Tudo sobre Marketing e Empreendedorismo

Como os onboardings interativos podem aumentar a produtividade nas empresas?

Confira como os onbardings interativos podem ser essenciais na hora de melhorar os níveis de produtividade e gerar outros benefícios relevantes dentro da sua empresa.

Os onboardings interativos são estratégias atuais que tem por objetivo integrar e educar os novos colaboradores, por meio de ações participativas e dinâmicas. Portanto, é vital entender como colocar isso em prática para obter melhor produtividade e engajamento. 

onboardings
Os onboardings interativos ajudam a integrar os novos funcionários. Imagem de Desola Lanre-Ologum no Unsplash. 

O que são onboardings interativos?

Antes de mais nada, onboadings interativos são definidos como o processo de integrar novos empregados às instituições. Logo, este é um termo inglês, que significa boas-vindas, por isso, é usado para se referir a esse momento de inclusao. 

É possível definir este como uma tática e, por meio desse, engajar e reter pessoas cheias de talentos já nos primeiros meses de trabalho. Hoje em dia, há várias maneiras de deixar o onboardings bem mais interativo, entre essas formas estão:

  • utilizar tecnologia para promover recursos de realidade aumentada;
  • vídeos dinâmicos de apresentação; 
  • tour virtual também por meio de artifícios de tecnologia; 
  • kit de boas vindas virtual ou físico;
  • preparar eventos para integrar os novos contratados.

Aliás, este também pode ser feito ao indicar um funcionário para acompanhar e orientar o novo empregado durante os primeiros dias na organização. Em suma, é uma estratégia de integração para fazer com que o contratado se sinta bem vindo e acolhido.  

Objetivos dessa estratégia

Vale destacar que, os objetivos da tática para agregar o novo servidor vão variar de empresa para empresa, mas, no geral, os principais são 6. Para começar, a primeira meta é receber e acomodar novos indivíduos na cultura da empresa.  

Bem como, também são propósitos deste: treinar e desenvolver, aumentar a confiança do colaborador, criar relações interpessoais, mostrar os deveres do novo cargo e melhorar o resultado dos indicadores de rendimento.  

Características do onboardings interativo

A estratégia é flexível e serve para empresas de diferentes setores, entre esses estão, as firmas de tecnologia, de marketing digital, do varejo e saúde. Em qualquer que seja a área de aplicação, os objetivos são sempre os mesmos, em especial, unir pessoas. 

Outro fator típico é a necessidade de atualização, ou seja, é vital atualizar com frequência para que este se mantenha eficaz. Afinal, a cada dia que se passa há sempre algo novo sobre as tecnologias e nas formas de produzir.

Para quem se recomenda essa estratégia?

Em síntese, a estratégia da onboardings é para qualquer empresa que deseja integrar funcionários mas, sobretudo, é para as unidades que estão dispostas a se comprometer com todo o processo que envolve a estratégia.  

Porque os onboardings interativos são uma boa estratégia para aumentar a produtividade nas empresas?

Desde já, investir em onboardings melhora a produtividade porque ajuda o funcionário a manter o foco. Porém, esse não é o único motivo que favorece o bom desempenho e diminui as taxas de produtividade tóxica, assim, cita-se outros fatores como:   

  • os funcionários têm objetivos claros e bem estabelecidos;
  • maior foco na hora realizar tarefas;
  • menor taxa de rotatividade dentro da firma.

Acerca disso, ao aplicar essa estratégia de modo efetivo, os resultados vão refletir de forma muito positiva para as empresas. Visto que, empregados bem orientados e acolhidos, produzem mais e melhor, tal como, diminui os números de desligamentos da unidade.

Nessa perspectiva, é mais simples reter talentos de maior qualidade durante um processo de integração eficaz, além do mais, os novos integrantes se sentem mais à vontade em seus cargos. 

O que os empregadores devem saber para implementar com sucesso um onboarding interativo

É importante que os donos de empresas saibam que este é um processo complexo e que é necessário se dedicar para que este ocorra bem. Inclusive, é válido ressaltar que existem muitos mitos acerca dessa estratégia e é essencial que os gestores os conheçam. 

No que se refere a estes mitos, estão as seguintes inverdades: é apenas um treinamento, serve apenas para empresas de grande porte, é perda de tempo e de dinheiro, é somente para os funcionários do escritório e, também que, se direciona só para novos contratados. 

Os principais desafios para implementar

Devido a ser uma estratégia do tipo mais difícil, ela conta com algumas etapas e precisa ser bem feita para ter um bom retorno. Então, entre os principais desafios que os empregadores vão enfrentar está a elaboração eficaz da mesma.   

Em vista disso, uma das etapas mais difíceis para a empresa é conseguir fazer um cronograma produtivo, capaz de unir todos e mantê-lo sempre atual. 

onboardings
Apesar de difícil, é essencial que as empresas invistam em onboardings interativos. Imagem de Mimi Thian no Unsplash. 

Quais os benefícios a longo prazo de adotar os onboardings interativos?

De antemão, ao aplicar os onboardings interativos, as empresas usufruem de vários benefícios a longo prazo. Portanto, no que diz respeito a esses benefícios que a estratégia geral para as firmas após um período de tempo, estão as seguintes:

  • eficaz para reter talentos na unidade;
  • empregados mais produtivos;
  • ajuda a melhorar a imagem da empresa;
  • torna mais fácil engajar as pessoas em relação a missão da firma.

Todavia, para assegurar a eficiência deste no decorrer do tempo, é preciso avaliar a tática com frequência, realizar treinamentos para complementar e, também, promover incentivos. Seja como for, os feedbacks, auxílio às dúvidas e um bom diálogo, sempre são bem vindos. 

Porque os onboardings interativos são importantes para a cultura da organização?

Em primeiro lugar, os onboardings interativos são uma relevante estratégia para a empresa, dado que, gera muitos benefícios. Como citado acima, é ótimo o impacto gerado a longo prazo, mas, dá para observar as mudanças já nos primeiros momentos.

Isto posto, com um projeto de onboarding bem feito, logo no primeiro dia é possível diminuir o volume de dúvidas dos novos funcionários. Desse modo, o trabalho flui mais rápido e de forma muito mais produtiva.   

Auxilia a engajar os novos funcionários

De início, esta é uma ótima forma de melhorar o engajamento dos novos empregados da unidade, em especial, com essa tática interativa. 

As conversas longas e extensas tendem a causar indiferença pelo diálogo, então, ao trazer uma comunicação mais dinâmica e atividades práticas, a unidade consegue captar a atenção do indivíduo e fazê-lo querer se envolver na causa. 

Ajuda a reduzir as taxas do turnover

Sem dúvidas, um dos grandes destaques dessa estratégia é a empresa ser capaz de diminuir as taxas de turnover, em outras palavras, reduzir o número de entrada e saída de contratados da empresa.   

Isto ocorre porque o processo de integrar, faz o indivíduo sentir que faz parte de algo, desta maneira, ele fortalece o vínculo com a unidade. Por consequência, essa sensação de pertencimento, faz cair as chances do mesmo querer se desligar da empresa.

Melhora a comunicação entre os funcionários

A respeito da relevância do onboadings interativos para a empresa, é importante salientar que, este melhora a comunicação interna. Pois, dá a liberdade crucial, para o novo integrante fazer perguntas e entender quais são as suas obrigações para com a unidade. 

Auxilia a satisfazer melhor os clientes

Apesar de parecer não ter relação, aplicar onboardings ajuda a satisfazer o consumidor, uma vez que, o funcionário ciente de suas atribuições vai conseguir manter o foco no cliente e promover a este, uma melhor experiência.      

Nesse sentido, é vital que os donos de empresas conheçam a opção de onboarding para clientes e entendam como esse pode ajudar a conquistá-los. 

São capazes de aumentar a produtividade da empresa

Por fim, esse processo de interação aumenta as taxas de produção porque ao chegar na sua área de trabalho, o indivíduo já sabe o que deve fazer. Ou seja, não vai perder tempo para assimilar as formas como deve cumprir com os seus deveres.

onboardings
Os onboardings interativos geram funcionários mais produtivos. Imagem de Priscilla Du Preez no Unsplash. 

Pode-se afirmar que, ao associar estas ferramentas de produtividade, a empresa consegue obter resultados incríveis no que toca ao desempenho dos seus colaboradores. 

Pontos negativos da estratégia

Embora essa tática conte com inúmeros pontos positivos, a mesma também dispõe de alguns aspectos negativos, como por exemplo, preparar um onboarding bem elaborado e interativo, por vezes, custa um valor muito alto. 

Além disso, o tempo também é outro fator que tem impacto negativo, visto que, aplicá-lo leva tempo, em especial, se a empresa tiver muitos funcionários. Bem como, é comum ocorrer excesso de informações na intenção de tornar a estratégia mais rica. 

Dentre as desvantagens, também se pode citar a falta de personalidade, a carência de atualizações e, por fim, este pode ser uma distração para os funcionários.  

Quais as etapas do processo de onboardings?

De maneira geral, as etapas do onboardings irão variar de acordo com cada empresa e com a estrutura pela qual optou. Entretanto, na maior parte das vezes, o processo para implementar essa estratégia conta com 7 etapas em comum entre si. 

A primeira parte se caracteriza pela preparação para receber o novo funcionário, seguido de, a etapa de boas vindas onde a empresa irá recebê-lo com felicidade. Logo após, é a vez do treinamento, momento dedicado a instruir o mesmo em relação às práticas da unidade. 

Na quarta etapa, normalmente, é a hora de treinar o novo colaborador para executar as habilidades técnicas inerentes ao cargo que irá exercer. Em seguida, o ideal é que na quinta parte da estratégia se apresentem os feedbacks e avaliações sobre o seu desempenho. 

Por hora, no sexto momento é habitual ocorrer o momento de integrar o novo empregado ao resto da equipe. Para finalizar, a sétima parte se refere a acompanhá-lo após o fim do processo, e também, oferecer suporte e demais ajudas quando for necessário.  

Leia mais: artigos e notícias relacionados

Seu feedback é importante, comente!

Usamos cookies para melhorar sua experiência neste site. Ao continuar no site, você concorda com essas condições. Sim Mais detalhes