto essencial é optar por veículos de comunicação que atuem em um nicho de mercado relacionado ao segmento da empresa. Isto é, uma montadora de carros que queira divulgar um lançamento de um novo modelo, pode buscar uma revista especialista na área. 

Isso faz com que o público seja mais seleto, que já tem um interesse no assunto. Portanto, pode trazer resultados melhores do que publicar a mesma matéria em um jornal com as notícias locais.

Verifique o alcance

Os grandes veículos de imprensa têm potencial para atingir um número maior de pessoas, no entanto, nem sempre esse é um fator positivo na escolha para envio de um release. 

Isso porque, à medida que tem uma cobertura mais ampla, o público também é mais diverso. Dessa forma, a mensagem será transmitida a mais pessoas, mas que podem não ter interesse naquele produto ou não têm o perfil adequado. 

Por outro lado, conseguir acesso a esse nível de imprensa também é muito mais difícil para os negócios menores. Afinal, a demanda é muito maior, o que reduz as chances de conseguir um retorno positivo.

Dados demográficos são relevantes?

Ao escolher o canal para envio de um release, é importante cruzar as informações de distribuição demográfica entre ele e o público-alvo. Mesmo em uma revista eletrônica, pode haver um número de assinantes maior em certa região do país. 

Logo, fazer uma pesquisa prévia sobre quais são os veículos mais populares nos locais de seu interesse é um aspecto que deve entrar no planejamento.

Pessoa em escritório fazendo planejamento de Veículos para enviar release usando notebook sobre mesa de madeira
Buscar veículos para enviar release com alcance local pode ser mais eficaz do que apostar em grandes canais, cujo acesso é mais difícil. Imagem de Arina Krasnikova no Pexels

Como ganhar a atenção dos veículos para enviar release?

Depois de encontrar os veículos para enviar release, é preciso criar uma boa apresentação para garantir a divulgação. Afinal, diferente de um anúncio em que há um pagamento em troca, nesse caso é preciso despertar o interesse do canal escolhido.

Para tanto, alguns aspectos são essenciais para destacar a mensagem para o jornalista ou assessor de imprensa responsável, como se vê a seguir.

Relevância

Para que um jornal, revista ou blog decida publicar uma pauta sugerida, é preciso mostrar que aquele assunto é relevante para o público daquele veículo. Dessa forma, ao montar um release, é essencial destacar esses pontos. 

Ao noticiar a inauguração de um novo shopping, por exemplo, pode-se citar os impactos positivos que ele trará para uma região, tais como:

  • geração de empregos;
  • alternativas de lazer;
  • grandes redes de lojas presentes. 

Crie um texto atrativo

Para ter sucesso no envio de um release, é preciso focar na persuasão ao redigir o texto, ou seja, buscar convencer a pessoa de que vale a pena incluir aquela pauta em seu canal. Para isso, alguns aspectos são essenciais, dentre eles:

  • caprichar no título, para fazer com que o destinatário abra o e-mail;
  • ser objetivo, uma vez que a pessoa recebe dezenas de contatos diários;
  • incluir dados e informações relevantes;
  • falar de forma breve sobre o escopo da marca;
  • deixar um contato caso haja alguma dúvida a ser sanada.

Também é importante adequar a escrita de acordo com a pessoa a quem se destina o release. Assim, o ideal é evitar enviar textos padrão, replicados para todos que passam a impressão de um conteúdo impessoal.

Ao invés disso, é melhor selecionar aqueles com mais aderência à intenção da comunicação e personalizar, inclusive com alguns detalhes que mostrem que conhece a atuação daquele veículo.

Utilize imagens e recursos adicionais

Outro elemento que ajuda a destacar um conteúdo é a utilização de imagens ou infográficos que tenham conexão com a sugestão de pauta. Isso ajuda a despertar interesse e deixa a leitura mais fluida, além de adicionar um complemento ao texto.

Também vale cuidar em relação à distribuição dos elementos ao longo da mensagem, para evitar blocos de texto muito extensos. O ideal é que as imagens ocupem cerca de 30% do total, intercaladas entre títulos e demais itens.

Faça um follow up

Além de enviar os releases, também é importante acompanhar o retorno e se o caso, entrar em contato por telefone, por exemplo, para confirmar o recebimento. Isso deve ser feito de forma sutil, para evitar que pareça uma cobrança ou soe muito invasivo.

Caso a pessoa retorne com alguma sugestão de alteração na pauta, esteja aberto à discussão e tente dar um retorno rápido. Afinal, a depender do fluxo de publicações, as decisões precisam ser tomadas em poucos dias.

Crie relacionamento com os veículos para enviar release

Conseguir um primeiro contato para divulgar um release exige trabalho, por isso, é bom manter essa relação para futuras comunicações. Assim, criar parcerias, oferecer matérias exclusivas, ou mesmo criar ações em conjunto podem ser boas sugestões.

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes